Veja a importância dos funcionários defenderem sua marca online

Veja a importância dos funcionários defenderem sua marca online

Veja a importância dos funcionários defenderem sua marca online

Os funcionários são o principal fator na hora de definir a reputação da sua empresa. Faz todo o sentido então criar conexões e laços entre a empresa e eles para que se sintam satisfeitos e possam promovê-la espontaneamente. Afinal, somente funcionários satisfeitos podem satisfazer os consumidores.

Essa relação não é uma regra, mas uma pesquisa da Universidade de Harvard aponta que a satisfação do funcionário está ligada à lealdade do consumidor. Por sua vez, um aumento de apenas 5% da lealdade do consumidor pode aumentar o lucro de 25% a 85%.

A importância de deixar pegadas digitais positivas

As pegadas digitais são a porta de entrada da sua marca e duram para sempre. É clara então a importância dessas pegadas, mas o que são, afinal?

As pegadas digitais são todas as opiniões e impressões que são deixadas na internet sobre sua marca. São extremamente importantes, pois cerca de 67% dos compradores são influenciados por reviews online. Além disso, 81% deles pesquisam sobre um produto ou serviço na internet antes da aquisição.

As pegadas deixadas por funcionários podem ser mais importantes do que as deixadas por clientes. Afinal, uma impressão de quem está dentro da empresa é ainda mais apelativa e convincente.

O “quem somos” da sua empresa deve ser condizente com a realidade

Se o objetivo é criar um senso de lealdade e orgulho nos funcionários acerca da sua empresa, é preciso enfatizar a importância, influência e o impacto individual de cada membro da equipe dentro dela.

Quem são os funcionários que aparecem no seu site, por exemplo? Os funcionários seniors e os diretores? É importante que a mensagem transmitida seja condizente com o seu objetivo final. Por isso, enfatize a importância de cada uma das pessoas que fazem parte da equipe.

Essa demonstração pública de orgulho da empresa por cada um que compõe a equipe cria mais confiança e, consequentemente, lealdade do funcionário e consumidor.

Online x offline

As empresas ainda enfrentam algumas barreiras na hora de deixar os funcionários a representarem online. A liberdade não é a mesma que possuem nos canais tradicionais.

No ambiente offline, é aceito que os funcionários falem da empresa com clientes, como um garçom falando com um cliente no bar, por exemplo. Mas é bem provável que esse mesmo garçom não tenha permissão de publicar nas redes sociais sobre sua empresa.

Se os funcionários receberem um direcionamento do que é ou não permitido postar na internet sobre a empresa, a interação da equipe com os clientes aumentaria muito. O que significa que a interação com a marca aumentaria também, fazendo com que ela se aproximasse mais ainda de seu público.

 

A lealdade do funcionário deve ser conquistada: apesar de haver algumas estratégias para ajudar a transformar seus funcionários em defensores da marca, a base disso é a mútua confiança, não há nenhuma fórmula. O engajamento de funcionários se desenvolve através da satisfação e do desenvolvimento de uma relação saudável e colaborativa entre a empresa e a equipe. “Vestir a camisa” da empresa implica não apenas um maior comprometimento e melhor desempenho no ambiente de trabalho, mas também vai além das paredes do escritório.

Um funcionário satisfeito falará a favor de sua empresa até no ambiente online, em suas redes sociais, o que gera uma mídia extremamente positiva, pintando uma boa imagem da empresa para todos que tenham acesso a esse conteúdo. Além disso, por ser uma manifestação espontânea, é crível e convincente.


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados

ARTIGOS MAIS LIDOS