Anitta e marketing: um case de sucesso

Anitta e marketing: um case de sucesso

2017 ainda não acabou mas pode-se afirmar que é o ano da Anitta. Nascida e criada na zona norte do Rio de Janeiro, começou no funk, investiu no pop e deslanchou no cenário musical do Brasil e, recentemente, do mundo. Anitta e marketing nunca andaram tão juntos.


Com 24 anos, Anitta já gravou com artistas internacionais de renome como Diplo e Iggy Azalea, possui hits em espanhol (“Paradinha”) e em inglês (“Will I See You?”) e é a única brasileira no ranking Social 50 da Billboard, que mede a popularidade dos artistas nas redes sociais. Vale mencionar também que ela própria que administra sua carreira.

A cantora, além do talento artístico, claramente possui uma estratégia de marketing bem definida e muito bem feita. Aqui vamos listar as principais ações que fizeram Anitta deslanchar sua carreira.

ESTILO VERSÁTIL

Apesar de ter iniciado sua carreira no funk, Anitta não é fiel ao estilo. O foco é a música pop, mas já flertou com sertanejo, hip hop, reggaeton, eletrônico e outros.
Além disso, suas letras são fáceis de cantar e memorizar o que, junto com coreografias marcantes, dá origem a diversos hits, para os mais variados gostos.
Outro fator que mostra sua variedade de estilo é as campanhas publicitárias que faz. As empresas que fazem parceria com Anitta vão de moda (C&A) até telefonia (Claro), passando por vários outros setores. E o resultado de cada publicidade é o mesmo: sucesso absoluto.

PARCERIAS (OU MELHOR: CO-BRANDING)

Anitta e marketing é apenas uma de tantas outras parcerias. Entre os anos de 2016 e 2017, a cantora fez parcerias com diversos artistas nacionais e internacionais: Nego do Borel, Iggy Azalea(AUS/EUA), Pabllo Vittar, Major Lazer(EUA), J Balvin(COL), Maluma(COL), Wesley Safadão, Projota
Junto com as parcerias, a cantora também investiu bastante na divulgação digital. Antes de lançar suas músicas e videoclipes na TV e nas rádios, Anitta lança suas novidades através do Youtube, Spotify e demais serviços de streaming com frequência típica de influenciadores digitais.
Detalhe: o último CD lançado foi em 2015 e ainda não há previsão para o lançamento do próximo, apesar de rumores de que será em inglês e com produtores internacionais.

LINGUAGEM DIRETA E EFICIENTE

A sinceridade de Anitta em suas falas e ações é um marco da cantora. Além de respostas bem dadas a críticas, comentários cômicos, ela também chama a atenção por suas mudanças de visual constantes, empoderamento feminino e defesa da diversidade.
E sim, isso também faz parte da estratégia de marketing, mesmo que pegue carona com a personalidade da cantora. Esse posicionamento faz com que Anitta abrace diversos públicos, que vão desde o infantil (o sucesso do Show das Poderosinhas é um exemplo) até o adulto, aumentando a empatia e admiração a sua pessoa. E convenhamos, ela merece.

 

O talento de Anitta e marketing, juntos, estão levando a cantora a lugares que há muito tempo o cenário artístico brasileiro não explorava. Pioneira da nova geração de artistas do Brasil a internacionalizar a carreira, espera-se que Anitta leve a cultura brasileira adiante e abra as portas para que mais artistas nacionais consigam o sucesso e reconhecimento merecidos no mundo inteiro.


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