Instagram para negócios: Guia completo

Você sabia que Brasil é o segundo maior país com usuários no Instagram? Saiba mais sobre esta rede social e como ela pode ser útil para seus negócios!

Instagram para negócios: Guia completo

Não é de hoje que o Instagram é um dos grandes fenômenos das redes sociais. Criado em 2010, a rede social que compõe o império de Mark Zuckerberg já possuía mais de 1 bilhão de usuários ativos em 2018, e continua crescendo constantemente.

Se você acompanha nosso blog, você já sabe que o Instagram possui diversas funcionalidades, como por exemplo, o Instagram Stories e o Instagram Checkout.

Esses fatos fizeram com que a rede social ganhasse maior atenção por parte das empresas em suas estratégias de marketing digital.

Continue a leitura e saiba como usar o Instagram para alavancar o seu negócio!

Motivos para sua empresa investir no Instagram

Há muito tempo, o Instagram deixou de ser apenas uma rede social para compartilhar fotos de viagens e looks do dia.

Com a vinda das novas funcionalidades, a rede social vem atraindo cada vez mais empresários, como é o caso de anunciantes de produtos, que a partir de 2018 já começaram a vender seus produtos na própria rede social. De acordo com o Hootsuite, 60% dos usuários da rede social descobrem novos produtos no Instagram.

Outra boa razão para empresários brasileiros investirem na ferramenta, é o fato de que o nosso país é o segundo maior público do Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Você sabia que Brasil é o segundo maior país com usuários no Instagram? Saiba mais sobre esta rede social e como ela pode ser útil para seus negócios!

Países que mais usam o Instagram, de acordo com o número de usuários. Fonte: Statista

 

Instagram para negócios

 

Com uma visão mais empreendedora voltada ao mundo dos negócios, a companhia lançou o Instagram Negócios.

No Instagram Negócios, as funcionalidades da ferramenta vão além de divulgar informações como nome, telefone e breve descrição. Os perfis comerciais conseguem acessar algoritmos importantes que permitem medir o alcance e o engajamento nas publicações.

Além disso, esse tipo de perfil permite que as publicações sejam promovidas, alcançando um maior número de pessoas interessadas no que seu produto ou serviço tem a oferecer.

Vale ressaltar, no entanto, que para criar um perfil comercial no Instagram, a empresa precisa já ter uma fanpage no Facebook com, no mínimo, 100 seguidores.

Cumpridos os requisitos, o próximo passo é, no menu de configurações do Instagram, selecionar a opção “alternar para perfil comercial”.

Ao tornar seu perfil comercial, você poderá associar sua fanpage do Facebook a este perfil. É necessário, no entanto, que sua página no Facebook esteja definida como pública. Caso contrário, seu perfil no Instagram não poderá ser alternado para perfil comercial.

Após, verifique se as informações do seu negócio estão corretas e clique em “concluído”.

 

Usando a ferramenta para gerar leads

Agora que você já sabe como criar um perfil comercial, confira nossas dicas para gerar leads no Instagram:

1) Aproveite o espaço da biografia de seu perfil:

Descreva sua empresa em um pequeno resumo, destacando o serviço ou produto oferecido. Além disso, inclua links externos para sua página, seja ela um site ou um artigo de blog onde conseguirá captar contatos.

2)Invista em CTA:

Em suas postagens ou vídeos, não deixe de incluir um Call To Action, ou seja, um convite para  o usuário ir até sua biografia e clicar no link disponibilizado.

3) Invista em conteúdos em vídeos:

Conteúdos em vídeos costumam chamar bastante atenção dos usuários. Além disso, possibilitão uma melhor 26divulgação do seu produto ou serviço.

4) Invista em Ads:

O Instagram Ads é uma excelente opção para complementar sua estratégia orgânica e gerar ainda mais leads.

Atualmente, existem 5 tipos de anúncios no Instagram: Os anúncios em foto, permitem divulgar seu produto ou serviço através de uma bela imagem no feed de notícias do seu público.

Já os anúncios em vídeo, permitem compartilhar vídeos no feed com até 60 segundos, nos formatos retrato ou paisagem.

O Instagram permite ainda, anúncios em Stories, tipo de anúncio muito utilizado no momento. Segundo a própria rede social, ⅓ dos Instagram Stories mais visualizados são de empresas. Além disso, 96% dos profissionais de marketing nos Estados Unidos pretendem continuar usando os anúncios dos Stories pelos próximos seis meses.

Além disso, o Instagram oferece outro tipo de anúncio muito utilizado para divulgar mais de um produto, que é o anúncio em formato de carrossel. Esse anúncio, no entanto, consiste em campanhas onde os usuários podem deslizar a tela para ver mais de uma foto ou vídeo em um único anúncio.

Por fim, o último tipo de anúncio oferecido pelo Instagram são os chamados anúncios de coleção, onde por meio de vídeo, imagens ou de ambos, é possível focar  em um produto ou estilo de vida de maneira integrada.

Saiba como gerar engajamento com a ferramenta

A melhor maneira de conquistar mais seguidores e gerar engajamento no Instagram é interagir com seus seguidores.

Nossa dica para conseguir seguidores de maneira orgânica, é seguindo perfis de parceiros e pessoas conhecidas em sua área de atuação. Além disso, é fundamental curtir e comentar as publicações desses perfis, de modo que seja criada uma proximidade.

Desse modo, além de se aproximar de pessoas da área de atuação de seu negócio, seguidores daqueles perfis ficarão conhecendo sua marca, podendo se transformarem em possíveis seguidores e clientes!

Além disso, é importante lembrarmos que, apesar dos comentários serem uma ótima maneira de gerar engajamento, comentários como “segue de volta” são além de mal vistos, configurados como spam, e devem ser evitados.

Use os recursos disponíveis no Instagram

Outra dica é utilizar as diversas funcionalidades do Instagram,como as enquetes, por exemplo, para inovar nos conteúdos e estar sempre próximo de seus seguidores.

Entretanto, precisamos te lembrar que só é possível alcançar os melhores resultados e explorar todo o potencial da rede quando há uma estratégia traçada, com os objetivos bem claros. Com isso, você terá conteúdos adequados para manter seus leads engajados e interessados.

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a compreender as enormes oportunidades para negócios que o Instagram oferece. Se quiser saber mais como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco!

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