Qual o melhor formato para anunciar no Facebook?

Qual o melhor formato para anunciar no Facebook?

Segundo o Instituto Ipsos, a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, o Facebook é a segunda marca que causa maior identificação e influência sobre os consumidores brasileiros, ficando atrás apenas do Google. Além disso, essa é a maior rede social do Brasil e do mundo, tendo, respectivamente, 139 milhões e 2 bilhões de usuários atualmente. Esses dados explicam o porquê de tantas empresas investirem no Facebook, através da veiculação de anúncios sobre seus produtos ou serviços.

Segundo a pesquisa Social Media Trends 2018, realizada pela Rock Content, a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, 94,4% das empresas no Brasil estão nas redes sociais e o Facebook é a mais utilizada por elas, alcançando a marca de 98,8%. Com tanta concorrência, é preciso fazer um investimento certeiro, escolhendo o melhor formato para anunciar no Facebook. Mas, afinal: quais são as opções e qual a melhor delas? Confira os formatos de anúncio abaixo!

 

Imagem Única:

 

Esse é o formato para anunciar no Facebook mais popular! Trata-se de um banner com imagem, texto em forma de legenda, link e botão, sendo uma forma de divulgar os seus produtos ou serviços e direcionar o usuários desta rede social para o seu site. Pode ser utilizado para quase todos os tipos de posicionamento, como tráfego, envolvimento, curtidas na página e participações no evento. É fácil de fazer, sendo o impulsionamento de uma publicação feita na página uma das formas de criar esse tipo de anúncio.

 

Uma dica é utilizar fotos bonitas e textos curtos no estilo “clickbait”, para chamar a atenção do seu público. Vale lembrar que é fundamental que a imagem tenha alta resolução. Esse formato também permite que você veicule fotos 360 ou panorâmicas. É uma forma de deixar esse tipo de anúncio mais interativo. Assim, você chama mais atenção para a sua marca. Esse tipo de anúncio pode ser veiculado no Facebook, no Instagram e no Audience Network.

 

Vídeo Único:

 

Pesquisas do próprio Facebook mostraram que os vídeos possuem maior alcance e engajamento que as fotos. Um estudo da companhia de Mark Zuckerberg constatou que mais de 100 milhões de horas de vídeos são assistidas todos os dias no Facebook e no Instagram. A pesquisa ainda mostrou que a publicação desse tipo de conteúdo cresceu 616% entre 2012 e 2015 e que as estimativas apontam que esse formato irá representar 75% do volume de dados de todos os sites até 2020. Só esses dados já explicam porque você deve veicular vídeos como anúncio nessa rede social.

 

Esse formato para anunciar no Facebook é uma excelente opção para cativar os usuários com uma boa história ou mensagem, gerar reconhecimento da sua marca, alcançar mais pessoas e estabelecer uma relação mais próxima dos seus clientes. A dica é anunciar vídeos curtos, o que aumentam as chances do seu conteúdo ser visto por inteiro pelo seu público-alvo. Esse tipo de anúncio pode ser veiculado no Facebook, no Instagram e no Audience Network. As opções de posicionamento são semelhantes às disponíveis para imagens únicas. Você também pode inserir um link e um botão neste anúncio, tendo que voltar sua atenção apenas para que o vídeo possua resolução alta sem formato de faixas laterais livres, ou seja, sem barras pretas.

 

Carrossel:

 

Esse formato para anunciar no Facebook consiste em criar uma sequência navegável de imagens ou vídeos. Para utilizá-lo, é preciso ter de dois a dez conteúdos. É uma forma de veicular vários anúncios em apenas um, sendo ideal para empresas que possuem muitos produtos ou serviços ou que gostariam de detalhar o que vendem. O interessante é que você pode inserir links, botões, textos, títulos e descrições em cada um dos itens do carrossel, podendo dar informações específicas de cada conteúdo e direcionar ao seu público para diferentes páginas, de acordo com o produto ou serviço que lhe interessou. Ou seja, é um formato que possui mais espaço para gerar diferentes ações.

 

Além disso, o Carrossel é um formato para anunciar no Facebook interativo e flexível, permitindo que você use toda a sua criatividade para criar um bom anúncio. Por exemplo, se você possui uma loja de calçados, pode anunciar vários modelos de uma só vez. Ou se você possui uma confeitaria, pode detalhar o seu produto, colocando imagens do bolo inteiro, de uma fatia, do recheio e por aí vai. Você também pode contar uma história ou explicar um passo a passo para o seu público. Esse formato é exibido no feed de notícias do Facebook e do Instagram, seja em dispositivos móveis ou em computadores. Algumas opções de objetivo disponíveis para esse tipo de anúncio são alcance, reconhecimento da marca, instalações de aplicativo e vendas do catálogo.

Coleção:

 

Esse formato é voltado exclusivamente para dispositivos móveis. Seu objetivo é se beneficiar dos altos índices de uso de smartphones atualmente. Trata-se de um anúncio que facilita a navegação e a conversão graças a sua forma visual, imersiva, rápida e envolvente. É como se você estivesse olhando a vitrina de uma loja física através da tela do seu celular. É indicado para e-commerces, já que a premissa é realizar a compra online. Pode conter até 50 produtos dentro de uma só coleção, o que facilita que o seu público-alvo conheça melhor o que o seu negócio oferece.

 

Com esse tipo de anúncio você pode conseguir novos clientes, apresentar sua empresa e exibir um catálogo de produtos através de dois tipos de layout. É um anúncio que chama a atenção e que pode retornar em cliques para o seu site ou aplicativo. Uma dica é utilizar o Canvas, uma experiência de tela cheia que gera envolvimento, interesse e intenção nos usuários. Para esse tipo de anúncios só estão disponíveis três objetivos: tráfegos, conversões e visitas à loja.

 

Mas, afinal qual é o melhor formato para anunciar no Facebook?

 

Não existe um formato para anunciar no Facebook melhor que o outro,, mas sim o tipo de anúncio ideal para o seu objetivo. Se você está começando a montar campanhas nessa rede social e possui pouco conhecimento sobre o Gerenciador de Anúncios, é melhor utilizar o formato de imagem única, impulsionando uma postagem feita na própria página.  Esse formato também é indicado para você que está começando a divulgar o seu negócio no Facebook e deseja gerar reconhecimento para a sua marca. Se o seu objetivo é atrair curtidas para sua página ou atrair o seu público para um evento, a imagem única também é indicada. Para esses três últimos propósitos, você também pode anunciar vídeos, desde que possua uma equipe que saiba produzir esse material. Lembre-se que a qualidade é fundamental para um bom resultado, seja na resolução do vídeo ou em seu conteúdo. Você também pode utilizar esse formato para conseguir alcance e envolvimento.

 

O formato Carrossel e Coleção são indicados para você que possui muitos produtos ou serviços e deseja anunciá-los de uma só vez. Ambos são indicados para tráfego e conversão. O Carrossel também é um formato para anunciar no Facebook indicado para você que deseja mostrar particularidades de um único produto ou que tenha como objetivo gerar cadastros ou instalações de um aplicativo. Ele também é a melhor opção caso você tenha certeza que a taxa de acessos ao seu site por computadores é alta. Vale lembrar que a Coleção só é veiculada em celulares, sendo indicada para você que possui uma loja online e deseja gerar visitas à ela.


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