E-mail marketing e captação de e-mails: segredo do crescimento do seu negócio

E-mail marketing e captação de e-mails: segredo do crescimento do seu negócio

Nos últimos anos, o ritmo de inovação e o número de recursos disponíveis para os profissionais de marketing aumentaram consideravelmente. Mas, dentre tantas inovações, especialmente na área digital, uma categoria conseguiu se manter: o e-mail marketing.

Mas como o e-mail marketing, que era mal visto pela grande quantidade de spam e intrusão, conseguiu continuar “vivo” mesmo com tantas inovações?

“Mais de 34% das pessoas em todo o mundo usam email. Isso é cerca de 2,5 bilhões de pessoas. A previsão é de aumentar para 2,8 bilhões de usuários de e-mail nos próximos dois anos.”  O Radicati Group, que veio com essa informação, também afirma que o mundo envia cerca de 196 bilhões de e-mails diariamente. Desse total de 196 bilhões de e-mails, a maioria, 109 bilhões, é e-mail comercial, ou seja, e-mail marketing!

Simplificando: o e-mail marketing é uma maneira vibrante e poderosa de se conectar com as pessoas. Afinal, você conhece alguém que não tenha um endereço de e-mail?

E-mail marketing também é uma maneira muito pessoal de atingir seus clientes-alvo e funciona muito melhor quando é personalizado. Ele pode ser adaptado às ações dos clientes para que toda comunicação seja relevante para o interesse deles. Você pode cobrir tópicos como mudanças em sua empresa, vitórias, solicitar feedback para seu cliente… são infinitas possibilidades, que variam de acordo com seu cliente, seu negócio, e a interação entre vocês.

POR QUE UTILIZAR O E-MAIL MARKETING?

– Grande alcance

Para provar isso, não é preciso muitos dados específicos (apesar dos dados acima já serem mais do que suficientes). Pense em seu próprio comportamento on-line: ao se inscrever em um site (como uma rede social, e-commerce, etc…), você precisa inserir seu endereço de e-mail para criar a conta. Ou seja, para qualquer cadastro na internet, é necessário um e-mail.

Dessa forma, conclui-se que e-mail é a moeda da Web e qualquer pessoa que esteja on-line tem um endereço eletrônico ativo. Então, quando se trata de se conectar com seus possíveis clientes e clientes, não há canal com um alcance maior do que o e-mail.

– Suas mensagens são realmente entregues

Para melhor ilustrar esse ponto, é preciso fazer uma comparação entre e-mail e rede social. Redes sociais possuem um algoritmo que limita, propositalmente, o alcance de páginas de negócios aos usuários comuns. Já nas ferramentas de e-mail (Gmail, Outlook, etc) não há limitações nem algoritmos que mostram mensagens específicas em detrimento de outras.

Os usuários que inscreveram seus respectivos e-mails no site do seu negócio informaram que desejam ouvi-lo. Por isso, se você estiver enviando um e-mail marketing para um cliente atual ou cliente em potencial, é porque eles lhe deram permissão.

Agora pense sobre os anúncios no feed de notícias do Facebook – o usuário pediu a essas empresas para aparecerem em seu feed? Provavelmente não. Mais do que provavelmente, foi realizada uma pesquisa no Google ou visita ao site, que deixaram brechas para o anúncio acontecer. Isso é bem diferente do que se inscrever proativamente em um boletim informativo por e-mail.

Sendo assim, e-mail é o canal de marketing comprovado para garantir que seu público receba sua mensagem.

– É customizável

No e-mail marketing, o que você realmente está fazendo é segmentar seu público-alvo em listas e enviar a cada lista uma mensagem de e-mail personalizada que ressoa com seu leitor e pode fornecer algo de valor.

Outra comparação: quando você escreve um post para um de seus canais de mídia social, você trata seu público de forma generalizada. Mas, ao usar e-mail marketing, você consegue direcionar sua mensagem diretamente e individualmente para as pessoas pelo nome, dividir determinados tópicos apenas para determinados membros de sua lista e outras segmentações melhor elaboradas e mais específicas.

