Google: nova mudança para ranqueamento de sites mobile

Google: nova mudança para ranqueamento de sites mobile

Recentemente, foi anunciado pela Google que, a partir de julho, o ranqueamento de sites mobile irá mudar, tendo prioridade os que possuem velocidade de carregamento maior.

Com os acessos via dispositivos móveis aumentando ano a ano, essa mudança faz parte de mais um dos avanços apresentados pela empresa a favor de sites otimizados para smartphones e tablets.

Essa atualização nos requisitos do ranqueamento de sites mobile é chamada de “Speed Update” (ou  Atualização de velocidade, em tradução livre) e, segundo a Google,  somente afetará as páginas mais lentas. Porém, visando a intenção da consulta pelos usuários, é reforçado que sites lentos que possuem conteúdo relevante, ainda podem ser bem classificados.

No comunicado, a Google também manda um recado aos desenvolvedores, incentivando-os a refletir sobre a experiência do usuário em uma página mobile e todas as métricas que envolvem. Além disso, reforça que, apesar de não haver ferramentas que indiquem que uma página é afetada por esse novo fator de classificação, existem outros recursos que podem ser usados para analisar o desempenho de uma página.

  • Relatório de experiência do usuário do Chrome: um conjunto de dados público de métricas de experiência do usuário, com base nas experiências do público no navegador Chrome. 
  • Lighthouse, uma ferramenta automatizada e uma parte das Ferramentas de desenvolvedor do Chrome para auditar a qualidade (desempenho, acessibilidade e mais) das páginas da web.
  • PageSpeed ​​Insights, uma ferramenta que indica o quão bem uma página executa no Relatório UX do Chrome e que dá sugestões para otimizações de desempenho.

 

Vale lembrar que, desde 2014, a empresa tem investido no segmento móvel, com guias e ferramentas para que desenvolvedores e designers consigam analisar a velocidade de seus sites e realizar as mudanças necessárias para melhor otimização.

Como tais mudanças só acontecerão a partir de julho, os desenvolvedores e designers tem tempo suficiente para analisarem a velocidade de seus sites e fazerem as mudanças necessárias para melhor experiência do usuário e, consequentemente, melhor classificação no ranqueamento de sites mobile.

Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias!

 

Artigos Relacionados

ARTIGOS MAIS LIDOS