6 Motivos Para Usar o Twitter

6 Motivos Para Usar o Twitter

Conheça as principais vantagens da implementação do Twitter em sua estratégia de comunicação, incluindo análise de resultados das suas ações e ferramentas gratuitas.

Criado em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter vem ganhando popularidade ao redor do mundo. Sua característica mais representativa é o fato de que suas postagens, os tweets, são limitados a apenas 280 caracteres. Por esse motivo ele é considerado uma rede social que funciona muito bem para obter notícias rápidas e objetivas. Inclusive, virou uma ferramenta para manifestações políticas ao redor do mundo. Tanto para informar, quanto para organizar a população.

Se você já está muito acostumado às outras redes sociais, como Facebook e Instagram, tenha em mente que o Twitter também pode ser uma ótima ferramenta para o seu negócio. Como suas postagens são pequenas e ilimitadas, ele pode te ajudar na comunicação. A ferramenta te possibilita publicar atualizações a qualquer dia e qualquer hora, sem limitações.

Dessa forma, sua empresa pode se comunicar diretamente com o seu público pois quem te segue, terá acesso aos seus tweets em suas linhas do tempo. Como toda mídia, o twitter possui vantagens e desvantagens, confira:

1. Milhões de usuários ativos

Você tem interesse em ter acesso a milhares de pessoas? Então, o Twitter é o lugar certo para isso! De acordo com dados mais recentes, o Brasil aparece como 3º no ranking de maior crescimento de números de usuários. Ou seja, o número de pessoas que utilizam a rede social ao menos uma vez vez por mês, aumentou em 18%. Apesar de não divulgar o número total de contas brasileiras ativas, sabe-se que mundialmente, o Twitter conta com 319 milhões de usuários ativos por mês.

Esses número significam que o Twitter, é uma grande oportunidade para a estratégia de comunicação de marcas que possuem o seu público ativo nesta rede. Portanto, faça um estudo do seu público e saiba onde ele está presente. Não foque apenas nas redes tradicionais ou mais conhecidas, explore todas as suas opções.

2. Ferramenta de pesquisa

O Twitter é uma rede social de fluxo de informação contínua. E para facilitar os usuários, ele mantém um registro público de todas as publicações. Através de uma ferramenta de busca, Search (pesquisa), é possível encontrar o conteúdo que deseja. Caso, você esteja interessado em achar publicações sobre um conteúdo específico, basta pesquisar por uma palavra-chave. E, todas as publicações que contenham essa palavra serão apresentadas a você.

3. Aproxime-se do seu público

Diferente de outras redes sociais, como o LinkedIn por exemplo, o Twitter tem como sua principal característica a informalidade. Para muitos usuários, a rede social acaba sendo uma forma de “terapia”. Lá eles podem desabafar livremente sobre qualquer assunto, mostrando seu lado mais humano, sem que soe estranho para os seus seguidores.

Portanto, aproveite esse ambiente informal e amigável para construir um vínculo mais íntimo com o seu público. Utilize a plataforma para interagir com ele, como se vocês fossem amigos de longa data. Assim, vocês estarão se aproximando e criando uma relação durável.

4. Crie e use memes à vontade

Quem não gosta de meme? É uma paixão universal! E para quem não sabe o que meme significa: são piadas que acompanham uma imagem, gif, ou vídeo. Hoje em dia, eles são a alma da internet brasileira. Aliás, se você apenas acompanhar os memes que surgem diariamente no Twitter, você já será uma pessoa atualizada sobre vários assuntos diversos.

Pois é, os memes surgem no Twitter! O  meme engraçado que você viu no Facebook hoje, surgiu no Twitter meses atrás… E por lá nem tem mais graça. Por isso que a vida útil de um meme é bem curta, no máximo 2 meses. Afinal, toda piada quando contada várias vezes, acaba perdendo a graça.

O que é muito recorrente, é um certo tweet virar meme. Isso acontece quando a mensagem publicada por algum usuário viraliza, e vira uma piada interna entre todos os usuários da rede.

Inclusive, os tweets do Neymar fazem tanto sucesso que a rede de fast food Mc Donald´s  já utilizou um tweet do jogador, em uma das suas campanhas recentes. Ao comprar um hambúrguer Big Tasty, dentro da embalagem, o consumidor encontrava o tão compartilhado tweet do camisa 10 da seleção brasileira .

E como era de se esperar, as embalagens se tornaram um viral no internet. Inúmeros consumidores compartilhavam seus lanches em suas redes sociais com a frase do jogador. E essa jogada de mestre da rede de fast food fez  tanto sucesso porque, o tweet em questão é de 2011! Neymar quando fez essa publicação ainda jogava no Santos, e não era garoto propaganda da marca.

5. Ferramentas de negócio

O Twitter é muito focado em experiência e por isso, oferece uma série de ferramentas para os usuários. Uma das mais úteis, é a TweetLater. Essa ferramenta tem uma função muito parecida com a de programação de postagem do Facebook, ela permite agendar os seus tweets. Assim, você pode postar no horário em que o seu público está online. Outra característica, é o fato de que ela permite o rastreio de tópicos de interesse. Dessa forma, você fica atualizado sobre o que está ocorrendo, podendo interagir enquanto a temática ainda está “quente” e na cabeça das pessoas.

Além do TweetLater, existem outras aplicações como esse que podem facilitar o gerenciamento da sua conta nessa rede social. Avalie suas necessidades e invista nelas, vale a pena!

