8 dicas de SEO para melhorar o ranking do seu site

8 dicas de SEO para melhorar o ranking do seu site

Você sabe o que é SEO?

Considerado uma ciência do marketing digital, o SEO (Search Engine Optimization), ou simplesmente otimização de sites, é um conjunto de técnicas e estratégias com o objetivo de aumentar os acessos de um site. No geral, a otimização de SEO melhora o ranqueamento do seu site na busca orgânica (ou seja, gratuita) do Google.

Quais são os benefícios de possuir um conteúdo com bom SEO?

Você já deve ter percebido por experiência própria que, ao realizar uma pesquisa no Google, normalmente você encontra o que está procurando logo na primeira página de pesquisa. Isso nos diz uma coisa muito importante: se você quer que seu site seja acessado e que sua marca seja divulgada através dele, precisa fazer com que ele apareça entre os primeiros resultados nas primeiras páginas.

Ao ajustar o site conforme as “regras” de SEO, seu site receberá mais acessos e sua marca ganhará mais visibilidade. Porém, esse é um resultado de médio a longo prazo, levando alguns meses até iniciar a mostrar resultados expressivos. Por se tratar de um assunto extenso e muitas vezes complexo, dicas de SEO são essenciais para conseguir otimizar seu site rapidamente e já começar a aparecer nas primeiras páginas do Google.

Algumas dicas de SEO para melhorar a visibilidade do seu site:

  1. Escreva bastante

Uma das principais dicas de SEO é ter um conteúdo de qualidade. Tenha pelo menos 500 palavras de conteúdo relevante e atual sem erros de gramática ou ortografia. Alguns estudos apontam que os primeiros resultados do Google são artigos um pouco mais longos. Algumas explicações para isso podem ser o fato de que com um texto maior, é possível abordar o tema de uma forma mais completa e satisfazer o usuário. Fica também mais fácil utilizar mais vezes a palavra-chave escolhida para o artigo, o que como veremos mais à frente, é essencial para otimizar o SEO.

  1. Inclua a palavra-chave no título, subtítulo e URL

Incluir sua palavra-chave no título ajuda o leitor a identificar facilmente qual conteúdo você está abordando, assim como na URL. Dentre as dicas de SEO essa é super importante, já que esses “locais” são mais uma oportunidade para incluir palavra-chave e otimizar o SEO do seu site.

  1. Repita a palavra-chave ao longo do texto

Use a palavra-chave várias vezes ao longo do seu texto para que ele obtenha uma melhor classificação pelos mecanismos de pesquisa. Mas atenção!!! O que muitas pessoas não falam quando dão dicas de SEO é que se você incluir a palavra-chave excessivamente ao longo do texto, o Google vai identificar o conteúdo como spam e diminuir sua classificação.

  1. Utilize imagens e legendas

Coloque imagens ao longo do texto para ajudar a ilustrar o tema que está sendo abordado. Assim, sua leitura ficará mais clara e dinâmica, além de conquistar mais os leitores. Uma das dicas de SEO preciosas é que dentro das imagens é possível incluir palavras-chave. Ou seja, mesmo as imagens contribuem para a melhora do SEO do seu site.

Siga nossa checklist de otimização do SEO a risca para bombar seu site

  1. Tenha um conteúdo interessante e relevante

Um conteúdo interessante e relevante também contribui para um bom SEO, já que aumenta as chances das pessoas se interessarem e compartilhares nas redes sociais.

  1. Inclua uma meta description

Já viu aquela descrição que aparece em baixo de cada site exibido nos resultados de busca do Google? Essa é a meta description. A meta description é como se fosse um resumo da sua página, post ou artigo de notícia. Ela deve ser o curtinha, com no máximo 160 caracteres e incluir sua palavra-chave. A meta description facilita a busca do usuário e chama atenção para sua página. Algumas dicas de SEO são mais técnicas do que outras mas vale a pena implementar todas no seu site.

  1. Inclua texto alt na imagem

De todas as dicas, essa costuma ser a menos realizada nos sites. O texto alt nada mais é do que uma descrição da imagem. Essa descrição é o que faz com que o Google ache uma imagem, afinal, a ferramenta não é capaz de “ler” imagens, precisando do suporte de um texto para isso. Esse texto é mais uma oportunidade de incluir a palavra-chave e aumentar mais ainda o alcance da sua página, otimizando seu SEO.

  1. Adicione links ao longo do texto

É importante incluir ao longo do texto links para páginas internas do seu site. Assim, suas páginas podem ganhar mais acessos e facilitam a navegação pelo site, além de ajudar a hierarquizar as informações nele contidas.

Seguindo essas dicas de SEO, o potencial para alavancar o acesso da sua página aumenta muito. Como mencionamos no início do texto, essas dicas de SEO são otimizações que irão auxiliar na visibilidade do seu site aos poucos, nada é imediato. É importante que você comece as aplicar desde já se quer ter um site bem ranqueado e com muitos acessos!


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados

ARTIGOS MAIS LIDOS