Novidades do Instagram: confira as novas funcionalidades

Novidades do Instagram: confira as novas funcionalidades

As novidades do Instagram são sempre muito esperadas pelos usuários e pelas marcas que usam a rede social. As mudanças são constantes, o que mantém profissionais de marketing e usuários em alerta.

Crescendo cada vez mais, a rede social tem atualizações e melhorias frequentes e interessantes.

Veja no post de hoje as principais novidades do Instagram dos últimos meses!

Siga hashtags!

No final de 2017, o Instagram anunciou uma atualização que daria a oportunidade dos usuários seguirem hashtags. Com essa novidade, os usuários não precisam mais pesquisar hashtags regularmente para encontrar novos conteúdos nos quais estão interessados. Eles podem simplesmente seguir uma hashtag para que o conteúdo seja entregue regularmente. Assim como há um feed de “pessoas”, os usuários também podem criar um feed de “hashtags” onde esse conteúdo será exibido.

Isso é muito vantajoso para as marcas que atuam na rede social por vários motivos. Com uma excelente pesquisa de hashtag, você pode aumentar a probabilidade de aparecer de forma mais segmentada, ou seja, em feeds de pessoas que realmente querem ver seu conteúdo. 

Anúncios carrossel para stories

O anúncio carrossel é um dos formatos de anúncio com mais eficácia, dando melhores resultado para as marcas. Ele tem taxas de engajamento, taxas de cliques e taxas de conversão significativamente mais altas. É por isso que ele aparece com mais frequência no feed de notícias. 

Desde fevereiro desse ano, esse tipo de anúncio muito utilizado no Facebook também está disponível para o Instagram Stories! Uma das novidades do Instagram mais aguardada pelas marcas.

Agora, os anúncios de stories podem ter até três slides, podendo ser de imagens ou vídeos. Além disso, os anunciantes ainda podem incluir elementos interativos, como o “Deslize para cima para ver mais” (desde que tenham acima de 10 mil seguidores).

Mais possibilidades no stories!

O Instagram percebeu que o stories virou um fenômeno entre os usuários e resolveu fazer várias atualizações interessantes.

Uma das recentes novidades do Instagram é a possibilidade de postar vídeos e imagens de todos os tamanhos para o Instagram Stories, incluindo conteúdo panorâmico e com formato quadrado. Antes dessa atualização, só era possível postar imagens com dimensões 16:9 que, muitas vezes, cortava a maior parte do conteúdo. 

Outra atualização é que agora os usuários podem fazer stories que envolvam apenas texto, sem necessidade de fotos ou vídeos. É possível escolher entre planos de fundo coloridos e personalizáveis ​​e estilos de texto diferentes, incluindo uma fonte de néon e outra que lembra uma máquina de escrever. Adesivos também podem ser adicionados também, inclusive em formato gif.

Instagram também começou recentemente a adicionar os stories expirados do usuário para uma espécie de arquivo. O recurso de arquivamento de postagens era, anteriormente, utilizado apenas para armazenar fotos e vídeos que o usuário não desejava mais exibir em seu perfil público. 

Ainda falando de stories, o Instagram passou a permitir que stories antigos sejam publicados diretamente no perfil, através do recurso chamado Destaques. É possível usar stories do arquivo, dar a um nome e compartilhar no seu perfil, onde aparecerão acima de outras postagens. 

DMs sem privacidade?

Algumas novidades do Instagram que para algumas pessoas não foram muito boas são:

  • As DMs (direct messages) indicam há quanto tempo alguém estava online na rede social, como no Facebook Messenger. Para quem quer mais privacidade, é possível desabilitar esse recurso nas configurações. 
  • DMs também possuem confirmações de leitura de mensagens ativadas por padrão, mas não podem ser desativadas também como no Messenger.
  • As DMs também denunciam quem tira print do stories!

Apesar das DMs serem um tanto quanto “dedo-duro”, nas imagens ou vídeos enviados é possível configurar, antes do envio, se será de visualização única, se será permitida repetição ou se ficará sempre disponível no bate-papo.

Compras no Instagram

Assim como o Facebook nos últimos anos, o Instagram está se tornando mais favorável para vendedores, marcas e empresas. A publicidade na plataforma está aumentando rapidamente e novos recursos para marcas estão realmente mudando a rede social.

Uma das novidades do Instagram mais influente é o Instagram Shopping. Esse recurso de venda permite que as marcas adicionem links diretamente nas fotos dos produtos (já com preço e descrição) para enviar os clientes para suas respectivas páginas de compra.

Lives compartilhadas

Mais duas interessantes novidades do Instagram são:

  • a possibilidade de fazer uma live com mais uma pessoa;
  • possibilidade dos usuários solicitarem participar de uma transmissão ao vivo. Caso sejam aceitos, podem começar a transmitir ao vivo como convidado do “anfitrião”.

O recurso de live streaming do Instagram é muito utilizado, principalmente por famosos. Essas novas funções permitem que haja interação entre celebridades e fãs, o que aumenta muito as possibilidades de envolvimento e engajamento dos usuários.

Parcerias pagas

O poder dos influenciadores nas redes sociais é imenso, principalmente no Instagram. É por isso que muitas marcas se alinham aos influenciadores para alcançar seus públicos-alvo.

Fazendo jus a essa crescente parceria, mais uma das grandes novidades do Instagram chamou atenção: o lançamento de uma nova função de tag de parceria paga.

Influenciadores podem agora divulgar suas postagens pagas no topo de suas postagens (onde as tags de localização ficam). Esse recurso é uma ferramenta útil para marcas, criadores de conteúdo e usuários, tornando fácil a identificação de postagens patrocinadas.

Além disso, esse recurso oferece um benefício indireto para as marcas, que agora poderão alcançar mais usuários.  Com esse novo recurso, as pessoas verão “Parceria paga com (marca)” no topo da postagem. Como resultado, os usuários verão o nome da marca na parte superior enquanto percorrem os feeds, mesmo se não tocarem nas tags. Isso facilita a criação de reconhecimento da marca e o recall da mesma no futuro.

Quais são as próximas possíveis novidades do Instagram?

 

As novidades do Instagram dos últimos meses foram grandes. E, com certeza, muito mais ainda está por vir. Lembre-se: é importante manter-se atualizado sobre as tendências! Mantenha suas páginas e perfis sempre atualizados: essa é a melhor maneira de maximizar os resultados.

E, claro, acompanhe o nosso blog com as melhores dicas e novidades do marketing digital!


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados