3 lições para aprender com os escândalos da Uber

Escândalos da Uber prejudicam a empresa, mas podemo aprender algumas lições com o caso:

3 lições para aprender com os escândalos da Uber

Recentemente a Uber vem enfrentando grande rejeição do público e da mídia por conta de alguns acontecimentos infelizes. A série de eventos culminou na criação e larga utilização da hashtag #DeleteUber, que fez a empresa perder aproximadamente 500 mil usuários em apenas uma semana.

A imagem de uma empresa conta muito para o público, o serviço não é apenas o que atrai os usuários, por isso é tão importante evitar os escândalos – entenda melhor o processo de escolha do consumidor moderno. Veja o que aconteceu com a Uber e aprenda alguma lições com o caso:

Ocorreu no aeroporto JFK em Nova York um protesto contra as medidas anunciadas pelo presidente Donald Trump. Em apoio ao protesto, os taxistas da cidade pararam de fazer viagens ao aeroporto durante 1 hora. A Uber então aproveitou a situação e reduziu suas tarifas, o que foi visto por muitas pessoas como uma forma de furar o protesto, e consequentemente apoiar a controversa medida do presidente.

O acontecimento gerou grande retaliação por parte dos internautas, que chamavam a empresa de racista, fascista e xenofóbica. Além de uma série de capturas de telas de usuários deletando o aplicativo do celular.

Para piorar a situação, Travis Kalanick, CEO da empresa foi filmado discutindo agressivamente com um funcionário. Além disso, escândalos como uma acusação de assédio sexual feita por uma ex funcionária e acusações de roubo de propriedade intelectual pela Waymo, empresa da Google, contribuíram para manchar de vez a imagem da Uber.

O que podemos aprender com todos esses fatos é:

  1. Grandes empresas devem sempre estar preparadas para lidar com muitas más notícias de uma vez

Quando um escândalo acontece, repercute muito e é de interesse do público, é natural que os veículos de comunicação se aproveitem disso para divulgarem outras notícias similares sobre a empresa.

  1. Sempre tenha boas notícias na manga

Para evitar a onda de más notícias, esteja sempre contando boas histórias a respeito da sua empresa, sobre inovação, sustentabilidade… Assim, quando algo ruim surgir, será balanceado pelas boas notícias.

  1. Tenha um plano de contingência para as redes sociais

As reações na internet vem muito rápido e em grande quantidade – é importante saber responder aos comentários negativos da melhor forma possível. É também interessante ter influenciadores digitais para ajudar a melhorar a imagem da empresa de forma natural.


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