Tutorial: como integrar e utilizar o OptinMonster?

Tutorial: como integrar e utilizar o OptinMonster?

Existem diversas ferramentas de geração de leads para o seu site ou o seu e-commerce. Uma delas é o OptinMonster, que te permite criar pop-ups e formulários de cadastros para a sua newsletter, por exemplo. De acordo com a própria plataforma, mais de 70% dos visitantes do seu site entram uma única vez e nunca mais voltam. O OptinMonster converte esse abandono, transformando esses usuários em assinantes do seu conteúdo ou clientes da sua marca. Ainda segundo a própria ferramenta, é possível aumentar a sua lista de e-mails em até 600% em um mês com as pop-ups e os formulários criados nela.

Quer saber como integrar e utilizar o OptinMonster? No artigo de hoje, vamos mostrar para você um passo a passo de como implementar essa ferramenta em seu site ou loja online.

Como integrar o OptinMonster à sua página online?

  1. Acesse o site https://optinmonster.com/ e clique no botão “Get Started”.
  2. Você precisará escolher um plano e, em seguida, inserir alguns dados de cadastro, como nome e endereço, e escolher sua forma de pagamento. Após realizar o pagamento através do seu cartão de crédito ou pelo PayPal, você já pode realizar a sua primeira campanha no OptinMonster.
  3.  Na página de Campanhas, clique no botão “Create campaign” localizado na parte superior direita da página. Em seguida, você será redirecionado a uma nova página, onde deve escolher o seu tipo de campanha e um template. Existem diversas opções de formulários, tais como fullscreen, floating bar e mobile popup. E cada um desses tipos contém diversas opções de template.
  4.  Após escolher o tipo de campanha e o template de sua preferência, você deverá escolher o nome dessa pop-up e em qual site a mesma deve entrar. Para adicionar um site, é preciso clicar na seta para baixo do menu, localizado ao lado do seu login, e em seguida clicar na opção “My Account”. Você será redirecionado para uma nova página, onde deve clicar no menu “Sites”. Basta clicar no botão “Add Site” e inserir as informações solicitadas. Depois, é só voltar para a página da sua campanha e selecionar o seu site.
  5. Depois de clicar no botão “Start building”, você será redirecionado para uma nova página, onde criará a sua campanha. Em “Setup”, você escolhe a duração dos cookies de sua campanha. Para editar a chamada e o subtítulo da sua campanha, basta clicar no texto. Você ainda poderá escolher a formatação, incluindo fonte, tamanho da letra e cor.
  6. Em seguida, clique em “Optin”. Nessa parte, você poderá escolher os campos que deseja que os visitantes preencham para se cadastrar. O número de opções varia de acordo com o tipo de campanha. Se você escolheu o Floating Bar, por exemplo, só poderá colocar os campos de nome e de e-mail. Mas, se você escolheu o formato Fullscreen, poderá inserir ainda o campo de telefone. Você também poderá formatá-los, escolhendo o texto, a fonte e a cor deles, assim como nos botões de “Sim” e “Não”. Por último, você pode definir a cor do fundo da sua pop-up e o seu nível de transparência. 
  7. Abaixo do menu “Optin”, existe o “Yes/No”, onde você pode trocar os botões de “Sim” e “Não” por outras opções também formatáveis.
  8. Já no menu “Sucess”, você pode definir qual mensagem deve aparecer para o visitante que se cadastrar após ele preencher os dados e apertar o botão “Sim”.  Existem quatro opções: “Exibir um tema de sucesso”, “Redirecionar para uma nova página”, “Fechar a campanha e recarregar a página” ou apenas “Fechar a campanha”. Para os pop-ups do nosso site, nós optamos pela última opção. Mas, você pode escolher a que achar melhor para o seu negócio e/ou objetivo da campanha.
  9. Em seguida, no menu “Display Rules”, você poderá escolher quais regras a sua campanha deve seguir. A primeira opção está ligada a quando a campanha deve aparecer. Você pode escolher entre diversas opções, como após um determinado período em que o usuário entrou em uma página, após rolar tantos por cento dela ou depois de ficar tantos segundos inativo. Já a segunda opção envolve quem pode ver a campanha. Dentre as opções estão visitantes de páginas específicas ou usando determinados dispositivos. Escolha as regras que melhor se encaixam a sua campanha. Atenção apenas para não escolher opções que conflitam entre si. Opte por uma ou, no
    máximo, duas regras para cada uma das perguntas.
  10. No menu “Integrations”, você deve escolher para qual lista e em qual ferramenta de base de e-mails o seu contato deve ser redirecionado. Entre as opções de integração estão HubSpot, Mailchimp, Sendloop e muito mais. Após escolher o provedor, você deve escolher a conta. Se ainda não possui nenhum cadastro, escolha opção “Add new account”. Você deverá ler como fazer a integração, que varia de acordo com o provedor, e seguir o passo a passo. Caso a sua ferramenta de automação de e-mails seja o Mailchimp, você precisará logar em sua conta na plataforma, clicar no login e, em seguida, no menu “Account”. Ao ser redirecionado para a nova página, clique no menu “Extras” e selecione a opção API Keys. O número que você deverá gerar em seguida deve ser inserido no OptinMonster, no campo “MailChimp API Key”. Após conectar o seu Mailchimp ao OptinMonster, selecione a lista onde seus contatos devem ser colocados e escolha se quem se cadastrar deve receber um e-mail de confirmação de inscrição.
  11. Por último, existe a opção de você integrar o seu OptinMonster com o Analytics, para ter detalhes sobre a eficácia de sua campanha. Para fazer a integração, escolha a conta do Analytics e o perfil do seu site.
  12. Chegamos então a última parte da criação de sua campanha. Depois dela, o seu pop-up ou formulário já estará em seu site e você poderá desfrutar de seus resultados. Antes, porém, é preciso integrá-lo a sua página online. Mude o status da sua campanha de “Paused” para “Live” e escolha a plataforma do seu site. Após fazer essa seleção, o OptinMonster irá te dar uma série de instruções para finalizar a integração. Se o site for um WordPress, será preciso ir até a ferramenta, acessar com login e senha e instalar o plugin do OptinMonster. Após a instalação, clique em ativá-lo e ative também as campanhas. Pronto! A sua campanha está no ar!Gostaram desse tutorial? O OptinMonster é uma excelente ferramenta para geração de leads e é muito fácil de ser usada, já que conta com um sistema bastante intuitivo. Caso tenha dúvidas, é só conferir novamente o nosso tutorial. Agradecemos a leitura e esperamos ter ajudado. Até a próxima!

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