Marketing multicanal: domine o digital em todas as suas plataformas

Marketing multicanal: domine o digital em todas as suas plataformas

O marketing multicanal é, basicamente, o cruzamento das formas existentes de acessar a internet. Um exemplo: você pesquisa por um produto usando seu smartphone, mas realiza a compra mais tarde através do computador.

Graças, principalmente, ao crescente número de smartphones e o avanço do uso do mobile, nos últimos anos o investimento em publicidade multicanal vem aumentando.

Os estudos comprovam que investir nesse tipo de marketing oferece um ótimo retorno. Uma pesquisa que entrevistou diversos profissionais que utilizam o marketing multicanal apontou que, para a grande maioria deles, houve um aumento na fidelidade dos clientes, nas vendas e no consumo.

 

Desafios do marketing multicanal

 

  1. Multiplicidade de plataformas

Um dos desafios do digital é sua enorme fluidez e multiplicidade. Se antes o digital se resumia basicamente a site e e-mail, hoje existem muitas plataformas, aplicativos, canais e ferramentas. Para ter um bom desempenho, é preciso estar por dentro de tudo o que acontece no meio digital, o que não é nada fácil devido a quantidade de informação sobre o assunto

Conseguir fazer com que todos os canais estejam em sincronia é um desafio para muitas empresas e profissionais. Além de coordenar tudo, é necessário manter a mesma identidade para não perder a voz da marca no meio desse processo.

  1. Calcular o retorno financeiro

Além disso, calcular o retorno gerado através do marketing multicanal também não é fácil. O consumidor possui, em média, 4 aparelhos digitais. Isso significa que os desafios de mensurar os resultados gerados pelo marketing multicanal, que não são fáceis, ficarão cada vez mais complexos. Para 60% dos profissionais da área, essa é uma das maiores dificuldades que enfrentam.

 

Benefícios de desenvolver uma estratégia utilizando o marketing multicanal

 

  1. Entregar melhores experiências

85% dos consumidores preferem conteúdo personalizado, como por exemplo anúncios voltados para seus interesses. Conseguir visualizar o consumidor em todas as plataformas permite que os profissionais personalizem melhor sua comunicação, aplicando as informações que possuem para customizar as experiências oferecidas.

 

  1. Economizar verba

Melhorar a definição do público-alvo ajudará a reconhecer quando uma mesma pessoa utiliza vários meios diferentes para acessar a internet. Assim, o risco de exibir o mesmo anúncio várias vezes para a mesma pessoa diminui, o que além de melhorar a experiência do usuário, economiza a verba destinada à publicidade.

 

  1. Enxergar a jornada do consumidor completa

Os consumidores querem uma experiência perfeita ao irem do celular para o computador, ou entre outros dispositivos. Ao atingir isso, as marcas podem apurar e entender melhor como reagir aos desejos do consumidor, suas necessidades e comportamentos através de cada estágio da jornada do consumidor, desde o momento da consideração da compra, até sua conclusão.

Dicas de como utilizar o marketing multicanal

 

  1. Priorize os seus canais

Antes de tudo, você precisa parar e pensar qual abordagem que vai usar para integrar todos os canais usados na comunicação dentro do marketing multicanal. Para isso, priorize os principais canais da sua comunicação levando em consideração:

  • A empresa tem facilidade em entregar a mensagem para seu público-alvo?
  • Qual é o custo benefício dessa entrega?
  • Qual a probabilidade do cliente comprar usando o canal em questão?

Avaliando essas questões, fica mais fácil determinar qual deles oferece os leads de melhor qualidade com o menor custo, afinal, essa é a prioridade.

 

  1. Use os indicadores de desempenho certos

 

Os indicadores de desempenho são diferentes e variam de acordo com o canal. Cada campanha tem seu próprio objetivo, taxa de conversão e custo. Por isso, não se preocupe em estar presente em todos os canais, o importante é estar nos canais que são relevantes e úteis para o seu público.

 

Diminuindo as metas e focando em objetivos que realmente fazem sentido e trazem resultados, você terá mais recursos para dominar o marketing multicanal e assim proporcionar a melhor experiência possível para os clientes.

 


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