Influenciadores ou Influência: Desenhando as novas fronteiras da comunicação

Influenciadores digitais

Influenciadores ou Influência: Desenhando as novas fronteiras da comunicação

Influenciadores digitais: por que investir em influenciadores? 

Em um mundo cada vez mais conectado, o mercado de influência vem se destacando com influenciadores digitais movimentando bilhões nas redes sociais. A pesquisa realizada pelo Ibope aponta que 52% dos internautas brasileiros seguem ao menos 1 influenciador digital e cerca de 55% costumam pesquisar a opinião de criadores digitais. Esse fenômeno tem atingido lideranças e empreendedores cuja imagem digital, ou marca pessoal, tem impacto na geração de valor dos negócios.

Uma das principais características dos influenciadores digitais é ter uma base de seguidores fiel e com alto índice de engajamento, que além de se interessar pelos conteúdos, também se identifica com a personalidade.

Esse foi o tema do evento realizado pela CCI França Brasil no dia 9 de junho. Mediado pela Ana Paula Tavares, CEO da Aporama, o evento contou com a participação da Glauce Ferman, Diretora de Comunicação e marcas para América do Sul da Michelin, Carina Almeida, CEO and Founder, Textual Public Relations Agency, Marina Croce, Deputy CEO da Webedia Brasil e Floriana Striker, Diretora Sampleo.

Entenda mais sobre as novas tendências sobre influência digital

O marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca. 

Como benefício, os profissionais influenciam as decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca.

 O mercado de marketing de influência vem crescendo mais do que a publicidade digital. Segundo pesquisa divulgada pela agência MidiaKix, 80% dos profissionais de marketing trabalham com influenciadores. Além disso,  o engajamento dos influenciadores nas plataformas digitais cresceu, em média, 31% em 2020 comparado a 2019. 

Destacamos para você alguns pontos chaves do evento. O primeiro refere-se a importância em ter uma marca forte e presente, principalmente no período de instabilidade causado pela pandemia do coronavírus.  Para tal, ter uma estratégia de comunicação com diálogo aberto e dinâmico com clientes e parceiros é essencial para manter uma relação saudável e transparente. Além disso, definir as novas fronteiras da comunicação interna e externa com responsabilidade, planejamento e presença da liderança são ações que trazem resultados importantes para a visibilidade da organização. Por fim, ter um posicionamento claro sobre questões de diversidade, meio ambiente dentre outros temas sensíveis à sociedade é fundamental para construir um espaço de autoridade e visibilidade junto aos clientes, colaboradores e a comunidade. 

A CEO da Aporama, Ana Paula Tavares, abriu o evento ressaltando algumas tendência no universo da influência: 

1- Ser influente também significa ser ESPECIALISTA

2- Atenção às fake news e a desinformação: sociedade QUER conteúdo informativo e de qualidade

3- Conexão EMOCIONAL é fundamental

4- Busca por influenciadores mais DIVERSOS: Foco em diversidade e inclusão

5- O poder da influência no Social Commerce: Um novo mundo de possibilidades


Para Marina Crose é importante ter clareza nos objetivos da campanha e da participação dos influenciadores. Com grande capacidade de mobilização e influência, é preciso ter um bom planejamento e estar preparado para eventuais imprevistos, já que a espontaneidade do influenciador é uma das chaves do sucesso. 

Já Floriana Sticker detalhou o processo de curadoria dos canais de venda, para identificar o público do influenciador, seu tom de voz, volume de postagens e, claro, seu alcance, para assim conseguir elaborar um planejamento de marketing mais assertivo. 

 Em sua participação, Carina Almeida destacou a importância de cuidarmos dos nossos próprios perfis digitais, pois isso reflete em como somos vistos pelas pessoas. Fala essa que esteve em sintonia com a apresentação da Glauce Ferman, que ressaltou os impactos e desafios das empresas com relação aos comportamentos e engajamento de seus profissionais nas redes sociais. 

Está na hora de adotar o marketing de influência?

Ao implementar estratégias de marketing de influência na sua empresa, é possível desenvolver a sua marca pessoal, gerar valor com conteúdo relevante, ter impacto e gerar resultados para o seu negócio.

O marketing de influência além de trazer visibilidade para sua marca, produtos e serviços, gera insights valiosos para a marca. 

Se você ainda tem dúvidas ou está buscando um parceiro para auxiliar neste processo, entre em contato conosco. Somos uma empresa de consultoria com experiência internacional em negócios estratégicos digitais.  E nosso objetivo é fomentar o crescimento e a inovação das empresas, como a sua, inseridas em um contexto de hiperconectividade e convergência digital.