Fique por dentro das principais tendências do Marketing Digital para 2017

Tendências do marketing digital

Fique por dentro das principais tendências do Marketing Digital para 2017

O panorama do marketing digital continua evoluindo de forma rápida e permanente. A consolidação e proliferação de novas tecnologias, o crescimento das redes sociais, o uso do mobile, o investimento crescente em big data e as oportunidades com as novas plataformas que surgem, demonstram que a indústria está cada dia mais complexa. Neste contexto, quais tendências em marketing digital serão destaque em 2017?

 

  • Live videos

O Facebook está fazendo grandes investimentos para melhorar cada vez mais sua ferramenta de transmissão ao vivo, além de “educar” e incentivar seus usuários a utilizar essa nova funcionalidade. Segundo uma pesquisa feita pelo próprio site, os usuários gastam três vezes mais tempo assistindo transmissões ao vivo do que outros tipos de vídeo.

O Instagram também desenvolveu sua ferramenta de transmissão ao vivo, que é feita através da funcionalidade “Stories”. Já o Twitter integrou o Periscope ao próprio aplicativo. Em 2017 veremos muito conteúdo ao vivo – aos poucos, essa tendência está se tornando parte da nossa realidade, podendo no futuro concorrer em audiência com a televisão.

  • Novas formas de fazer publicidade

O público está cada vez mais exigente com o conteúdo e com a publicidade que consome. O número de navegadores com bloqueadores de publicidade é crescente, um sinal do desinteresse do usuário pela publicidade tradicional.

Para 2017, veremos mais os native ads, que permitem veicular uma campanha sem comprometer a navegação, pois não são tão invasivos e possuem visual e linguagem semelhantes ao do conteúdo que está sendo acessado, e que possui uma ótima taxa de aceitação comparado aos anúncios tradicionais.

O branded content é também outra forma de fuga da publicidade tradicional, e tem como objetivo associar a marca a informação e diversão. O foco não é a marca, mas sim o conteúdo. Além da maior aceitação, a chance de compartilhamento é muito maior.

  • Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Enquanto a Realidade Virtual requer um equipamento headset para interagir com um mundo completamente novo e virtual, a realidade aumentada combina o mundo real com conteúdo digital através de um aplicativo.

A preferência pelos vídeos é clara, visto que 1/3 de toda atividade online é gasta assistindo vídeo. Com a maior utilização dessas tecnologias, será possível desenvolver conteúdos cada vez mais imersivos. Grande parte das empresas já está de olho nisso, 67% considera usar Realidade Aumentada no futuro e 47% considera usar Realidade Virtual no futuro.

  • Chatbot

Apesar de já existirem há algum tempo, os Chatbots, programas que conduzem uma conversa como se fossem uma pessoa, começaram a ser desenvolvidos pra valer pelas empresas apenas recentemente.

A finalidade do chatbot varia de acordo com a necessidade da empresa, pode servir como atendimento ao cliente, fornecer notícias e até ajudar no ensino de idiomas. Não é necessário criar um novo aplicativo, pois os grandes APPS de conversa, como o Facebook Messenger já possuem suporte para essa tecnologia.

  • Conteúdo personalizado e Big Data

Com o crescente número de empresas anunciando e fornecendo seu conteúdo para a internet, o ambiente online fica cada vez mais disputado, especialmente em relação a conteúdo e redes sociais. Assim, a solução é intensificar ainda mais o foco, aplicando filtros cada vez mais específicos para fornecer um conteúdo que parece ser feito especificamente para aquele usuário.

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