5 dicas pra escrever títulos chamativos

5 dicas pra escrever títulos chamativos

Uma das coisas mais importantes para um bom SEO é o título da postagem. Além da palavra-chave, é necessário criar títulos chamativos e despertem curiosidade para que, na correria do dia a dia e na rapidez demandada pela internet, os leitores parem para ler seu conteúdo.

Aqui vão algumas dicas para construir títulos chamativos e alavancar o tráfego em seu site:

1) Não tenha medo de números!

Usar listas numeradas ou dados numéricos (como porcentagens) costumam chamar a atenção dos leitores e geram títulos chamativos porque transparecem a utilidade do conteúdo. Afinal, saber 4 dicas para ter sucesso no Youtube podem auxiliar – e muito – quem está começando a trabalhar com vídeos.

2) Questione

Questione os leitores e desperte a curiosidade em saber a resposta que estará em seu conteúdo!
Por exemplo, se você está pesquisando sobre quanto deve investir em marketing, vai ficar curioso para saber a resposta de um post que tem como título “Quanto investir em marketing?“.
O título trará um problema e o conteúdo a solução.

3) Seja direto

Refira-se diretamente ao leitor. Os pronomes “você”, “seu”, “sua” podem – e devem – ser usados se você quer escrever títulos chamativos. Usá-los dá um tom mais pessoal e próximo do leitor e, apesar de simples, podem fazer a diferença no tráfego para seu site.

4) Use palavras que chamem a atenção

Para atrair o público, você também pode usar palavras e expressões que chamem atenção e despertem a curiosidade das pessoas, servindo como gatilho.

Alguns exemplos:

  • como fazer
  • gratuito/grátis
  • incrível/incríveis
  • (dicas) matadoras
  • rápido/rápidas
  • garantido/garantida
  • surpreendente
  • sinais que
  • fácil/fáceis
  • bônus
  • prático/práticas
  • essenciais

5) Use a técnica AIDA

Uma boa técnica para criar títulos chamativos é a AIDA. Use-a para analisar se seu título está dentro dos quatro elementos:
O primeiro elemento, Atenção, se dá através do uso de palavras ou expressões que despertem a atenção do leitor.
O segundo elemento, Interesse,  acontece quando o usuário percebe, através título, os benefícios ou a resolução do seu problema que está no conteúdo.
O terceiro elemento, Desejo, é despertado quando há um senso de urgência, geralmente combinado com os benefícios/resolução de problemas.
O quarto elemento, Ação, é a chamada feita (também chamada de CTA – call to action) para que se leia o artigo ao compartilhá-lo.
As dicas acima certamente ajudarão a escrever títulos chamativos para seu conteúdo. Quando revisá-los, veja se está claro, se é útil ao seu público alvo, se há senso de urgência, se desperta a curiosidade de quem o vê e se contém a palavra-chave. Dessa forma, as chances de gerar tráfego em seu site ou blog, aumentar engajamento e melhorar seu ranking no Google, são muito maiores.

 


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