Dicas valiosas para ter sucesso com o Marketing Digital

Sucesso com marketing digital

Dicas valiosas para ter sucesso com o Marketing Digital

O Marketing digital e as mídias digitais são frutos da transformação dos negócios, que seguem seu curso desde a criação do primeiro website em 1991. Com mais de 3,5 bilhões de pessoas utilizando a internet regularmente em busca de produtos, entretenimento e até mesmo sua alma gêmea, é notório como o comportamento dos consumidores e a maneira como as empresas fazem negócios vem mudando drasticamente.

Para atingir o sucesso, as empresas precisam de profissionais de marketing com conhecimento abrangente de como utilizar as mídias digitais no contexto atual. O marketing digital torna-se, portanto, uma área de interesse fantástica, apresentando novas oportunidades e desafios a cada dia. E a inovação faz parte deste contexto com a contínua introdução de novas tecnologias, novos modelos de negócios e técnicas de comunicação.

O Google é um excelente exemplo de inovação contínua, desenvolvendo ofertas de produtos e serviços desde 1998 com trilhões de páginas indexadas, dentre outros serviços tais como webmail, pay-per-click ads, analytics e mídias sociais.

Mas o que é o marketing digital?

O uso da internet e de outras mídias digitais para desenvolvimento de estratégias de marketing levaram ao surgimento de jargões utilizados por acadêmicos e profissionais, como por exemplo: marketing digital, e-marketing, web marketing, e outros. Podemos assim definir Marketing Digital como:

“Atingir os objetivos de marketing aplicando tecnologias digitais”

Marketing Digital inclui a gestão das diferentes técnicas e plataformas digitais, tais como websites, blogs, redes sociais, SEO, links patrocinados, e-mail marketing, parcerias e relações públicas com outros sites. Todas elas têm o objetivo de atingir novos consumidores e promover serviços aos atuais clientes a fim de desenvolver o marketing de relacionamento ou CRM (Customer Relationship Management). Todas estas técnicas devem ser integradas à estratégia de comunicação global para que as empresas tenham sucesso e retorno sobre o investimento.

Neste contexto, quais são os principais desafios para os profissionais de marketing digital?

  1. Proliferação dos canais digitais (multiscreen): Os consumidores usam múltiplos canais digitais e uma variedade de dispositivos que usam diferentes protocolos, especificações e interfaces – e eles interagem com esses dispositivos de maneiras diversas e para diferentes fins.
  2. A intensificação da concorrência: Canais digitais são relativamente baratos, em comparação com a mídia tradicional, tornando-os ao alcance de praticamente todas as empresas de todos os tamanhos. Como resultado, torna-se muito mais difícil captar a atenção dos consumidores.
  3. Explosão do volume de dados (Big Data): Consumidores deixam para trás um enorme rastro de dados em canais digitais. É extremamente difícil obter controle sobre todos esses dados, bem como encontrar os dados corretos dentro do gigantesco volume que pode ajudá-lo a tomar as decisões corretas.

Sendo assim, a chave para o sucesso está em:

  1. Gerenciar relacionamentos com clientes complexos através de uma variedade de canais – tanto digital quanto tradicional.
  2. Responder e iniciar interações com os clientes dinâmicos.
  3. Extrair valor a partir de grandes dados para tomar melhores decisões mais rapidamente.

Logo, o grande desafio dos profissionais de marketing digital está na capacidade de analisar as oportunidades e avaliar de forma coerente e consistente quais técnicas e ações tem maior relevância para as organizações adquirirem vantagem competitiva e prosperar.


Gostou do texto e quer aprender mais sobre marketing digital? Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdo!

Artigos Relacionados