Inovação Digital: sua empresa está preparada?

Inovação digital nas empresas

Inovação Digital: sua empresa está preparada?

A inovação digital tomou conta de nossas vidas e está presente em todas as esferas, inclusive nas empresas e em seus modelos de negócio e funcionamento. Se você ainda não começou a pensar em como pode modernizar sua empresa e a inserir no mundo digital, repleto de tecnologias, repense. Para sobreviver no mercado, a inovação digital é fundamental.

Inovação digital: A mudança começa de dentro das empresas para fora

Para começar no caminho da inovação digital é importante ter consciência de que as primeiras mudanças devem ser feitas dentro da sua própria empresa. Para isso, utilize dados internos e externos coletados, e que devem ser analisados com cuidado. Assim, nada foge da expectativa que seus consumidores têm sobre seu produto ou serviço.

Levantamos 5 pontos essenciais que devem ser levados em consideração durante esse processo de inovação digital:

  1. Sua Cultura Organizacional está adaptada ao digital?

É preciso atualizar a maneira de pensar da empresa para adequá-la ao mundo digital e  desenvolver seus processos ao redor de ferramentas digitais.

  1. Seus produtos ou serviços oferecidos são inovadores e utilizam as vantagens de ambientes e ferramentas digitais?

Entregue constantes melhorias do que você vende, seja um produto ou serviço. Busque sempre otimizar ou criar novidades que integrem o ambiente digital. Dessa maneira a inovação digital começa a fazer cada vez mais parte do dia a dia da empresa, melhorando a experiência do consumidor e de parceiros.

  1. Quais são os hábitos digitais de compra dos seus clientes?

Atente-se aos hábitos dos seus consumidores e crie novas formas para se relacionar com eles utilizando as plataformas digitais.

  1. Seu plano de marketing integra ações digitais?

Adapte o seu plano de ação de acordo com o mundo digital em que vivemos, utilizando de ferramentas, mídias e até mesmo de feedback dos seus próprios clientes.

  1. Seus profissionais tem visão digital?

Entenda quais áreas podem unir o conhecimento da sua empresa com o potencial da inovação digital. Alguns profissionais são importantes durante esse processo de inovação digital, como engenheiros de software, designers gráficos, programadores e especialistas em experiência do usuário em plataformas digitais.

Inovação digital: Conheça os diferentes modelos de negócios

A inovação digital traz consigo novos modelos de negócio, cada um deles adaptado a um tipo de público, expectativas e estruturas existentes. Ou seja, esses modelos de negócio voltados para a inovação digital devem atender as demandas digitais do consumidor e as da empresa.

Selecionamos 3 modelos de negócio voltados para inovação digital bem atuais e que vem ganhando cada vez mais espaço:

  1. Startups

Com espírito empreendedor, as empresas startups investem em modelos de negócio geralmente ligados à tecnologia. Startups geralmente trabalham em condições de incerteza mas com equipe enxuta e muito capital intelectual (e muitas vezes também financeiro) têm muito potencial para crescer. A principal diferença entre as empresas tradicionais e as startups é a maior flexibilidade na construção do negócio. As startups têm maior liberdade para ter novas ideias, mudar de direção e implementar estratégias de inovação digital.

  1. On Demand ou Sob Demanda

Empresas que trabalham com o modelo On Demand, integraram a inovação digital no DNA do seu negócio. Elas trabalham com serviços sob demanda, ou seja, entregam ao público exatamente o que ele quer, quando ele quer, geralmente através de meios digitais e de forma personalizada. São modelos de negócios que trabalham com estruturas mais “elásticas”, acompanhando as mudanças do mercado. Algumas empresas que funcionam a partir desse modelo são Netflix, Uber e Spotify.

  1. BPO ou Business Process Outsourcing

Esse modelo foca no aumento da produtividade e redução dos custos através da “distribuição” de tarefas e responsabilidades para partes terceiras. Nesse modelo, os maiores esforços são direcionados para os próprios negócios. Enquanto isso, processos são terceirizados.

As empresas estão aos poucos acordando e se abrindo para novas oportunidades de negócios e estratégias dentro do panorama da inovação digital. Para que o seu negócio não fique para trás, comece a investir na inovação digital.


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados

ARTIGOS MAIS LIDOS