Black Friday Brasil: você conhece a história?

Black Friday Brasil: você conhece a história?

A Black Friday Brasil está chegando e a Aporama fará uma série com um post por semana sobre esse evento!

Importada dos Estados Unidos para diversos países, a Black Friday é um dos eventos mais esperados tanto por lojistas como pelos consumidores. A Black Friday Brasil 2017 acontecerá no dia 24 de novembro e sua última edição brasileira, em 2016, faturou R$1,6 bilhões.

Black Friday: como começou?

A Black Friday é uma tradição do varejo americano que acontece na 4ª sexta-feira de novembro, logo após o dia de Ação de Graças.
Há várias versões para a origem do termo “Black Friday”. Porém, a mais aceita é a que diz que o termo surgiu na década de 60, como uma gíria policial que se referia ao trânsito caótico que ocorria após o feriado de Ação de Graças, devido a grande quantidade de pessoas na rua para as compras de Natal.
Outra versão sugere que o termo surgiu no final do século XIX, após crise em instituições financeiras.

De qualquer modo, apenas nos anos 2000 a Black Friday passou a ser considerada o evento de maior número de compras nos Estados Unidos, na qual lojas e shoppings lotam de clientes disputando pelo menor preço em seus produtos. Com a grande repercussão, o evento começou a acontecer de forma parecida em outros países como Canadá, México (“El Buen Fin”) e Brasil.

Black Friday Brasil: história e data em 2017

A Black Friday brasileira teve sua primeira edição em 2010, exclusiva para e-commerce, organizada pelo publicitário Pedro Eugênio, criador do site Busca Descontos. Nesse ano, foram vendidos R$3 milhões, o que é pouco em relação aos R$1,9 bilhões alcançados em 2016, já com a aderência de lojas físicas.

O evento, que acontece toda 4ª sexta-feira do mês de novembro, em 2017 acontecerá no dia 24 de novembro e, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), pretende movimentar R$2,5 bilhões nas suas 24 horas de promoção. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Serasa Consumidor, 3 em cada 10 brasileiros pretendem comprar na Black Friday Brasil 2017.

Outro dado importante é que, além do preço, a confiança do consumidor em relação à loja onde compra é primordial. Segundo pesquisa do Google, 51% das decisões de compra estão atreladas a confiança e experiência do usuário em relação a empresa que vende os produtos. A pesquisa completa pode ser vista no site do Google exclusivo para Black Friday Brasil 2017.

A Black Friday Brasil 2017 está próxima de acontecer e movimenta bilhões de reais para o comércio brasileiro. Para se preparar, é necessário organizar todas as demandas do e-commerce e investir no atendimento pré e pós-venda para manter e até melhorar a reputação.
Em breve mais posts sobre a Black Friday Brasil aqui no blog da Aporama!


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados

ARTIGOS MAIS LIDOS