IGTV: O que é e como usar esse lançamento do Instagram?

Em comemoração aos 1 bilhão de usuários ativos atingidos em junho, o Instagram lançou o IGTV, plataforma de vídeos de longa duração da rede social. Saiba o que é e como usar esse lançamento neste artigo.

IGTV: O que é e como usar esse lançamento do Instagram?

Em comemoração aos 1 bilhão de usuários ativos atingidos em junho, o Instagram lançou o IGTV, plataforma de vídeos de longa duração da rede social. A aba, que fica posicionada no canto superior direito do aplicativo, ao lado do símbolo do Direct, permite conteúdos com até uma hora de duração. A plataforma, que possui canais ligados aos perfis dos usuários, é um concorrente direto do Youtube, da Netflix e até mesmo da televisão. Além disso, o Instagram também tem como objetivo ser o responsável por uma mudança no formato dos vídeos, visto que, ao contrário dos concorrentes do IGTV, essa plataforma possuirá vídeos na vertical. Para quem era ou ainda é usuário do Snapchat e/ou faz uso regular do Stories, vídeos nesse formato não são nenhuma novidade. O que é diferente quando comparado ao Youtube, por exemplo, que possui vídeos na horizontal.

“Hoje ainda vemos vídeos no formato da TV. Isso faz a gente ter que virar o celular, não faz sentido. É a época do vídeo avançar e evoluir. Nós reimaginamos vídeos no celular e queremos dividir com vocês. Isso transforma os vídeos dos criadores”, declarou o cofundador do Instagram, Kevin Systrom. A mudança não só interfere no modo de consumir esse conteúdo, como também no de produzi-lo. Para entender mais sobre essa plataforma, vamos responder a algumas perguntas que os usuários dessa e de outras redes sociais têm feito sobre esse lançamento.

Como o IGTV funciona?

Além de clicar no botão ao lado do símbolo do Direct, você também pode baixar o aplicativo próprio da ferramenta para acessá-la – isso se tiver smartphone iOS ou Android. Apesar dessa separação, a plataforma será totalmente integrada, incluindo um layout semelhante, com mesma paleta de cores, disposição dos elementos visuais e integração com o Direct. O principal diferencial do IGTV é que trata-se de um canal de conteúdo totalmente adaptado para o mobile, algo que nem o Youtube conseguiu até hoje, mesmo possibilitando a postagem de vídeos na vertical. O cofundador do aplicativo, inclusive, demoninou a ferramenta como televisão mobile

Assim que você acessar o IGTV, encontrará quatro abas. A primeira se chama For You (Para Você, em tradução livre) e possui sugestões de conteúdos produzidos por quem você segue ou baseado em publicações no feed que você curte. A segunda se chama Following (Seguindo, em tradução livre) e conta com todos os conteúdos de quem você segue. A aba Popular conta com os vídeos que estão em alta entre todos os usuários do aplicativo. E, por último, a aba Continue Watching (Continue Assistindo) conta o seu histórico de visualizações. Acima das abas, você encontra um campo de pesquisa, onde pode procurar por palavras-chaves, de acordo com o conteúdo que deseja assistir. Todo usuário do Instagram terá total acesso aos conteúdos do IGTV, mesmo sem ter um canal.

Apesar da ferramenta ser focada em produtores de conteúdo que já atuam no Instagram, qualquer usuário poderá ter um canal. Basta clicar no símbolo de ferramenta, que fica ao lado do campo de pesquisa do IGTV, e selecionar a opção “Criar canal”. Depois disso, você pode postar qualquer vídeo na vertical com:

  • Resolução de até 4K, conhecido como Ultra HD;
  • Tamanho variando de 650 MB a 5,4 GB;
  • E com duração entre 15 segundos e dez minutos.

Apesar de permitir vídeos de até uma hora de duração, apenas contas verificadas ou com largo alcance poderão publicar conteúdos com mais de dez minutos de duração. A mesma regra se aplica à opção de adicionar CTAs (Call To Actions, ou seja, links para outras plataformas, perfis ou sites) no vídeo. Em ambos os casos, ainda não está liberada é a de upload por desktop. Por enquanto, os conteúdos deverão ser publicados na plataforma pelo celular. Outras funcionalidades que ainda não fazem parte do IGTV são transmissões ao vivo, que deverão continuar sendo realizadas pelos Stories, e gravações diretamente da plataforma, que deverão ser feitas ou pela ferramenta de histórias do Instagram ou pela própria câmera do celular do usuário.

Para postar um vídeo no IGTV é muito fácil! Depois de criar o seu canal, no lugar de um símbolo de engrenagem, você vai visualizar a sua foto do perfil. Clique no seu avatar e, em seguida, no símbolo “+”, localizado à direita da aba de pesquisar. Por último, basta selecionar um arquivo e preencher seu título e descrição. Você também poderá escolher uma imagem de capa. Para perfis comerciais, ainda haverá a opção de compartilhar o conteúdo na sua própria página do Facebook. Após a postagem, seu vídeo ficará em destaque no seu perfil do Instagram.

Vale reforçar que, além dos vídeos seguirem as orientações de formato e tamanho dadas acima, a plataforma possui as mesmas diretrizes de comunidade do aplicativo. Conteúdos violentos, com nudez, discriminatórios ou com discursos de ódio são vedados. Quanto à exibição de vídeos, o IGTV também seguirá as mesmas diretrizes do aplicativo, ou seja, baseado em seu algoritmo e não em ordem cronológica. Já quanto à monetização e anúncios na plataforma, o cofundador do Instagram não descartou a possibilidade, mas informou que eles não estão com pressa para definir a resposta e, em caso positivo, como funcionará. Em entrevista para a BBC News, Kevin Systrom declarou que ambos os assuntos serão abordados com os criadores de conteúdo nos próximos meses, para que juntos definam o que é melhor para a plataforma.

O IGTV derrubará o Youtube como os Stories derrubaram o Snapchat?

Muito especula-se sobre o assunto, mas não há como chegar uma resposta concreta. De fato, a novidade deve ter gerado debates entre as equipes dos concorrentes. Afinal, a plataforma pode mesmo ser uma ameaça. E o cofundador do Instagram, Mike Krieger, alegou que trata-se de uma extensão da rede social. “Criamos em cima de algo do Instagram que já existe, não tentando ser outro aplicativo, bater de frente com outros. É mais como um próximo passo, assim como foi com o Stories”, declarou. Porém, declarações de outro cofundador da rede social, Kevin Systrom, mostram que esse lançamento possui sim razões ligadas a concorrência.

De qualquer modo, será preciso esperar para ver. Ambas as plataformas possuem pontos a favor e contra si mesmas. O Instagram ainda não permite a monetização dos vídeos do IGTV, enquanto o Youtube vem enfrentando críticas quanto a problemas na obtenção de lucros por diferentes criadores de conteúdo. De qualquer modo, o lançamento força os concorrentes a repensarem suas estratégias. E isso pode significar mais novidade por aí!

Gostaram dessas dicas sobre o IGTV? Esperamos que sim! Compartilhe conosco sua opinião sobre essa novidade do Instagram. Acha que a plataforma vai fazer sucesso? Que vai bater o Youtube? Queremos ouvir você! Obrigada pela leitura e um bom dia!


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados