Os 7 tipos de influenciadores digitais

Os 7 tipos de influenciadores digitais

Os “digital influencers” estão cada vez mais requisitados no mundo do marketing.  Estratégia nova no mundo das empresas, a melhor forma de contar com essas pessoas para propagar a marca ainda está em fase de descoberta. Por isso, vamos explicar melhor quem são e quais são os tipos de influenciadores digitais.

Influenciadores?

Influenciadores digitais nada mais são que pessoas que, de alguma forma, são muito populares nas redes sociais. Eles geram conteúdo constantemente no Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e outras redes, conseguindo enorme engajamento de forma a encantar pessoas e influenciar seu comportamento.

Tipos de influenciadores digitais

Segundo a Bia Granja, co-fundadora do youPIX, definiu 7 tipos de influenciadores digitais distintos.
Baseando-se nos fatores Alcance (tamanho da audiência), Ressonância (repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência) e Relevância (fit com o assunto ou valores da marca), Bia, junto com o pessoal do youPIX, separou os influenciadores digitais em tipos diferentes.

Vamos a eles.

1) Top celebridade

Os influenciadores desse tipo são aqueles que possuem grande público, mas que não falam de nenhum assunto específico. Com uma audiência diversa, são procurados para dar mais visibilidade a marca (awareness), mesmo que a conversão em vendas seja baixa por não ter relevância no assunto do produto ou serviço para o qual foi contratado.

2) Fit celeb

Um dos tipos de influenciadores digitais mais requisitado.
São pessoas que possuem relevância com o assunto específico da marca, além de grande alcance e repercussão (ressonância) junto ao público.
Ou seja, são o tipo “perfeito” de influenciador digital para a empresa, já que consegue um grande alcance, uma grande influência e tem similaridade com os produtos e serviços da marca. Isso gera awareness e geração de leads/vendas para os anunciantes.
Porém, pelo seu grande tamanho, influenciadores desse tipo costumam cobrar um preço alto para ações de marketing.

3) Autoridade

Influenciadores digitais do tipo Autoridade são respeitados dentro de seu segmento de atuação, possuindo grande repercussão e similaridade com o assunto da marca. Apesar da audiência mais baixa, possui um público específico e altamente engajado.
Com esse tipo de influenciador, a empresa consegue trabalhar a percepção sobre a sua marca e até converter alguns usuários.

4) Ecossistema

Aqui é um tipo que fala sobre um conjunto de influenciadores que, juntos, possuem relevância em seu nicho de público. Dessa forma, a partir de uma estratégia de onipresença, os influenciadores divulgam a marca de forma a melhorar também o seu posicionamento perante o público que quer atingir.
Apesar desse tipo de influenciador possuir baixa audiência e ressonância mediana, a relevância é alta.

5) TrendSetter

Conhecidos por serem líderes de causas ou discussões, os influenciadores desse tipo costumam ser pioneiros em tomar atitudes ou discutir sobre algum assunto relevante.
São respeitados pelo público – que é baixo – e possuem grande ressonância. Costumam ser usados para marcas que querem trabalhar o seu posicionamento.

6) Jornalista

São influenciadores que trabalham na mídia tradicional e, por isso, possuem grande alcance. Porém, por tratarem de diversos assuntos, sua ressonância relevância vão depender caso a caso.

7) Público interno

São influenciadores digitais que trabalham na própria empresa da marca.
Ajudam na humanização da marca, além de divulgarem cultura e valores da empresa. Não possuem grande alcance, mas grande relevância.

 

É importante ressaltar que cada empresa deve analisar todos os tipos de influenciadores digitais e em qual deles se enquadra a(s) pessoa(s) que quer contratar para parceria. Cada um pode atender a marca de uma maneira, então é necessário definir a melhor estratégia para a marca.


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