5 dicas para reter seus clientes através das redes sociais

Veja como reter seus clientes usando as redes sociais

5 dicas para reter seus clientes através das redes sociais

Conseguir mais clientes é uma das primeiras coisas que pensamos ao considerarmos o crescimento e sucesso de um negócio. Porém, tão importante quanto isso, é reter seus clientes antigos.

Conquistar novos clientes é cerca de 6 vezes mais caro do que reter os que já existem. Por isso, devemos investir muitos recursos e esforços para reter as pessoas que já são clientes. O retorno desse investimento provavelmente será muito maior do que se fosse aplicado a captar novos clientes em um mercado extremamente competitivo.

Uma maneira consideravelmente simples e efetiva de reter seus clientes é usando as redes sociais, seja através do Facebook, Twitter, Instagram ou Snapchat, por exemplo – as opções são diversas. Por ser um ambiente extremamente pessoal, é capaz de relevar informações sobre preferências e comportamentos do consumidor. São uma ótima forma de aprofundar a relação da marca com o cliente e fazer com que ele sempre a considere na hora de fazer uma compra. Algumas formas de estabelecer essa comunicação através das redes sociais e reter seus clientes são:

  1. Entenda seus clientes como indivíduos

Cada cliente tem suas particularidades, e por isso é importante saber julgar o que é importante e o que funciona para cada um deles. Assim, você consegue antecipar as necessidades e reações de grupos específicos, tornando mais fácil buscar novas ideias e soluções para eles. Tendo essas informações em mãos, é também muito mais fácil trabalhar o CRM e personalizar ofertas para esses clientes.

  1. Identifique seus clientes

Saber quem visita seu site é uma grande oportunidade para fazer uma abordagem. Existe uma série de ferramentas que permitem identificar quem visita sua página, isso te dá a oportunidade de enviar uma mensagem personalizada ou oferecer mais informações a partir do conteúdo que essa pessoa acessou.

  1. Faça sua empresa aparecer bem na internet

Apesar de parecer óbvio, ter um negócio fácil de ser achado na internet é essencial. Ter sua empresa cadastrada em vários sites e em várias redes sociais faz com que ela apareça mais fácil com uma busca na internet. É importante também que as páginas em que ela tenha cadastro contenham sempre informações atualizadas. Esteja presente em todos os lugares que seus clientes estão também, assim a comunicação com eles fica muito mais fácil.

  1. Vá até o seu cliente

Antigamente o atendimento ao cliente era feito principalmente por telefone, depois, passou a ser feito por e-mail e agora acontece também através das redes sociais. É importante poder atender o cliente onde ele passa grande parte de seu tempo. O atendimento pelas redes sociais também é mais rápido e eficiente.

  1. Espalhe o depoimento dos seus clientes

É inevitável que seus clientes falem sobre sua marca e seus serviços na internet. Por isso, fique de olho neles e separe os melhores para divulgar nas redes sociais da sua marca. Um depoimento positivo de um cliente é muito eficiente para convencer novos e espalhar uma boa imagem da marca. Tenha atenção também aos comentários negativos e sempre os responda, visando solucionar o problema e reverter a situação.


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