Você sabe o que é inbound marketing?

Você sabe o que é inbound marketing?

Você sabe o que é inbound marketing?

Todos os dias, uma enorme quantidade de conteúdos diversos é compartilhada e produzida no digital. Com tanta informação, o público consegue filtrar o que é de sua preferência, definindo o que quer e o que não quer consumir enquanto navega na internet. Esse novo perfil de consumidor, cada vez mais comum, não se atrai por conteúdos repetidos ou irrelevantes, mas prefere ideias interessantes e conteúdos que sejam importantes e façam a diferença em sua vida. Conheça o Inbound Marketing!

A inovação, hoje em dia, é a palavra-chave do meio digital. O Inbound Marketing é uma estratégia que, acima de tudo, busca atrair a atenção dos usuários.  Para isso, são utilizadas táticas para garantir o interesse do público, no lugar de chamar sua atenção apenas para alguma compra, como se fazia antigamente.  Nesse tipo de marketing, o que interessa é gerar conteúdo qualitativo e relevante para o público-alvo, visando a atração e fidelização dos leitores que se interessam pelo produto ou serviço da empresa.
Alguns exemplos de conteúdo de alta qualidade são e-books, whitepapres, webinars, vídeos, postagens de blog, e muitos outros.

O foco do Inbound Marketing é atrair seu público-alvo através de sua mensagem, espalhada pelo conteúdo que você publica em suas mídias digitais. Isso gera maior engajamento entre os usuários, melhora o relacionamento entre empresa e clientes e os aproxima do seu produto ou serviço. Lembre-se que, nesse caso, a venda em si é uma fase posterior.

Como funciona o Inbound Marketing?

Pense bem: quando você se interessa por algum produto ou serviço, busca informações na internet para que te auxiliam na tomada de decisão, certo? É isso! O Inbound Marketing é uma estratégia que auxilia na decisão de compra do usuário, com conteúdos relevantes e pertinentes em relação ao serviço ou produto na qual está pesquisando sobre.

Para entender melhor, o Inbound Marketing pode ser dividido em 4 fases:

1) Atração:

Você precisa fazer conteúdos qualitativos, para que o seu público-alvo seja atraído e consuma seus conteúdos de forma regular.
Nessa fase, você pode usar o seu marketing de conteúdo, landing pages, redes sociais e otimização de SEO em seu site e blog.

2) Conversão:

Conseguindo um bom número de leitores, sua missão será que a maioria deles tornem-se leads qualificados para a sua base de contatos, transformando-os em oportunidades reais para a venda de seu produto ou serviço.
Nessa etapa, pode-se utilizar landing pages, formulários, CTA (call to action) e outros.

3) Vendas:

Após a nutrição dos seus leads, ou seja, de oferecer conteúdos relevantes para que estejam sempre se relacionando com a sua marca, avalie quais dos leads estão no estágio ideal para originar uma venda.
Na fase de vendas, geralmente são utilizados automação de marketing, e-mail marketing, entre outros.

4) Encantamento:

Essa é a fase do pós-venda, que é extremamente importante! Após a venda efetiva, você precisa encantar o seu novo cliente, oferenco conteúdos de qualidade e exclusivos. Dessa forma, você fideliza o cliente e ele próprio pode se tornar um promotor da marca, atraindo outros clientes qualificados.
E, por fim, na etapa de encantamento usa-se conteúdos mais específicos e um relacionamento ativo com o cliente.

 

Agora que você já conhece o Inbound Marketing, coloque-o em prática no seu negócio! Lembre-se: conteúdo de qualidade atrai cliente de qualidade. Esse é o ponto-chave!

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