6. Entenda a sua audiência com o Twitter Analytics

O Twitter Analytics é a ferramenta gratuita de análises do próprio Twitter. Como qualquer outro canal de Marketing Digital, se usado como estratégia de comunicação, é necessário analisar os seus resultados. Afinal, se você investe tempo e dinheiro em conteúdo e campanhas, é importante medir qual é o retorno.

Quando você mensura as ações da sua empresa e as dos seus seguidores, essas informações se tornam uma ótima base de dados. Tais informações auxiliam a entender o comportamento e preferência do seu público, além de facilitarem insights, e ideias para nortearem a sua estratégia.

Através do Twitter Analytics, é possível entender o que funciona e o que não funciona com o seu público, e assim, ir se adaptando até conseguir aproveitar ao máximo essa rede social. Afinal, uma análise bem feita traz muitos benefícios: você conhece melhor a sua audiência, entende qual o interesse do seu público, descobre os melhores horários para postagem e, sabe se os seus anúncios estão dando resultado.

O potencial de viralização do Twitter

Apesar de sempre tentarem, ninguém ainda conseguiu desvendar qual seria a “fórmula do viral”.E isso porque, uma fórmula concreta não existe. O que podemos fazer é aprender com os grandes virais que já aconteceram e tirar lições deles.

O caso mais recente, desta vez nos Estados Unidos, é do jovem que viu um tweet despretensioso se tornar o mais compartilhado da história do Twitter. De quebra, ele ganhou um ano de nuggets de graça na rede de fast food Wendy’s.

O caso mais recente aconteceu nos Estados Unidos. Um jovem publicou um tweet e ele se tornou o mais compartilhado da história do Twitter. E como recompensa, ele ganhou um ano de nuggets de graça da rede de fast food Wendy´s.

Esse tweet se tornou um case viral por dois elementos básicos: humor e empatia. O pedido despretensioso do rapaz e a resposta humorada da marca, caracterizam o ambiente informal do Twitter. Esse ambiente descontraído agrada o público, e impulsiona o acontecimento do viral.

Porém, só a presença do humor não é o suficiente. O que podemos aprender com o esse case, é que o humor agrada o público, e a empatia os move. A publicação do Carter gerar uma empatia, porque as pessoas se identificam com o jovem e com o seu desejo de nuggets de graça. E, por isso, embarcam juntos na brincadeira e compartilham o seu tweet.

Ajudar a atingir o número de compartilhamento, se torna tão interessante porque parece uma tarefa impossível. E a comoção gerada a partir disso foi tanta, que até outras marcas famosas e celebridades participaram.

Lição para as marcas

Esse viral sem precedentes ensina muitas lições para as empresas que querem ser assunto nas redes sociais. As redes sociais, seja ela Twitter, Facebook, Instagram e todas outras, são meios de comunicação. E quando usadas para criar uma relação forte e verdadeira com o seu público, abre um espaço para a viralização.

Esse tweet apenas viralizou porque a marca Wendy´s tem uma relação bem constituída com o seu público, e participou da brincadeira desde o início. A lição que se precisa tirar disso é: converse com o seu público.

Atualmente, o consumidor não está mais preocupado em apenas saber qual é o produto que você oferece. Ele quer saber qual é o seu posicionamento, e quais são os seus valores. Portanto, esqueça o marketing tradicional. Invista em uma comunicação mais verdadeira e direta.

Caso você opte por utilizar o Twitter em sua estratégia de comunicação, tenha em mente todos os pontos que abordamos nesse post. Essa rede social tem como foco uma comunicação mais rápida, e abrangente. Ou seja, é necessário um uso constante, em tempo real e diário para fazer sentido o seu uso.  Logo, precisa de uma grande dedicação.

Bônus: Curiosidades sobre o algoritmo do Twitter

O algoritmo do twitter vem passando por diversas atualizações, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário. Sempre que isso ocorre, os usuários do Twitter se preocupam se irão deixar de receber em suas timelines as atualizações de seus contatos mais próximos, por conta dos ajustes de algoritmo.

Para agradar “gregos e troianos”, o twitter implementou duas opções para seus usuários: 1. ver as informações em ordem cronológica ou 2. por relevância, de acordo com o novo algoritmo. Cada usuário pode escolher a visualização direto na timeline, escolhendo “enquanto você esteve ausente” ou “melhores tweets primeiro”.

A opção “enquanto você esteve ausente” foi feita para os usuários que não possuem o hábito de acessar o twitter várias vezes por dia. O objetivo desse modo de visualização é de minimizar as perdas de visualizações das atualizações importantes das contas que os interessam.

Para determinar quais são as contas que mais interessam cada usuário, o twitter leva em consideração o engajamento com o conteúdo e a conta de origem do tweet.

Já a segunda opção, “melhores tweets primeiro” se baseia no cálculo sobre a relevância do conteúdo para os usuários. Nesta possibilidade, a ordem cronológica não é levada em consideração. O conteúdo apresentado, é escolhido de acordo com a possível chance de gerar engajamento.

Apesar de não ter um número máximo definido de melhores publicações, a média mostrada são de 12 tweets. O foco principal nessa opção, é que o usuário concorda em deixar de lado a ordem cronológica e passa a aceitar a ordem por relevância.

No twitter é necessário se esforçar mais ainda para gerar engajamento. E, assim,  e se tornar relevante para o seu público perante ao algoritmo do Twitter.

E aí,  gostou das nossas dicas? Você utiliza o Twitter em sua estratégia de comunicação?

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