Precisa recrutar? 5 dicas para contratar usando redes sociais

Descubra como contratar usando as redes sociais

Precisa recrutar? 5 dicas para contratar usando redes sociais

Achar um candidato que preencha todos os requisitos necessários para uma vaga e tenha um perfil que se alinhe ao da empresa pode ser um desafio. Por isso, na busca de um perfil mais específico, é muito vantajoso possuir acesso a um vasto número de candidatos. A internet e as redes sociais são então ferramentas que podem facilitar muito o trabalho dos profissionais de RH.

As empresas podem usar as redes sociais, basicamente, de duas formas: para divulgar suas vagas e para fazer uma checagem do background do candidato para averiguar se ele é qualificado para a vaga ou faz o perfil dela.

Segundo uma pesquisa da XpertHR, 7 entre 10 empresas utilizam as redes sociais no seu processo de recrutamento. As redes mais populares são LinkedIn, Facebook e Twitter.

Uma vantagem de buscar candidatos online é a maior escala em que isso pode ser feito, permitindo uma maior audiência, construindo reconhecimento de marca e seu custo mais baixo comparado aos métodos tradicionais.

Um ponto importante a ser levantado é que nem todas as pessoas possuem acesso (ou acesso regular) à internet. Isso significa que as redes sociais, apesar de muito eficientes, não devem ser a única forma de recrutamento, assim, é possível ter um processo seletivo mais inclusivo.

Confira 5 passos básicos para estabelecer uma estratégia de recrutamento – essas dicas também irão te ajudar a fazer isso de forma eficiente nas redes sociais:

1. Identifique seus objetivos

O que sua empresa precisa das redes sociais? O que você quer obter? É importante identificar suas metas de curto e longo prazo e lançar mão das ferramentas de divulgação de vagas para atingir o maior número de pessoas com o perfil adequado. Utilizar sites de recrutamento, redes sociais como LinkedIn e do Facebook e postar informações relevantes e coerentes sobre a empresa e a vaga são fundamentais para que os candidatos fiquem cientes da vaga e do que podem esperar da empresa.

2. Deixe suas expectativas claras

Estabeleça o que os candidatos devem esperar da vaga, da empresa e o que é esperado deles também. Por isso, é muito importante que a empresa possua um site institucional moderno com informações claras e precisas sobre a empresa, sua missão, valores em linha com a imagem da cultura organizacional. Uma empresa moderna que valoriza a inovação, mas que possui site defasado e com informações que não traduzem o verdadeiro DNA da empresa, gera gap de notoriedade e podem atrair profissionais que não estejam alinhados com a cultura da empresa, ou ainda, afastar potenciais talentos.

3. Defina a cultura organizacional da sua empresa

O que faz sua empresa diferente? O que vai atrair mais pessoas para ela? Comunicar sobre os valores da empresa, sua performance no mercado e como valorizam seus profissionais é fundamental para estimular e atrair talentos para trabalhar na sua empresa. Mantenha as redes sociais atualizadas com conteúdo interessante, tenha uma identidade visual em linha com a cultura organizacional e traduza isso nas mensagens do site, e-mail marketing e artigos postados no blog, redes sociais e nas mídias.

4.Fique de olho em alguns candidatos

Sua estratégia deve ter como foco candidatos que tenham perfil e estejam alinhados à cultura organizacional da empresa para melhor performance e harmonia no ambiente de trabalho. Lançar mão das redes sociais para entender o perfil dos candidatos, o que buscam, como se posicionam é uma maneira poderosa de pré-selecionar candidatos. Pessoas que criticam suas empresas através de mensagens, usam as redes sociais para expor colegas de trabalho e que não agem com ética e responsabilidade, podem ser avaliados no processo de recrutamento e questionados durante as entrevistas.

5. Fortaleça a cultura organizacional da empresa

Após recrutamento do candidato, é importante realizar um treinamento interno para expor as regras da empresa, como as redes sociais e o meio digital devem ser usados no âmbito profissional, a importância de um mindset digital para uma conscientização do papel do funcionário na organização com o uso de uma comunicação interna e externa fluida e consistente com os valores da empresa.


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