Novidades nas redes sociais em abril

Novidades nas redes sociais em abril

Constantemente, as redes sociais trazem melhorias e novidades para os seus aplicativos. No último mês, uma série de novos recursos foram anunciados. Se você não viu essas notícias e quer saber quais foram as atualizações no Facebook, Instagram, Twitter e mais, está no artigo certo. Confira agora as novidades nas redes sociais em abril.

 

Facebook:

A rede social de Mark Zuckerberg anunciou uma série de novidades. A primeira foi sobre o Messenger. Agora, os usuários poderão excluir qualquer mensagem enviada em uma conversa no serviço de bate-papo do Facebook. O recurso, tão esperado pelos usuários, está em fase de planejamento. Outra novidade é que será possível apresentar vídeos pré-gravados em formato ao vivo. A ideia é deixar a transmissão mais parecida com uma apresentação profissional, permitindo que os usuários respondam em tempo real os vídeos já gravados, criando um ambiente de debate. O recurso já foi liberado para algumas marcas e deverá ser liberado para mais usuários em breve.

E tem mais novidades nas redes sociais em abril! O formato de anúncios pre-roll, aqueles que são exibidos antes de um vídeo, poderá ser visto em mais áreas da rede social, como nos resultados de busca e nas páginas de empresas. Porém, não serão todos os vídeos que poderão entrar como anúncios pre-roll no Facebook. A rede social irá filtrar os conteúdos disponíveis, selecionando aqueles que gerem valor e despertem interesse nos usuários. O objetivo é ampliar a publicidade no Facebook sem produzir conteúdo irrelevante para a rede.

Por último, a rede social anunciou um sistema de votos, no qual os usuários poderão dizer se uma publicação é relevante ou não, útil ou nocivo. O objetivo é tornar debates construtivos, mostrando mais comentários e publicações que recebem voto positivo e escondendo aqueles que receberem muitos “downvotes”.

Instagram:

A rede social que mais cresce atualmente anunciou o modo Focus no Stories. Trata-se de um recurso conhecimento como retrato em dispositivos como o iPhone X, por exemplo, que já contam com a função em sua câmera. Essa lente detecta o rosto de quem está fazendo a selfie e borra o fundo para causar uma sensação como fotos profissionais com profundidade de campo. O recurso, porém, não ficará disponível para todos. Apenas usuários com aparelhos 6S, 6S Plus, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X e alguns dispositivos Android poderão utilizar o recurso.

O Instagram também liberou um sticker de menção no Stories, facilitando que os usuários mencionem de forma mais fácil seus amigos. O Stories também receberam outra atualização que permite subir várias fotos e vídeos de uma vez só. Basta clicar em “selecionar vários”, botão localizado na parte superior da história. Outra novidade é que o Instagram estaria testando um novo design para a guia “Explorar”, disponibilizando categorias de acordo com o interesse do usuários e hashtags como os “Trending Topics” do Twitter.

Por último, mais uma das novidades das redes sociais em abril que está em teste é o botão mudo no Instagram, que silencia um perfil. Assim, um usuário não veria mais publicações de outro em seu feed, sem deixar de segui-lo. E mais novidades para o Stories em teste. O Instagram estaria testando uma câmera chamada Slow-Mo. Disponível no Samsumg Galaxy S9, essa opção grava vídeos em câmera lenta e tira fotos em super slow motion. Outro recurso em teste é o Stories passar a ter reações em stickers, como já ocorre no Facebook.

 

Pinterest:

A rede social de compartilhamento e descoberta de fotos apresentou duas novidades. A primeira é que a plataforma passou a contar com mais acessibilidade para usuários que sofrem com deficiência visual, como daltonismo e perda parcial ou total da visão. A novidade trouxe melhorias na navegação através de suas fontes e cores. Os textos foram adaptados para uma leitura mais fácil através de um fundo com pouca cor e uma nova paleta de cores que torne a navegação mais compreensível para quem tem algum tipo de sensibilidade a variações de tom. As fontes de texto também passaram a ser dinâmicas, podendo ser alteradas conforme for melhor para a visão do usuário. Para quem sofre com perda parcial ou total da visão, será possível receber comentários por voz. Essas mudanças já estão disponíveis para iOS e web. Os usuários de celulares Android terão que esperar mais um pouco para aproveitar essas otimizações.

Outra novidade anunciada pelo Pinterest foi a criação de um filtro que permite a busca por fotos de acordo com tons de pele. O novo recurso está disponível nas categorias de cabelos e beleza e leva em consideração fatores como iluminação e sombra.

 

Snapchat:

A rede social de mensagens com base em imagens e vídeos anunciou que seus usuários podem fazer chamadas de áudio e vídeo com até 16 pessoas. Durante as ligações, ainda será possível usar os filtros animados da plataforma, que também receberam uma atualização. O Snapchat passou a permitir que seus usuários criem seus próprios filtros através de reconhecimento facial. A ferramenta, chamada de Lens Studio, torna possível a criação de filtros com templates pré-definidos e integrados a recursos como o Giphy, que possui uma vasta biblioteca de gifs e stickers animados. A criação, porém, não será feita exclusivamente no aplicativo.

O usuário que desejar criar seu próprio filtro deverá criar uma arte em um programa de arte 2D ou modelagem 3D. Em seguida, a sua criação deverá ser importada para o Lens Studio. Só depois disso será possível criar animações para o modelo do usuário dentro do aplicativo, além de publicá-la e compartilhá-la com a sua rede.

 

Twitter:

A rede social estilo microblogging passou a agrupar publicações de diferentes usuários com o mesmo assunto em uma sessão. Na seção principal do Twitter, é possível encontrar todos os tweets que compartilharam uma notícia de uma mesma fonte, por exemplo. É uma estratégia para mudar o foco dessa rede, tornando-a mais ligada a conteúdos de notícias, ampliando a seção Twitter Moments.

Outra novidade é que uma mudança nas APIs do Twitter vai impactar quem utiliza aplicativos não-oficiais dessa rede social. A extinção do Streaming Services vai fazer com que aplicativos como Tweetbot e o Twiterrific parem de funcionar. Essa mudança deve-se a uma atualização de script, que será mais restritiva e ainda não foi disponibilizada em versão beta para os desenvolvedores terceirizados, o que tem gerado revolta entre seus desenvolvedores e usuários.

 

Gostaram das novidades nas redes sociais em abril? Novas atualizações já foram anunciadas em maio e o mês só está começando. Acompanhe nosso blog para saber sobre novos recursos em suas redes sociais favoritas.

Artigos Relacionados

ARTIGOS MAIS LIDOS