9 dicas de para você se tornar um Mestre SEO

Dicas de SEO

9 dicas de SEO para você se tornar um Mestre SEO

Um dos itens primordiais do marketing digital, o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias que tem como objetivo principal aumentar os acessos de um site ou blog. Usualmente, a otimização de SEO melhora a posição do seu site no ranqueamento da busca orgânica (ou seja, sem uso de Adwords) do Google. Por isso, é importante que você saiba algumas dicas de SEO para otimizar e crescer o seu site!

As vantagens de fazer otimização SEO

Quando você realiza uma pesquisa no Google, na grande maioria das vezes já encontra o que está procurando na primeira página do buscador. Isso significa que, se quer que seu site tenha maior visibilidade e que seja rapidamente acessado pelos usuários, necessita otimizá-lo para que ele apareça nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Ajustando o site conforme as regras e especificações SEO, seu site terá maior visibilidade e, consequentemente, mais acessos. Mas atenção! Os resultados não são instantâneos. Essa tática costuma levar alguns meses, pelo menos, para mostrar resultados significativos.

SEO é um assunto extenso e até complexo. Por isso, vamos indicar as principais dicas de SEO para que seja possível otimizar seu site de forma rápida.

10 dicas de SEO para que seu site seja visto:

  1. Escreva, escreva, escreva…

Uma das principais dicas de SEO é ter conteúdo qualitativo. O indicado são, no mínimo, 300 palavras, mas existem estudos que sugerem que os primeiros resultados do Google são conteúdos mais longos.

Isso pode ocorrer pois, em um texto maior, é possível o artigo fica mais completo, abordando melhor o tema e, por isso, possuindo maior qualidade, agradando o usuário.  Com mais palavras fica mais fácil aumentar a densidade da palavra-chave no texto, que também é parte fundamental da otimização SEO.

  1. Palavra-chave

Inclua a palavra-chave no título e na URL. Isso ajuda o usuário a saber facilmente sobre o que é o seu conteúdo.  Dentre as dicas de SEO essa é uma das mais importantes, já que a palavra-chave é o que apresenta ao leitor o conteúdo do seu artigo.

  1. Use mais palavra-chave

Engana-se quem acha que a palavra-chave deve estar apenas no título e na URL. Use-a várias vezes durante o conteúdo, para que se torne mais relevante e ajude a obter uma  melhor classificação na pesquisa Google. Mas tenha cautela! Não use a palavra-chave de forma indiscriminada. O que muitas pessoas omitem ao dar dicas de SEO é que se a palavra-chave for incluída excessivamente ao longo do texto, o Google pode identificar o seu conteúdo como spam e sua posição nas páginas de pesquisa cair.

  1. Utilize imagens e legendas

Colocar imagens ao longo do texto ajuda a ilustrar o conteúdo. Dessa forma, a leitura do usuário ficará mais dinâmica, o que ajuda a atrair mais leitores para o site. Uma das dicas de SEO mais importantes é que pode-se colocar dentro das imagens palavras-chave, ajudando na otimização SEO do site.

  1. Faça conteúdo de qualidade

Um texto que seja interessante e relevante contribui para a otimização do site, além das dicas de SEO anteriores. Isso acontece porque as chances dos usuários se interessarem e compartilhares seu conteúdo aumenta quando seu conteúdo é de boa qualidade.

  1. Não deixe de incluir a meta description

Aquela descrição exibida em cada site que aparece nos resultados do Google se chama meta description. Ela nada mais é que uma espécie de resuminho da página do seu site.

A meta description deve ter no máximo 160 caracteres – ou seja, é bem curta – e incluir a palavra-chave daquela página. Seu papel é facilitar a busca, além de chamar atenção do usuário para sua página. Essa é uma dica mais técnica dentre as outras dicas de SEO mostradas anteriormente.

  1. O texto alt na imagem é importante!

O texto alt é a descrição da imagem e, por isso, é super importante que contenha a palavra-chave. Isso faz com que o Google ache a imagem do seu artigo, “lendo” a sua descrição. Esse pequeno texto é mais uma chance de aumentar mais ainda o alcance de seu conteúdo.

  1. Não esqueça de adicionar links no texto

Incluir links ao longo de seu conteúdo para páginas internas do seu próprio site é importante. Fazendo isso, uma página leva a outra, facilitando a navegação do usuário pelo site e aumentando os acessos.

9. NUNCA copie!

Sim, os algoritmos do Google penalizam sites que possui conteúdos repetidos. Detalhe: não só a página do conteúdo pode ser penalizada, mas todo o site em que ela está inserida! Por isso, SEMPRE produza conteúdo de qualidade e original.


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados