4 dicas essenciais para melhorar a classificação orgânica do seu blog

Veja dicas para melhorar a classificação orgânica do seu blog

4 dicas essenciais para melhorar a classificação orgânica do seu blog

Escrever artigos para blog é uma atividade que demanda tempo e dedicação. Então, não adianta muito focar seus esforços na produção desse tipo de conteúdo se ele não recebe uma boa quantidade de acessos. Se você quer criar postagens com maior potencial de serem classificadas organicamente, fique ligado nessas dicas:

1. OTIMIZAÇÃO

O passo mais básico é otimizar cada parte do seu post:

Palavras-chave: prefira palavras-chave de cauda longa, que são formadas por três ou mais palavras, formando uma pequena frase. Quanto mais específica ela for, mais perto estará do conteúdo que você quer divulgar. Utilize-a quantas vezes for possível ao longo do texto de forma natural.

Título: crie um título com no máximo 60 caracteres e inclua sua palavra chave bem no seu início.

Meta description: a meta description é um mini-texto que aparece nas ferramentas de busca para dar uma visão de sobre o que se trata o link. Escreva uma chamada de no máximo 160 caracteres bem apelativa e que resuma bem o assunto do seu post. Não esqueça de incluir sua palavra-chave aqui também!

URL: escolha uma URL que transmita o assunto do post, mas que ao mesmo tempo seja curta – URLs curtas têm melhor classificação.

Imagem: use uma imagem para ilustrar o assunto do post e coloque um texto alternativo (incluíndo a palavra-chave) nela.

Links: use links externos para respaldar e dar mais credibilidade às informações que você escreveu. Links internos ajudam a aumentar o tráfego para outras páginas de seu blog.

2. SITES COM AUTORIDADE

Consiga com que outros sites, de preferência sites com autoridade, que são sites mais antigos, tenham links para o seu blog. Links vindos de domínios com autoridade são uma excelente forma de melhorar a classificação orgânica do seu blog.

Como conseguir isso? Colete alguns e-mails que sejam orientados para sites que sejam relacionados ao tópico do seu blog e peça por backlinks. Caso não consiga acesso a esses e-mails, comente nas redes sociais ou envie mensagens para essas páginas ou blogs. Ter um post como convidado em um site de autoridade é também uma opção, e apesar de mais difícil de conseguir, é uma excelente forma de conseguir backlink.

3. REDES SOCIAIS

Alguns estudos apontam que há uma correlação entre o aumento de indicadores de redes sociais e o ranking do blog. Além disso, o tráfego do site também aumenta. Promova seu blog nas mídias sociais para ganhar interações como comentários e curtidas. Como uma importante fonte de tráfego para o site, as redes sociais têm o papel de aumentar a visibilidade da marca e dos conteúdos do site!

4. PALAVRAS-CHAVE SEMÂNTICAS

Palavras-chave semânticas são aquelas que se relacionam com a sua palavra-chave principal.

Ao pesquisar pela palavra “máquina de lavar”, por exemplo, o Google tentar adivinhar o que você deseja, seja comprar uma máquina de lavar, consertar, vender, etc. Uma dica para encontrar palavras semânticas é consultar a parte de “buscar relacionadas” do Google e também consultar o Google Instant.

Ao usar palavras semânticas no seu blog, o Google pode reconhecer com mais facilidade do que se trata o seu conteúdo e relacioná-lo com uma pesquisa. Além do mais, isso ajuda a aumentar a relevância.

 

Aumentar o tráfego orgânico do seu blog não é impossível. Pode levar algum tempo, mas aplicando essas dicas e buscando sempre aprimorar as estratégias de SEO, você verá os resultados do aumento do tráfego orgânico. Com alguns aprimoramentos dentro do próprio conteúdo que você produz e na estratégia utilizada pra divulgá-los, você já está no caminho.

Não há atalhos, é necessário trabalhar nessas questões e tomar decisões planejadas. Assim, você terá um tráfego de maior qualidade para o seu blog, e não precisará investir (ou investir tanto) em tráfego pago.


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados

ARTIGOS MAIS LIDOS