Como criar um canal de sucesso no Youtube?

O Youtube é um excelente investimento para quem quer ver o seu negócio crescer dentro e fora das telinhas. E, se você tem dúvidas de como atuar dentro dessa rede social, precisa conferir as dicas do artigo de hoje. Aprenda como criar um canal de sucesso no Youtube!

Como criar um canal de sucesso no Youtube?

Uma rede social com mais 1,8 bilhões de usuários ativos, que possui 42% da preferência de brasileiros para assistir vídeos online e com 76% dos espectadores no mundo todo afirmando que seus conteúdos os ajudam na decisão de compra. Prazer, Youtube! E tem mais! Uma pesquisa encomendada pelo Google apontou que cinco das dez personalidades mais influentes no Brasil em 2017 são youtubers. Mas, se você quer criar um canal de sucesso no Youtube, precisa de uma boa estratégia de Marketing para conseguir ser relevante e conquistar credibilidade e crescimento. Quer saber como fazer isso? Então, o primeiro passo é aprender como criar um canal no Youtube.

1) Criando uma conta:

Você precisa ter uma conta no Youtube para poder criar um canal. Se você tem uma conta no Google ou o seu negócio está cadastrado no Google My Business, automaticamente você já está cadastrado na plataforma de vídeos. Basta clicar no botão “Fazer Login”, localizado no canto superior direito da página inicial do Youtube, e inserir seu e-mail e senha. Caso ainda não tenha nenhuma conta, clique nesse mesmo botão e depois em “Mais Opções”, onde você poderá escolher a opção “Criar uma Conta” e fazer todo o processo de cadastro.

2) Criando um canal:

Após realizar o primeiro passo, você deverá clicar no seu avatar, localizado no lado esquerdo da página inicial do Youtube, e em seguida em “Meu Canal”. Você será redirecionado para uma nova página, onde deverá escolher o nome do canal. Caso queira usar o seu próprio nome, basta preencher os campos de “Nome” e “Sobrenome”. Mas, se você deseja usar outra opção para a sua marca, deverá clicar em “Usar um nome de empresa ou outro”. Você será redirecionado para uma nova página, onde deverá nomear seu canal. Depois de preencher esse dado, basta clicar em “Criar”.

#FicaDica: Para ter um canal de sucesso no Youtube é preciso um nome atraente. Descarte nomes compridos e complicados, foque em opções fortes, fáceis de lembrar e que digam de cara sobre o que é o seu canal.

Pronto! O seu canal está pronto! Agora é pensar em como fazê-lo ter sucesso. Afinal, a concorrência é grande. Não se sabe ao certo quantos canais ativos existem na plataforma, mas uma estimativa aponta que são cerca de 200 milhões com pelo menos um vídeo publicado. Para conquistar relevância é preciso muito trabalho. Saiba por onde começar!

Como criar um canal de sucesso no Youtube?

1) Defina seu conteúdo:

Qual vai ser o assunto do seu canal? Essa deve ser a pergunta número 1 que você precisa responder. Se o seu canal está ligado a uma empresa, então o conteúdo deve estar voltado para o seu nicho e o seu público-alvo. Mas, se será um canal pessoal, você precisa responder a seis outras perguntas. Sobre o que eu gosto de falar? Quem é o público potencial desse assunto e qual parcela desse segmento quero e preciso atingir? Quantos canais falam sobre a mesma coisa? Onde quero que meu canal me leve? Como produzirei meu conteúdo? E por que o meu canal é relevante e útil? Todas essas perguntas devem te levar para o próximo passo.

2) Encontre um diferencial:

Não basta apenas falar de algo que você gosta ou tem conhecimento sobre. Acredite! Vão ter outros 1.000 canais, pelo menos, falando sobre o mesmo assunto. A questão é o que difere o que você produz dos outros. Uma dica, além de responder as perguntas acima, principalmente a última, é fazer benchmarking, ou seja, estudar a concorrência. Nesse estudo, você deve se atentar às boas e más práticas dos seus concorrentes, não só no que eles fazem, como também no que não fazem. Acredite! A concorrência pode te ensinar (e como!).

3) Faça um bom branding:

A identidade de uma marca diz muito sobre ela. Por isso, o avatar e a foto de capa de um canal no Youtube devem chamar atenção e serem condizentes com o conteúdo postado nele. Invista na produção de uma logo e a use em seus vídeos, como marca d’água. Assim, você estará criando uma identidade, mostrando organização e falando de cara que aquele conteúdo é seu. Se você vai tratar de mais de um assunto (um canal de beleza pode falar sobre maquiagem, cuidados com a pele e produtos para cabelo, por exemplo), você pode criar seções para cada tema.  Lembre-se que é justamente pelo aspecto visual que o Youtube faz tanto sucesso. Então, nada de poluição visual!

4) Produza bons conteúdos:

O primeiro passo para que o seu vídeo seja visto pelo seu público-alvo é ter uma boa imagem e um bom áudio. Você não precisa ter equipamentos de última geração, pode até fazer os vídeos pelo celular, desde que a câmera possua uma qualidade boa e o microfone capte bem o som. O mesmo vale para a edição! Você não precisa ser um expert no assunto, mas precisa entender um pouco. E isso você consegue através de tutoriais na internet. Na hora de planejar os seus conteúdos, não pense apenas no que você gosta, entende ou quer falar, mas também o quanto aquilo é relevante para o momento. Ser atual é essencial! Não esqueça de, enquanto grava os vídeos, de ser simples, objetivo e direto, respeitando a linguagem do seu público, e buscando interagir. Depois disso, é hora de postar seu conteúdo. Mas, o trabalho continua.

5) Planeje sua estratégia de Marketing:

Ter um canal no Youtube não basta! E postar conteúdo nele também não. Claro que isso é fundamental, mas a performance do seu canal também é. Por isso, você precisa colocar um título, uma descrição e uma imagem de capa atraentes e que digam de forma objetiva, clara e direta sobre o que o vídeo se trata. Foque em palavras-chaves! SEO é fundamental! E não fique esperando o seu conteúdo ter um excelente alcance orgânico sem fazer nada. Seja ativo em outras redes sociais e compartilhe o conteúdo do seu canal no Youtube neles. Se a sua marca não está presente em outras plataformas, é hora de criá-las. É fundamental também que todas possuam nomes parecidos e que tenham uma periodicidade quanto às publicações. Ficar semanas sem postar nada fará você perder inscritos. Crie uma rotina para a sua comunicação digital! Além disso, você também pode monetizar os conteúdos do Youtube, ganhando dinheiro ao atingir determinado número de visualizações. Não se esqueça: uma boa performance é essencial.

 

Gostaram dessas dicas de como criar um canal de sucesso no Youtube? Esperamos que sim! Ser um youtuber dá mais trabalho do que muita gente imagina, mas quem trabalhar duro e de forma inteligente conquistará bons resultados. Obrigada pela leitura e até a próxima!


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados