3 razões para investir em Google Adwords

3 razões para investir em Google Adwords

A importância de uma comunicação digital para qualquer negócio é indiscutível. Afinal, o número de consumidores de lojas online só cresce. Segundo a empresa responsável pela Black Friday no Brasil, o número de consumidores brasileiros que realizam compras online já chegou a 90%. Já uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que nove em cada dez consumidores virtuais pesquisam por seus produtos na rede antes de comprá-lo em uma loja física.

Porém, não basta apenas ter diferentes canais digitais para fazer uma boa comunicação. É fundamental uma produção de conteúdo relevante, a realização de gestão e otimização e trabalhar em campanhas de publicidade. Vale ressaltar que há um mercado extremamente competitivo na internet para qualquer segmento. Hoje, o número de e-commerces no Brasil já chegou a 600 mil em 2017, como mostrou o último artigo do nosso blog. Essa competitividade torna essencial que o seu negócio esteja em evidência para conseguir atingir o seu público-alvo. Para isso, uma das melhores estratégias de Marketing Digital é investir no Google Adwords.

O Google Adwords nada mais é do que a ferramenta de publicidade do Google. Nela, é possível patrocinar links em forma de anúncios, fazendo com que a sua empresa tenha destaque nos resultados de pesquisa. Isso é feito de forma relevante, exibindo o anúncio quando um usuário pesquisar por palavras-chave que estejam de acordo com seus serviços ou produtos. Por exemplo, se você digitar o termo “tênis” nas buscas do Google, alguns dos primeiros links que aparecem nos resultados são de anúncios do Adwords.

Existem também outras formas de publicidade no Adwords. Além dos resultados na rede de pesquisa, é possível anunciar em banners e vídeos na Rede de Display do Google, como o Youtube, por exemplo. Vale pontuar que, de acordo com relatório da própria empresa, o Youtube é acessado, pelo menos uma vez por mês, por 95% dos brasileiros que se conectam à internet. No mundo, 1,5 bilhão de pessoas com conexão virtuaL acessam o YouTube todo mês, passando mais de uma hora por dia assistindo a vídeos da plataforma através do mobile. Além do mais, anunciar no Youtube possui a vantagem de que você só paga quando as pessoas interagem com a sua campanha. Caso o seu anúncio não seja visto por mais de 30 segundos, você não pagará por isso.

Há ainda outros sites da Rede Display que você pode colocar os seus anúncios, como o Gmail e o Blogger, e até mesmo em sites que não pertencem ao Google, como portais de notícia online e sites de influenciadores digitais – desde que os mesmos tenham essa permissão, algo que você consegue ver na própria plataforma. Os seus anúncios podem ser em formato de texto, banner e vídeos, como já mencionado, mas também podem ser gráficos ou até possuírem uma interatividade. E você ainda pode fazer um remarketing, levando os seus anúncios para pessoas que já pesquisaram por palavras-chave ligadas a seus produtos.

Só para você ter uma ideia sobre a importância do Adwords, essa plataforma é a principal fonte de receita do Google. Só em 2011, essa ferramenta gerou cerca de 96% do faturamento da empresa, superando a marca de US$ 36 bilhões. Esse rendimento bilionário demonstra que inúmeras empresas no Brasil e no mundo já perceberam que o Google Adwords pode fazer toda a diferença para o sucesso de suas marcas. Com os anúncios produzidos nesta ferramenta, é possível que a sua empresa seja encontrada por consumidores que pesquisaram o serviço que você oferece. Resumindo: o Google Adwords coloca o seu negócio no topo da lista de pesquisas da maior ferramenta de busca online.

Se mesmo assim você ainda tem dúvidas sobre o porquê você deve investir em ter seu site nos melhores espaços nas buscas, precisa conferir quatro vantagens que o Adwords oferece para o seu negócio.

Razões para investir em Adwords:

1.Posicionamento da Marca:

Quando a sua empresa se destaca no Google, você pode ter um aumento de engajamento da marca e ainda aparecer na frente dos seus concorrentes, afinal essa plataforma é o maior mecanismo de buscas do mundo. Afinal, essa rede de pesquisas é responsável por aproximadamente 96% do market share no Brasil, ou seja, pelo grau de participação de uma empresa no mercado no que diz respeito a vendas. Além do mais, com essa plataforma, é possível levar o seu anúncio para o público certo, já que o Adwords conta com diferentes formas de segmentação, como palavras-chave, dados demográficos e geográficos.

2. Redução de Custos:

O Adwords dá a você o controle total dos valores investidos na plataforma. Você define quanto será gasto por mês, com que frequência e em quais campanhas. É possível ainda determinar se a cobrança será feita apenas quando o anúncio obtiver um clique ou houver alguma conversão de venda ou de contato. Sem falar que é uma mídia mais barata do que meios tradicionais, como a TV, outdoor e até mesmo sites, como portais de notícia online. Resumindo, você tem mais chances de campanhas que atendam suas metas de conversão, com um custo menor e com maior chances de  chegar até o seu público-alvo.

3. Relatório de Desempenho:

Você ainda recebe um retorno sobre o investimento feito no Adwords, com informações como número de impressões e taxa de cliques. Isso pode te dar insights para melhorar as campanhas ou investir na que mais dá resultados. Essa análise dos resultados facilita que você tenha uma visão clara sobre os seus anúncios e lhe permite otimizá-los. Você ainda pode associar esses dados às informações dadas pelo Google Analytics, que também extrai relatórios, porém não de campanhas, mas sim do seu site. Com essa ferramenta, é possível saber, por exemplo, os hábitos de compra dos seus clientes, o que pode te dar novos insights para suas campanhas.

 

Montar anúncios no Adwords é simples, mas precisam de atenção quanto aos detalhes. Por isso, é indicado que você contrate um especialista para criar estratégias eficazes e acompanhar o resultado, economizando seu tempo e sabendo investir melhor o seu dinheiro em publicidade no Google.

Artigos Relacionados

ARTIGOS MAIS LIDOS