Avon usa diversidade no digital para alavancar seus negócios

Campanha da Avon

Avon usa diversidade no digital para alavancar seus negócios

Assim como a Skol, a Avon há algum tempo atrás decidiu mudar o posicionamento da empresa e focar em algumas questões sociais. As campanhas da Avon buscam evocar a diversidade da beleza e mostrar que a maquiagem pode ser usada por qualquer um. Por isso, os anúncios da Avon mostram, por exemplo, pessoas “plus size”, pessoas negras, homens e também transexuais, que são geralmente excluídas de campanhas com foco em beleza e estética.

Como já dissemos em outro post, as pautas dos movimentos sociais estão ganhando mais espaço para debate na sociedade, o que se reflete na publicidade. Já que a função da publicidade e do marketing é estar por dentro do que acontece no mundo e seguir as tendências, as marcas não podem ficar desligadas das demandas da sociedade. Muitas vezes é melhor arriscar um pouco e fazer uma ação mais ousada, do que a marca ser vista como antiquada e ultrapassada.

Campanha Avon

Uma das campanhas da Avon que evoca a diversidade

Hoje, nos materiais de publicidade leva-se em consideração seu potencial de “viralizar” ou se ter uma forte divulgação orgânica, espontânea. Os comerciais divulgados na internet trazem quase sempre uma aposta na diversidade como protagonista do vídeo.

Esse posicionamento da Avon começou lá em 2015, com uma campanha totalmente digital para alertar sobre a prevenção do câncer de mama. Estrelando a cantora Candy Mel, que é transexual, essa ação da Avon teve mais de 87 milhões de visualizações em um mês e 98% de comentários positivos.

Como resultado de todas essas ações pró diversidade que repercutiram muito, a Avon foi a marca de maquiagem mais citada na pesquisa Top of Mind 2016, com 22% dos votos. Essa pesquisa lista o ranking das marcas que vem primeiro à cabeça dos consumidores.

A ousadia da Avon fez a marca se diferenciar da concorrência e se destacar: graças a essas campanhas, a Avon atingiu a melhor média de pedidos em 4 anos.

Resultados das campanhas da Avon

Alguns números dos resultados obtidos ao longo dos anos pelas campanhas

A Avon mostra que o centro da comunicação não precisa ser o produto, e usou seu poder de influência para dar voz a questões sociais e a partir disso gerar discussões e reflexões junto ao púbico.

As campanhas obtiveram números expressivos sem usar a mídia tradicional e a Avon foi impulsionada praticamente somente com o poder da internet, o que refletiu expressivamente no lucro da empresa. Esse é apenas mais um dos muitos casos que nos mostram como o poder do digital pode influenciar o sucesso de uma marca.


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