5 estratégias de marketing indispensáveis para seu consultório

5 estratégias de marketing indispensáveis para seu consultório

5 estratégias de marketing indispensáveis para seu consultório

O investimento em marketing é capaz de proporcionar grandes resultados e impulsionar o crescimento do seu consultório ou clínica. Para se destacar no mercado é importante utilizar as ferramentas corretas e saber como administrá-las.

A forma com que o serviço se apresenta é de extrema importância. Dizem que a primeira impressão é a que fica, e seu negócio deve transmitir confiança, profissionalismo e qualidade para que as pessoas confiem nele e para que você possa então conquistar novos pacientes e reter os antigos.

Existem diferentes soluções para diferentes situações, e o marketing é extremamente adaptável a cada uma delas. Planejar ações para promover sua empresa não precisa ser difícil. Separamos 5 estratégias de marketing indispensáveis para seu consultório ou clínica:

  1. Identidade visual

A identidade visual é, basicamente, o conjunto de elementos visuais escolhidos para representar a sua marca. A identidade visual compreende o logotipo, a tipografia, as cores selecionadas e todas as aplicações desses elementos em diferentes materiais, como receituários, cartões de visita, ou até sinalização externa do consultório.

É importante possuir uma identidade visual para que os pacientes possam identificar facilmente a sua marca. Para elaborá-la, é necessário identificar primeiro quais são os valores que o seu consultório ou clínica quer transmitir.

Ter um esquema de cores harmônico e uma logo marcante, mas ao mesmo tempo simples de ser lida e reproduzida é essencial. Para que isso seja feito da melhor maneira possível, busque um profissional qualificado, que saberá escolher e coordenar os devidos elementos.

  1. E-mail marketing

É muito provável que você já tenha recebido um e-mail marketing em seu e-mail, mesmo que você não saiba. Um e-mail marketing é um e-mail com conteúdo especialmente pensado e desenvolvido para uma base de e-mails específica. Esse conteúdo é escolhido que forma que seja interessante e relevante para quem o recebe.

Essa ferramenta é considerada extremamente eficiente, pois tem o poder de alcançar muitas pessoas de forma rápida e barata. Se levarmos em conta que 92% dos usuários de internet adultos possuem uma conta de e-mail, fica ainda mais evidente a relevância dessa ferramenta para divulgar seus serviços a possíveis novos pacientes e aos que já são pacientes. Saiba mais sobre o uso do e-mail marketing para divulgar seus tratamentos aqui.

  1. Assessoria

A assessoria de imprensa funciona como um elo entre a empresa ou pessoa que deseja divulgar seus serviços e os veículos de comunicação. O objetivo é gerar uma boa visibilidade para quem é assessorado, para que sua imagem seja fortalecida e fique sempre na mente das pessoas, o que ajuda a garantir novos pacientes e consolidar a marca. Além disso, ter uma comunicação em fontes de confiança, ou seja, em portais bem conhecidos e tradicionais, garante mais credibilidade ainda para o médico e para a clínica.

      4.Conteúdo

Aproximadamente 46% dos usuários de internet no Brasil procuram por informações médicas e por serviços de saúde em geral na internet. Tendo em vista essa enorme demanda por conteúdos médicos, fica evidente a importância de estar presente nessa rede.

O Google, maior mecanismo de pesquisa online, funciona como uma espécie de catálogo, e permite que o usuário encontre com facilidade profissionais e consultórios. Quanto mais páginas de conteúdo você tiver, melhor será rankeado nas pesquisas e mais aparecerá.

Além de possuir um site, ter presença nas redes sociais também ajuda a aumentar sua visibilidade. Seus perfis devem possuir conteúdo que seja de qualidade e relevante para o seu público. Assim, esse público estará sempre interessado na sua página e no seu trabalho.

Além de ajudar você a se destacar no meio de outros profissionais, a presença online e o conteúdo que você produz cria um vínculo pós consulta com o paciente. Faz também com que você seja percebido como alguém que domina o assunto e uma referência na sua área de atuação. Leia mais sobre isso aqui também.

  1. Relacionamento

O foco do relacionamento é fidelizar os pacientes, criando um vínculo para que ele sempre se lembre do seu trabalho e o divulgue para outras pessoas. É comprovado que reter um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo. Isso significa que concentrar esforços em estabelecer uma boa comunicação e relacionamento com seu paciente é essencial.

O relacionamento deve também se estender ao mundo digital. Saber administrar suas redes sociais e se comunicar da forma correta é um dos fatores principais para manter um bom relacionamento. Saber responder a todos os comentários e dar atenção a seus leitores aproxima eles de você e do seu serviço, além de demonstrar mais transparência.


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