Evento com a Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro sobre hiperconectividade e marketing digital

marketing

Evento com a Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro sobre hiperconectividade e marketing digital

Em um mundo hiperconectado, no qual as pessoas passam mais de 7 horas online todos os dias, 9.452 tweets são enviados a cada segundo e existe mais de 1.83 bilhão de sites online, o desafio de manter-se presente no dia a dia do consumidor é cada vez maior. Este é um reflexo da transformação digital que invadiu o marketing – o primeiro setor a ver os impactos desta transformação a longo prazo –  e a vida de mais de  4.9 bilhões de pessoas têm acesso à internet.

As soluções desenvolvidas nos últimos anos pelas empresas de tecnologia trouxeram muitos benefícios, entre eles a democratização ao acesso de ferramentas de comunicação, análise de dados, criação de conteúdo e até anúncios. Este movimento proporcionou o crescimento de muitas empresas, em contrapartida, permitiu também a entrada de profissionais e empreendedores inexperientes no mercado. Este cenário gerou um excesso de informações, anúncios e diversidade de produtos, tamanho que culminou em um esgotamento, por parte dos consumidores. Segundo um relatório da WARC,  52% dos consumidores estão cansados da publicidade excessiva. Mas há uma solução para manter um fluxo de comunicação saudável e sustentável entre empresas e clientes? 

Esse foi o tema do evento realizado pela Aporama em parceria com a Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro e a Abstra no dia 27 de abril. Mediado por Maurício Felgueira e com a participação de Ana Paula Tavares, CEO da Aporama e Bruno Vieira Costa, CEO da Abstra, o webinar trouxe insights valiosos para os empreendedores. 

Segundo Ana Paula, não há uma fórmula mágica para este relacionamento. O que existe é um planejamento eficaz e personalizado, de acordo com os objetivos de cada negócio e a expectativa de seu público-alvo. As empresas precisam gerar valor, fidelizar, engajar com o seu público para que a sua marca tenha um impacto real. Afinal, como disse Simon Sinek, o bom marketing nos oferece uma visão do mundo, o marketing ruim, nos oferece um produto para comprar.

Para atingir este objetivo,  as marcas precisam estar mais atentas ao comportamento de seus consumidores, para compreender os melhores canais e momentos para a comunicação, e implementar um processo de inovação digital que as permita estar à frente da concorrência. Uma entrevista da Everis, com executivos do Brasil e outros 4 países da América Latina, aponta que 81%  dos líderes estão cientes desta necessidade e consideram a transformação digital o principal fator de mudança no mercado. Contudo, apenas 47% disseram que a empresa tem uma estratégia de transformação digital. 

Para simplificar, a Aporama trouxe 5 passos essenciais para quem ainda não sabe por onde começar: 

1 – Comece com o planejamento de marketing digital, planejamento é fundamental. Afinal, se você não sabe onde quer chegar, não terá como saber se está no caminho certo.

2 – Tenha um site responsivo e invista em uma equipe que saiba fazer o SEO do seu site de forma adequada. Não basta apenas ter um site, é preciso que ele seja amigável a todos os tipos de dispositivo e que ele seja encontrado pelo seu público.

3 – Gere conteúdo pertinente e interessante. Como dissemos, as pessoas estão cansadas de propagandas. Elas buscam conteúdos que agreguem e gerem valor ao seu dia a dia.

4 – Fale com o público certo. Se sua marca não faz sentido para uma pessoa, ela não faz parte do seu público alvo.

5 – Invista em plataformas digitais. Em uma realidade em que tudo se tornou digital e todos estão ativos, a falta de presença pode ser determinante para o fracasso do negócio.  

Ao desenvolver a estratégia digital da sua empresa, é importante cercar-se de profissionais atentos às mudanças do mercado e que compreendam o comportamento e as expectativas do seu público-alvo. Seja através de uma equipe interna ou de um parceiro estratégico.

Se você ainda tem dúvidas ou está buscando um parceiro para auxiliar neste processo, entre em contato conosco. Somos uma empresa de consultoria com experiência internacional em negócios estratégicos digitais.  E nosso objetivo é fomentar o crescimento e a inovação das empresas, como a sua, inseridas em um contexto de hiperconectividade e convergência digital.