7 erros de marketing digital para NUNCA cometer

7 erros de marketing digital para NUNCA cometer

Mesmo com a alta no número de acessos a internet via celular e a exigência cada vez maior de usuários em relação a comodidade e tecnologia na hora de consumir algo, o marketing digital ainda é um campo inexplorado por muitas empresas. Por ser uma estratégia relativamente recente, erros de marketing digital são comuns e, como na vida, servem de aprendizado para ações futuras.

Abaixo estão as falhas mais comuns cometidas, que podem ser facilmente notadas e corrigidas.

1) Não há produção de conteúdo

A produção de conteúdo relevante faz parte da estratégia de Inbound Marketing e é muito importante na atração de novos usuários e potenciais clientes.
Criar seu próprio conteúdo faz a sua empresa:

  • Ter autoridade e tornar-se referência no assunto;
  • Subir o ranqueamento do site nos buscadores (claro, se fizer um bom trabalho em SEO);
  • Atrair para clientes que estão nas mídias sociais;
  • Manter o relacionamento com o público independente do estágio do funil de compras em que esteja.

2) Não há geração de leads

Investir em sites, blogs, redes sociais e ter muitos acessos não é a melhor maneira de avaliar se sua estratégia está funcionando. É comum achar que um número alto de curtidas, cliques e acessos é o suficiente. É importante avaliar quanto desses índices virou realmente uma oportunidade de negócio (com informações de clientes interessados, por exemplo) e o que foi convertido em vendas.

3) Não houve pesquisa de palavras-chave

A palavra-chave serve para, além de tudo, seu site ser achado nos mecanismos de busca, em especial o Google. Por isso, é preciso pesquisar e identificar quais palavras-chave são pertinentes ao seu negócio, e quais são mais buscadas.
É importante também sempre monitorar as palavras-chave usadas.

4) Landing Pages não otimizadas

Landing pages são as páginas de conversão, destinadas a geração de leads e posteriormente, vendas. Não basta apenas um “fale conosco”, “veja nossas ofertas”. Crie uma empatia com o potencial cliente, seja relevante e mostre como o seu produto pode solucionar o problema dele. Ofereça exatamente o que o cliente está procurando, de forma clara e objetiva!

5) Não há definição de personas

Você sabe quem é o potencial cliente do seu produto?
Muitos erros de marketing digital acontecem quando não se cria uma persona.
Quando é personificada uma pessoa do público-alvo, como um personagem mesmo, você possui o retrato do cliente ideal para o seu negócio. É lógico que isso deve ser definido após certo tempo gasto com pesquisas, diálogos e entrevistas, mas, com certeza, o desenvolvimento de conteúdo e estratégias será muito mais fácil e objetivo.

6) Não ser ativo nas redes sociais

Cada vez mais as redes sociais estão atreladas a vida das pessoas e aos negócios das empresas.
Como um canal aberto entre empresa e seguidores, são plataformas importantes para um bom relacionamento com clientes, sejam potenciais ou que já adquiriram seus produtos.
Porém, um dos erros de marketing digital mais comuns é apenas criar um perfil nas redes sociais e pronto.
É indispensável ser ativo, mantendo um calendário editorial de conteúdo (não só texto como vídeos e imagens) relevante ao público-alvo. Responda comentários e mensagens e interaja com seus seguidores/clientes assim que possível. Planeje e trace um plano estratégico de ação nas redes sociais para que a credibilidade da sua empresa sempre se mantenha.

7) Não possuir um site otimizado e responsivo

Com o crescimento do acesso a internet, principalmente, em dispositivos móveis, a necessidade de possuir um site rápido e que se adapte aos mais diversos formatos mobilen é extremamente grande.
O Google, inclusive, prioriza em seu ranqueamento sites que sejam responsivos e o Facebook prioriza anúncios de sites com rápido carregamento.
Por isso, esteja sempre atento ao seu site e às otimizações necessárias.

 


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