E-mail não precisa ser spam! Ele pode – e deve – ser usado para construir lealdade e confiança na sua marca. Esse tipo de marketing é importante para criar relacionamentos com clientes em potencial, leads, clientes atuais e até mesmo clientes antigos, pois oferece a oportunidade de falar diretamente com eles, em sua caixa de entrada, em um momento que seja conveniente. Seja simpático e gentil. Você não está invadindo o espaço deles se tiver escolhido sua mensagem e seu destinatário sabiamente.

– É altamente mensurável

Não há adivinhação no e-mail marketing. Em qualquer software
de marketing por e-mail, você pode acompanhar quem abriu seu e-mail, quais
links foram clicados e quantas pessoas foram inscritas. Você pode obter
facilmente uma análise do desempenho de suas campanhas de e-mail, fazer ajustes
e melhorar sua eficácia. Métricas de e-mail marketing são importantes para você
monitorar e medir sua estratégia de marketing na internet como um todo.

 

Como captar e-mails e como disparar campanhas de e-mail marketing?

Aqui na Aporama usamos as seguintes ferramentas: Optinmonster para captação de e-mails e Mailchimp para a confecção e disparo das campanhas.

 

– Mailchimp


O MailChimp é um serviço de marketing que tem várias ferramentas úteis para quem deseja fazer campanhas de e-mail marketing, como automação e programação de disparos, integração com outras ferramentas, análise e relatórios dos disparos, entre outros.

Algumas vantagens de usar o Mailchimp:

A maioria dos serviços de e-mail limitam o número de e-mails que você pode enviar de uma só vez para evitar spam. Com o Mailchimp, você pode enviar um email para um número ilimitado de destinatários ao mesmo tempo.

Maior entregabilidade

Serviços como o MailChimp funcionam com domínios corporativos para garantir que seus e-mails sejam reconhecidos como seguros e aprovados. Se houver um problema com a entrega, o MailChimp tentará reenviar o e-mail e informará porque não foi entregue, se for o caso.

Personalização

O MailChimp oferece uma ampla variedade de modelos personalizáveis ​​para projetar e-mails marketing.

 

– Optinmonster

O OptinMonster é um software de geração de leads criado em
2013 e conseguiu se diferenciar da concorrência oferecendo uma interface amigável – incluindo um simpático monstrinho como mascote – e simples de mexer.

Com ele, os usuários que acessam o seu site podem inscrever seu e-mail e, consequentemente, aumentar a lista de contatos do seu negócio. Assim, você poderá usar as informações cadastradas para campanhas de e-mail marketing posteriores!

 

Essa ferramenta facilita a criação de diversos tipos de formulários (pop-ups) personalizáveis para captura de leads sem a contratação de um desenvolvedor específico para isso.

Cada tipo de formulário tem seu próprio conjunto de modelos/temas que você pode usar para criá-los com aparência atraente ao usuário e condizente com a sua identidade visual. E é esse o grande diferencial do Optinmonster!

A ferramenta também permite que você configure o aparecimento da pop-up de acordo com o comportamento do usuário em seu site.

Por exemplo, a partir da tecnologia exit intent é possível prever, de acordo com o movimento do cursor, quando o usuário está prestes sair do site. Assim, o Optinmonster permite que, nesse momento, apareça um formulário na tela para chamar a atenção da pessoa para cadastrar seu e-mail antes que ela saia efetivamente.

 

O Optinmonster também possibilita a análise dos leads, com datas, taxas de conversão e quantidade e e-mails cadastrados. Além disso, há a possibilidade de integração com diversas outras ferramentas de e-mail marketing como o Mailchimp! Nesse caso, é possível integrar as listas e todos os e-mails captados pelo Optinmonster vão diretamente para o Mailchimp.


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