Quanto investir em marketing?

Investir em marketing

Quanto investir em marketing?

A internet é uma parte essencial das nossas vidas e também uma máquina de negócios. Muitos médicos e clínicas já abriram os olhos para isso e estão buscando se modernizar.

Uma dúvida muito comum que surge é: “Quanto preciso investir em marketing?”

Antes de tudo, para saber o quanto investir em marketing, você precisa definir os seguintes itens:

  • o resultado que deseja alcançar
  • em quanto tempo pretende atingir esse resultado
  • o valor médio de cada venda realizada
  • média de consultas ou procedimentos realizados

Além disso, esse cálculo depende também de outros fatores como a estratégia e visão do negócio e sua taxa de crescimento. Com isso em mente, é possível ter uma visão clara de quanto você deve investir em marketing.

As clínicas e os profissionais mais novos no mercado precisam se tornar conhecidos pelo público. Por isso, devem investir em marketing uma parte maior de seu faturamento do que quem já está consolidado no mercado.

No geral, investir em marketing para negócios já consolidados significa gastar um percentual entre 6% e 12% do faturamento. Já o de negócios pouco conhecidos, é recomendado investir entre 12% e 20%.

68% das empresas mantém um orçamento separado para marketing digital, que equivale em média a 1/4 do total do orçamento destinado ao marketing.

Lembre-se: esses valores dependem de quais objetivos você deseja obter. Não existe uma regra, e quanto mais você investir, mais rápido vai obter resultados e atingir as metas estipuladas.

Organize como você vai repartir a verba para investir em marketing pois os investimentos devem ser distribuídos de forma proporcional entre diversas atividades, de acordo com seus objetivos.

Começando a investir em marketing, há 3 atividades consideradas essenciais:

  • publicidade digital
  • marketing de conteúdo
  • desenvolvimento de website.

Preciso contratar uma agência ou posso fazer sozinho?

O marketing digital está em constante mudança e realizar atividades com foco e efetividade exige um grande conhecimento não só em marketing mas também em tecnologia.

É possível realizar algumas atividades mais simples sozinho. Porém lembre-se de que no marketing digital as interações com internautas acontecem praticamente em tempo real. O médico terá que se dedicar à responder e interagir com o público no digital. Com isso, ele pode desviar do foco do seu principal trabalho.

Também é possível contratar um funcionário específico que cuide do marketing. Porém é importante lembrar que contratar novos funcionários exige tempo, investimento e treinamento.

Por isso, é recomendado buscar ajuda com especialistas de uma agência de marketing digital. Não há tamanho mínimo ou máximo de carteira de pacientes, todos os portes de clínicas e profissionais podem ser atendidos por uma agência de marketing digital.

Uma agência irá otimizar o que você investir em marketing. Uma agência é capaz de se integrar com seu negócio e seus funcionários e te ajudar a caminhar na direção desejada da melhor forma possível.

É importante investir em marketing ao menos uma parte do faturamento do seu consultório ou clínica. Investir em marketing vai além de publicidade, inclui também ações estratégicas para a melhoria do serviço. Para crescer e valorizar seu trabalho é importante investir em marketing, afinal, quem não é visto não é lembrado.


Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

Artigos Relacionados

ARTIGOS MAIS LIDOS