Seu marketing de conteúdo está funcionando?

Seu marketing de conteúdo está funcionando?

Seu marketing de conteúdo está funcionando?

O marketing de conteúdo nada mais é que uma estratégia para engajar clientes e potenciais clientes. Com a criação de conteúdo qualitativo é possível atrair e gerar valor para usuários que, consequentemente, passam a ter uma visão positiva sobre sua empresa e a confiar no seu serviço.
Mas, após implementar essa estratégia, você sabe como mensurar seus resultados e ver se está sendo efetiva?
Veja as dicas abaixo:

1) Calcule o ROI

ROI significa Retorno Sobre Investimento. Primeiramente, defina quais são os seus objetivos ao adotar o marketing de conteúdo. Lembre-se que o ROI muda de acordo com a meta que você definiu.
O cálculo é feito a partir do custo e da receita.  A fórmula é:  ROI = receita – custo / custo

A Resultados Digitais fez um post muito interessante sobre ROI. Você pode acessá-lo aqui.

2) Saiba as principais diferenças entre objetivo, estratégia e ação

Diferenciar objetivo, estratégia e ação é necessário para que você consiga medir com eficiência seus resultados.
O objetivo é o que você espera como resultado, onde quer chegar. A estratégia é, basicamente, que meios você usará para chegar ao objetivo, que caminhos te levarão até lá. E a ação é o que você usará ou fará para chegar lá. Ou seja, usando e/ou fazendo certa coisa (ação) a partir de um caminho (estratégia), você chegará ao resultado (objetivo).

A ação, a estratégia e o objetivo possuem métricas diferentes para serem analisadas. Em conjunto, dão o resultado final da sua estratégia geral de marketing de conteúdo.

3) Crie uma rotina de mensuração

Mensurar resultados de qualquer estratégia não é simples. Criar uma rotina e um planejamento para fazer isso é necessário para que nenhum dado se perca.

Organize-se de forma a não se sobrecarregar com o volume de informações das métricas (que são gigantes!), mas que, ao mesmo tempo, consiga colher insights, otimizações e melhorias sobre os resultados obtidos.

4) Use ferramentas para te ajudar

É lógico que você não precisa avaliar métrica por métrica. Existem inúmeras ferramentas que automatizam os números e mostram para você diretamente os resultados.

O mais usado e recomendado é o Google Analytics, que consegue reunir grande parte das informações necessárias para mensuração.
Existem inúmeras outras, usadas para variados fins. Dois exemplos são o RD Station e Mailchimp, ferramentas muito usadas para geração, nutrição e alimentação de leads.

5) Métricas são muito importantes, mas sempre procure melhorar o seu marketing de conteúdo

Mesmo que os seus resultados estejam ótimos, continue sempre melhorando o seu conteúdo digital. Fazer e disponibilizar e-books para usuários, otimizar o SEO do seu site e postagens, atualizar posts antigos e investir em outros tipos de conteúdo são importantes para manter o público engajado, chamar atenção e gerar valor para a sua empresa.

Mas calma! Não saia atirando para todos os lados. Seu conteúdo precisa ter qualidade e relevância! Por isso, defina bem quais são os seus objetivos e estratégias para, então,  pensar nas melhores ações para isso. Pense que é uma missão que, para ser bem sucedida, existem diversos fatores a se pensar e fazer. Caso faça qualquer coisa sem refletir a respeito, a missão provavelmente dará errado!

Então,  para saber se o seu marketing de conteúdo está funcionando analise todos os fatores que o envolvem. É importante ressaltar que, no marketing de conteúdo, conteúdo por si só não basta. Mensure, reflita, tenha insights e veja os resultados obtidos e esperados.

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