Nova atualização do Facebook: prioridade para links mais rápidos

Nova atualização do Facebook: prioridade para links mais rápidos

A nova atualização do Facebook foi comunicada na primeira semana de agosto de 2017 e tem como objetivo melhorar a experiência do usuário, priorizando os anúncios de sites que carreguem mais rápido no feed da rede social.

Após algumas reclamações de usuários sobre páginas que anunciavam sites muito lentos, o Facebook resolveu mudar suas regras e modos de anúncios pagos. Daqui em diante, a atualização do Facebook vai priorizar mostrar aos usuários links que carregam rápido, principalmente em dispositivos móveis.

Segundo o comunicado, feito por Jiayi Wen e Shengbo Guo, ambos engenheiros da rede social, 40% das pessoas abandonam um site se demorar mais de 3 segundos para seu carregamento.

“Durante os próximos meses iremos atualizar o feed de notícias para mostrar mais publicações que carregarão rapidamente em dispositivos móveis e menos publicações que demoram mais para carregar, assim os usuários podem passar mais tempo lendo as histórias que acham relevantes.”

A partir de agora, com a nova atualização do Facebook, a ferramenta analisará os links clicados pelo aplicativo da rede social, considerando a velocidade de conexão do usuário e a velocidade geral do site. Se, analisando esses fatores, for indicado que o carregamento é rápido, o anúncio terá uma melhor visualização em comparação aos outros.

E como será o impacto nas páginas do Facebook?

A nova atualização do Facebook será implementada de forma gradual nos próximos meses. Os engenheiros da rede social salientaram que não haverá mudanças significativas na distribuição do conteúdo da maioria das páginas. Já as páginas lentas, porém, podem ver diminuições no tráfego de referência.
No comunicado, também é compartilhado um link do próprio Facebook com dicas para otimização do carregamento de sites mobile.

Com essa atualização do Facebook, a rede social continua a buscar e priorizar a qualidade e relevância das informações (incluindo os anúncios) que chegam ao feed de notícias do usuário final, mais do que a forma como é feito.

Essa atualização do Facebook impacta seu site?

Para saber isso você precisa medir a velocidade de carregamento do seu site. Na internet existem várias ferramentas gratuitas para a medição, inclusive do Google.
No Teste Meu Site, o Google mede a velocidade do seu site mobile, dando vários dados interessantes, como tempo de carregamento, porcentagem de perda estimada de visitantes e até um relatório gratuito com dicas para otimização.

Outra ferramenta também do Google é a PageSpeed Insigths. Mais completa e mais técnica que a anterior, a PageSpeed mostra possíveis otimizações tanto na versão mobile quanto na versão desktop do site.

Aproveite o feedback das ferramentas acima para saber onde você precisa trabalhar para melhorar e modernizar a otimização e a usabilidade do seu site. Lembre-se que, além de conseguir prioridade na nova atualização do Facebook para anúncios, o acesso e a retenção de visitantes no seu site será maior e mais proveitosa tanto para você quanto para os usuários se o seu site for moderno e rápido em suas funções.


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados

ARTIGOS MAIS LIDOS