Algoritmos das redes sociais: Saiba como eles te ajudam nos negócios!

Os algoritmos são fórmulas utilizadas pelas redes sociais que podem aumentar o resultado dos seus negócios. Saiba mais no artigo de hoje!

Algoritmos das redes sociais: Saiba como eles te ajudam nos negócios!

Se você é um empresário ou empreendedor, com certeza já se perguntou o que fazer para performar melhor nas redes sociais e obter sucesso nos negócios.

Essa é a pergunta que muitos se fazem, seja no começo de sua estratégia de marketing digital ou quando já tem um plano de marketing bem elaborado.

Um dos principais pontos de análise que qualquer um que deseja obter resultados exponenciais e com custos reduzidos nas principais redes sociais são os algoritmos.

Mas, você sabe o que são algoritmos?

Os algoritmos são fórmulas utilizadas pelas redes sociais (ou por buscadores, como o Google),  para selecionar os conteúdos mais relevantes e o que será visível para o usuário.

Além disso, os algoritmos estão associados à automação de marketing e atuam diretamente no desempenho de seus posts.

Portanto, os algoritmos são fundamentais para uma boa performance de qualquer negócio nas redes sociais e são o que definem as particularidades de cada uma.

Continue a leitura e descubra como funcionam os algoritmos das principais redes sociais!

Algoritmos do Facebook

Pioneiro na introdução de algoritmos nas redes sociais, o Facebook foi a primeira rede a pensar em algo para categorizar os posts. Isso porque o grande volume de postagens era demais para os usuários e fazia com que os conteúdos se perdessem rapidamente pelo feed.

Logo, os algoritmos que mais se destacam nessa rede social são:

  1. Engajamento: Entende-se como engajamento a quantidade de interações que um post obtém. Essas interações podem ser quantidades de curtidas, comentários, cliques e compartilhamentos, por exemplo;
  2. Nível de afinidade: O Facebook também considera relevante as frequentes interações entre usuários para priorizar melhores amigos;
  3. Formatos de posts: Constantemente o Facebook usa algoritmos para que um tipo de conteúdo chegue mais facilmente ao usuário;
  4. Tempo de interação com determinada postagem: Um dos comportamentos mais comuns atualmente é deslizar o feed incansavelmente. Assim, quando você interrompe esse comportamento para consumir realmente uma postagem, o Facebook entende que ela é mais relevante;
  5. Concorrência: O post de uma Fanpage concorre com os amigos da pessoa, grupos, anúncios e postagens de outras páginas corporativas.

Algoritmos do Instagram

Até alguns anos atrás, o Instagram não contava com o auxílio de algoritmos para levar as postagens até seus usuários. Desse modo, todos os seus seguidores viam tudo que o você postava em ordem cronológica.

Atualmente, o Instagram é a rede social com maior engajamento por parte dos usuários. Esse fator vem atraindo forte investimento em anúncios, já que as marcas procuram cada vez mais obter resultados por meio dessas plataformas.

Essa lógica também vale para o Instagram Stories, queridinho do momento entre os usuários dessa rede social.

Logo, pode-se dizer que os  algoritmos mais relevantes do Instagram são:

  1. Engajamento: Medido por meio dos comentários e curtidas de uma publicação, especialmente em seus momentos iniciais. Esse algoritmo faz com que um post seja priorizado ou não no feed de notícias da rede social;
  2. Temporalidade: Embora os posts não sejam mais cronológicos, o Instagram ainda prioriza imagens recentes;
  3. Afinidade: Esse algoritmo do Instagram prioriza posts de contas com as quais o usuário mais interage, seja por meio de comentários, curtidas, mensagens diretas ou buscas.

Algoritmos do LinkedIn:

A maior rede profissional do mundo também tem seus algoritmos. Porém, no LinkedIn, as coisas funcionam um pouco diferentes, visto que o principal objetivo da plataforma é justamente fechar novos negócios.

Já citamos anteriormente a importância do marketing no LinkedIn. Dessa forma, é fundamental que empresários e empreendedores saibam usar e invistam nessa plataforma como meio de alavancar seus negócios.

Os principais algoritmos para aparecer no feed dos contatos do LinkedIn são:

  1. Qualidade: O primeiro filtro feito pelo LinkedIn avalia se o post é realmente relevante, classificando-o como spam, baixa ou alta qualidade. Geralmente as publicações com links externos perdem bastante nesse quesito;
  2. Engajamento: Uma publicação que gera uma boa repercussão, principalmente em comentários, é levado a mais pessoas no LinkedIn;
  3. Utilidade: Essa é a única rede social que faz uma avaliação manual e usa a influência de pessoas nos algoritmos. Quando os curadores da plataforma observam um post que pode ser muito valioso para os usuários, aumentam a “vida útil” da publicação, recebendo maior prioridade mesmo com o passar dos dias.

 

Agora que você já sabe como utilizar os algoritmos das redes sociais para alavancar o seu negócio, não perca tempo e otimize suas campanhas agora mesmo!

Precisa de ajuda para obter melhores resultados para seu negócio? Fique à vontade para conversar com a Aporama nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin. Será um prazer te auxiliar nessa importante tarefa!

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