Influenciadores ou influência? Conheça o poder da influência digital

Influenciadores ou influência? Conheça o poder da influência digital

Influenciadores Digitais: provavelmente você já deve ter visto ou foi impactado por um.

Marketing de influência é um tipo de estratégia que usa celebridades e personalidades de determinado nicho para influenciar pessoas a realizarem ações específicas. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, 52% dos internautas brasileiros seguem ao menos um influenciador digital.

Essas pessoas podem ser famosas em outros ambientes, como televisão, mas com grande relevância na internet, ou apenas populares no meio digital. O importante é que sejam conhecidas como referência pelos seus fãs.

Uma das principais características dos influenciadores digitais é ter uma base de seguidores fiel e com alto nível de engajamento, que além de se interessar pelos conteúdos postados pela pessoa, também gosta da personalidade dela.

Um grande benefício desse tipo de estratégia é que geralmente essas figuras públicas falam sobre determinado nicho e seus seguidores são pessoas interessadas no assunto, por exemplo, maquiagem, viagens, estética, alimentos, finanças, dentre outros.

Entenda mais sobre as novas tendências de influenciadores digitais, confira.

Como o marketing de influência funciona?

Por ter seguidores que confiam e acompanham as publicações fielmente, os influenciadores digitais geralmente são procurados por empresas do setor, que querem ser divulgadas nas redes sociais deles, com o objetivo de atingir o público e gerar valor para suas marcas, seja através de alcance e visibilidade, ou aumento nas vendas.

Por meio de parcerias, os influenciadores fazem posts sobre determinado produto ou marca, usando 2 estratégias distintas: 1. de forma direta, apresentando cupons de venda e mostrando as vantagens em adquirir o produto, 2. de forma indireta, sem vender propriamente, apenas destacando os benefícios do produto ou serviço. Atualmente, existem cerca de 1 milhão de influenciadores no país.

Sendo assim, os influenciadores despertam o interesse das pessoas, e por terem uma relação mais próxima, acabam influenciando a compra desses produtos.

Quais são as novas tendências de influenciadores digitais?

A satisfação dos consumidores é o principal fator que motiva as empresas a criarem suas ações de marketing.

E ao perceber o comportamento deles após serem impactados por essas estratégias, as empresas avaliam sua satisfação, comentários e outros indicativos que mostram se a campanha foi ou não de sucesso.

Com o uso de influenciadores digitais, foi percebido que as pessoas preferem alguém que as represente e tenha uma realidade mais próxima delas, então, as tendências atuais nesse nicho é para atingir o público de um modo mais próximo e real.

Confira as tendências:

Diversidade na faixa etária

A diversidade na faixa etária é uma realidade e o maior exemplo disso é O Boticário, que está treinando mulheres acima dos 40 anos para serem influenciadoras.

Se pessoas de diferentes idades são atingidas pelos influenciadores, nada mais justo que utilizar influenciadores de faixas etárias diversificadas para se aproximar da audiência.

Afinal, não existe idade específica para produzir conteúdos relevantes.

Diferentes formatos de conteúdo

Os influenciadores digitais estão criando formatos para se comunicar em diferentes plataformas, se mantendo inovadores e presentes.

Stories, vídeos, lives, posts, podcasts, dentre outros, são as maneiras de impactar sua base de seguidores de forma divertida e com conteúdos variados. Inclusive, fazer os famosos challenges, que são desafios realizados por centenas de pessoas, como brincadeiras, danças e contar fatos sobre a vida, é uma forma interessante de conseguir engajamento.

Histórias reais

Ao seguir um influenciador digital, as pessoas esperam por representatividade e conteúdos que sejam próximos de sua realidade.

Ao contar histórias reais, que mostram detalhes sobre a vida do influenciador, além de tornar a relação com os seguidores mais íntima, desperta-se o gatilho da representatividade com reconhecimento sobre valores e crenças comuns. 

Menos promoção de marca, mais histórias

Atualmente, o público prefere ouvir histórias e ser impactado pelo marketing de influência de forma mais indireta, ou seja, com mais conteúdo e menos promoção de marca.

Sendo assim, os influenciadores digitais estão optando por contar histórias em relação à marca ou um produto, gerando proximidade.

Ao seguir uma celebridade da internet, as pessoas querem saber sobre sua vida, seus hábitos, desejos e o que consome.

É intrigante a forma como os influenciadores digitais impactam os seguidores, e o marketing de influência gera vários insights. Para continuar a leitura sobre isso, veja o post sobre Instagram para negócios.