Não arrisque perder seu CRM: cuidado com o que divulga na internet

Cuidado com o que você divulga na internet para não perder seu CRM

Não arrisque perder seu CRM: cuidado com o que divulga na internet

A internet é uma ferramenta que proporciona ao profissional de medicina inúmeras vantagens, tais como: se tornar referência em sua especialidade e estar mais próximo do seu paciente mantendo um relacionamento pós-consulta, além de encher sua agenda com novas consultas. Para desfrutar desses benefícios é importante se atentar às regras estabelecidas pelo CFM para divulgações médicas na internet, assim você não corre o risco de perder seu CRM.

Muitos médicos utilizam a internet e as redes sociais como forma de divulgar seus serviços para uma grande audiência. O marketing médico é um assunto abordado frequentemente aqui no blog.

A função do médico na internet é apenas educacional e de esclarecimento, e o sigilo profissional e a intimidade e privacidade do paciente são garantidas constitucionalmente. Por isso, para fazer o marketing digital para médicos, existem algumas regras que são definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CMF) e que devem ser respeitadas.

De acordo com o conselheiro Emmanuel Fortes, ao observar os critérios definidos pelo CFM “o médico estará valorizando uma conduta ética nas suas atividades profissionais, além de se proteger efetivamente de eventuais processos movidos por terceiros em busca de indenizações por danos materiais ou morais decorrentes de abusos.”

Se não obedecidas, essas regras podem ameaçar a carreira do médico. Para não correr o risco de comprometer seu registro profissional ou perder seu CRM, saiba quais normas você deve seguir a risca:

Não divulgar fotos, imagens ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal. Isso inclui as fotos de montagem no estilo “antes e depois”.

Não anunciar especialidade/área de atuação não reconhecida, bem como especialidade/área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado junto aos Conselhos de Medicina.

Não expor a figura do paciente na divulgação de técnica, método ou resultado de tratamento.

Para saber mais dicas sobre como divulgar nas redes sociais sem correr riscos confira esse nosso artigo também sobre o tema.


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados

ARTIGOS MAIS LIDOS