4 estratégias de Marketing Digital para divulgar sua loja online

4 estratégias de Marketing Digital para divulgar sua loja online

O número de empresas que investem em uma loja online cresce cada vez mais. Segundo uma pesquisa do BigData Corp, o número de e-commerces chegou a 600 mil em 2017, um crescimento de 9,23% em relação ao ano anterior.  Com essa quantidade de comércios online, é preciso não só pensar em criar um para você, como também na estratégia de marketing digital para a divulgação do mesmo. Afinal, não basta apenas o site está no ar. É fundamental pensar em estratégias que resultem em acessos e cliques.

Mas, por que investir em uma loja online? As razões são inúmeras! Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro faturou R$ 59,9 bilhões em 2017. Foram mais de 203 milhões de vendas no ano anterior e as projeções para os próximos anos são animadoras. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, o faturamento das lojas online no Brasil deve crescer 15% em 2018, chegando a R$ 69 bilhões de faturamento e superando a marca de 220 milhões de vendas.

Para se diferenciar em um mercado tão competitivo, as empresas que já investem em lojas online devem buscar consolidar as vendas através do celular. Isso porque em 2017 o número de compras feitas por smartphones representou 28% do total – e em 2018 deve chegar a 33%. As principais estratégias deverão ser a criação de aplicativos e a otimização dos sites para uma melhor experiência do cliente no mobile.

Se você vê no e-commerce uma oportunidade para expansão de vendas para o seu negócio, precisa entender que o primeiro passo é traçar uma estratégia de marketing voltada para conversão de vendas, já que este é o objetivo de uma loja. Para isso, é preciso seguir alguns passos.

Como montar uma boa estratégia de vendas para o seu e-commerce?

1) Branding:

Branding é a construção e gestão da marca de uma empresa, o que significa pensar em tudo que gira em torno de sua identidade. O resultado dessa estratégia define um fator de extrema importância para seu negócio: a percepção do público perante sua marca. 

Para fazer isso é preciso alguns passos:

  • Escolha um nome de fácil pronúncia e memorização, e que tenha relação com os seus produtos ou serviços vendidos.
  • Defina a sua identidade visual
  • Identifique o seu público-alvo e monte uma persona a partir da segmentação. Assim, você poderá entender quais linguagens visuais e textuais devem estar no seu site.
  • Defina uma “personalidade” para sua marca e saiba o tom que assumirá no diálogo com o público.

2) Comunicação Digital:

Estabeleça quais serão as plataformas a serem utilizadas na sua comunicação digital para a divulgação do seu e-commerce e relacionamento com seu público-alvo: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, WhatsApp, e-mail marketing, blog… Há várias possibilidades! Você deve avaliar quais são válidas e que tipo de conteúdo deve produzir e divulgar nas mesmas.
Lembre-se que não é necessário estar em todas, mas sim nos canais mais estratégicos para que sua marca atinja o público-alvo. 

 

3) Engajamento:

Estabelecer uma relação de confiança com o consumidor é fundamental no comércio online. Só assim é possível que a sua loja virtual e os seus produtos tenham valor para o seu público. Por isso, procure produzir conteúdos relevantes, que resultem em interações.

Ter conteúdos relevantes e qualitativos faz com que a marca aumente seu valor, destacando-se no ranking do Google, ganhando autoridade e, consequentemente, visibilidade.

 

4) Reputação:

Os influenciadores digitais são, hoje, uma ótima oportunidade para o seu negócio. Isso porque essas personalidades atuam como formadores de opinião, atraindo seus públicos para as marcas que divulgam. Trata-se de Marketing de Influência e você deve investir nele. Mas é preciso atenção: um bom influenciador não se trata apenas de número de seguidores. É preciso que a(s) pessoa(s) tenham, acima de tudo, credibilidade para se relacionar com seu produto ou serviço.

Faça uma espécie de equação:
Influenciador = número de seguidores x credibilidade x força do relacionamento com os seguidores.

 

Essas são algumas dicas de como montar uma boa estratégia de vendas para o seu e-commerce. É fundamental que você estabelece metas e ações coerentes em cada uma das etapas, além de contar com uma boa gestão de todo o processo. O Marketing Digital pode transformar a receita da sua empresa, incluindo a sua loja online. Por isso, é fundamental investir nas ferramentas certas. Abaixo, você confere uma lista com algumas das principais plataformas que ajudam donos de lojas online a produzirem um bom marketing.

 

1. Google Analytics:

É uma ferramenta gratuita que vai te ajudar a monitorar a audiência do seu site. Com essa plataforma, você pode coletar e analisar importantes dados, como o número de visitas, origem do tráfego, páginas mais acessadas e muito mais. Isso pode te ajudar a descobrir se você está atraindo o seu público-alvo.

2. Google PageSeed:

Trata-se de uma plataforma que mede o desempenho da sua loja online. Essa ferramenta permite que você saiba o que pode ser melhorado no seu e-commerce para torná-lo mais rápido. E o melhor: o PageSeed apresenta análises tanto para o desempenho do seu site no desktop, quanto no mobile.

 

3. Google Search Console:

É uma ferramenta gratuita que pode te ajudar a colocar o seu site no topo das pesquisas feitas no Google. Após analisar o seu site, essa plataforma irá lhe dar sugestões de melhorias na indexação das páginas. Isso significa mais visitas para o seu site e uma melhor posição nas pesquisas no Google.

 

4. Mailchimp:

Uma boa estratégia para atrair mais visitas para o seu e-commerce é investir em e-mail marketing. Com excelente taxa de entrega, essa ferramenta é intuitiva, simples e fácil de usar e ainda te permite enviar 12 mil e-mails por mês para uma base de até 2 mil contatos.

 

5. MLabs:

As redes sociais formam outra plataforma que podem ajudar o seu e-commerce. Para melhorar ainda mais as suas ações nessas ferramentas, você pode investir em um canal que centralize a gestão delas. O Mlabs permite agendamento de publicações no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Linkedin, além de responder mensagens enviadas, acompanhar os resultados e montar relatórios.

 

Trabalhar com todas essas plataformas te ajuda a criar um ecossistema de Marketing que facilitará que você tenha maior conversão de vendas e sucesso com a sua loja online.


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