3 razões que fazem seu site perder clientes

Razões que fazem seu site perder clientes

3 razões que fazem seu site perder clientes

92% das pessoas não conclui uma compra na primeira vez em que acessa um site – o consumidor precisa ter confiança e ser convencido aos poucos a realizar a compra. Para isso, as marcas devem criar uma experiência digital perfeita entre todos os seus meios de comunicação. Uma boa comunicação é a base de qualquer estratégia.

Uma pesquisa feita pela Episerver aponta que os três principais erros que as marcas cometem em seus e-commerces são:

  1. Fornecer aos consumidores conteúdo incompleto ou incorreto

É preciso transformar a vontade da compra em ação. Como fazer isso? Acrescentando conteúdo ao comércio.

Conteúdo insuficiente pode impedir uma compra até mesmo quando o consumidor já estava a planejando. Para contribuir para o processo, a experiência de compra digital deve ter forte conteúdo visual.

Fotos em alta resolução, tutorias em vídeo mostrando como o produto funciona, sugestões de combinação em caso de roupas, fotos do produto em diferentes cenários no caso de móveis. Além disso, informações como horário de funcionamento das lojas físicas, especificações técnicas do produto e avaliações de outros clientes são fundamentais.

Essas adições de informação aproximam a compra online da experiência da compra em loja e assim passam mais confiança ao potencial comprador.

  1. Criar expectativas que não serão correspondidas

37% dos compradores receberam um produto que era diferente do esperado.

27% dos compradores receberam um produto que não correspondia a sua descrição no site.

Expectativas não correspondidas causam prejuízos financeiros e prejuízos à reputação da marca. As principais soluções para isso são:

  • Fornecer conteúdos completos sobre os produtos.
  • Fornecer avaliações de outros consumidores, para confirmar a veracidade das informações oferecidas.
  • Utilizar ferramentas inteligentes que analisam o comportamento online do consumidor para recomendar produtos.
  1. Não personalizar a experiência de compra

  • 35% dos compradores sentem que as marcas fazem um trabalho ruim em personalizar a experiência de compra.

Com a grande quantidade de marcas, produtos e serviços existentes, os consumidores são atraídos por experiências digitais que sejam altamente relevantes para eles, com informações que sejam importantes para suas necessidades de compra específicas.

Anúncios irrelevantes, recomendação de produtos irrelevantes e conteúdo online não personalizados são alguns dos fatores que fazem com que a experiência de compra seja prejudicada.


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