Instagram Stories: Dicas para melhorar sua estratégia de comunicação

Saiba o que é o Stories do Instagram e como esse recurso e como ele pode melhorar a estratégia de comunicação do seu negócio!

Instagram Stories: Dicas para melhorar sua estratégia de comunicação

Aprenda como o Instagram Stories pode contribuir para sua estratégia de comunicação!

O Instagram é a rede social que mais tem crescido nos últimos anos. Em um estudo sobre as tendências para as mídias sociais em 2019, realizado pela Socialbakers, empresa de análise e desempenho de marketing digital, a rede social se destaca como a de maior engajamento. Mais do que isso, o engajamento do Instagram é 10 vezes maior do que o Facebook.

Desse modo, fica claro a importância de estar presente no Instagram. A rede social possui diversos recursos, e alguns deles contribuem para uma melhor performance de sua marca dentro da plataforma.

O recurso do Instagram que abordaremos na leitura de hoje é o Stories.

Instagram Stories: Saiba o que é

Em meados de 2016, o Instagram lançou a função Stories, recurso que permite ao usuário compartilhar textos, fotos, desenhos e vídeos de curta duração de uma forma diferente: no Stories cada conteúdo publicado é apagado 24 horas depois.

Basicamente, a ferramenta faz com que o conteúdo compartilhado seja exibido como se fosse um slideshow ou pequenos vídeos. Dessa forma, cria-se uma pequena história no feed.

Hoje em dia, a ferramenta é tendência entre marcas e influenciadores digitais que desejam atrair e aumentar seguidores. De acordo com relatórios revelados pelo próprio Facebook, já são mais de 500 milhões de adeptos ao Stories do Instagram.

Agora que você já se familiarizou com o Stories, confira algumas dicas sobre como esse recurso pode melhorar sua estratégia de comunicação.

Como utilizar o Stories para o seu negócio

Já te contamos um caso de sucesso onde o Stories contribuiu para as vendas de uma marca. Agora, vamos aos números que comprovam a importância desse recurso para sua estratégia de negócio.

Antigamente, o Stories era um recurso exclusivo do Snapchat. No entanto, a funcionalidade passou a fazer parte de redes como Instagram e, posteriormente, do Facebook e do WhatsApp.

Enquanto os Stories do Instagram possui 500 milhões de usuários ativos por dia, o Snapchat tem apenas 188 milhões.

Além da gigante audiência, o Stories também comporta anúncios e, para empresas, oferece boas estatísticas, como por exemplo, número de visualizações, quantidade de cliques nos links e quantidade de pessoas que pularam para o próximo Stories.

Logo, empresários e empreendedores devem considerar utilizar o Stories como uma importante estratégia para o seu marketing nas redes sociais.

Porém, não basta simplesmente fazer as publicações. Marcas e empresas  precisam utilizar todos os recursos disponíveis no Stories para elaborar a melhor forma de alcançar e engajar seus respectivos públicos.

Confira agora algumas dicas estratégicas para utilizar em seus Stories no Instagram:

Instagram Stories: Enquetes

As enquetes no Stories são o principal meio de promover o engajamento com o público.

Os usuários poderão votar, e você conseguirá ver quem visualizou, quem votou e qual foi o voto de cada usuário. O aplicativo permite também que você publique o resultado assim que as votações são encerradas.

É uma boa opção pedir opinião de forma descontraída ao seu público quanto a um novo produto ou conteúdo que eles gostariam de saber.

Instagram Stories: Emoji Slider

Outro recurso presente no Stories é o Emoji Slider. Esse recurso funciona como uma espécie de termômetro no Stories, onde o público reage com um emoji.

Além disso, esse recurso é uma ótima maneira de saber se o seu conteúdo agradou seus seguidores.

Instagram Stories: GIF

Os GIFs são ótimos recursos para ilustrar os Stories e podem fazer com que as pessoas compreendam melhor a sua publicação.

Além disso, é uma forma de estimular o engajamento do público, que pode compartilhar ou responder a postagem.

Instagram Stories: Destaques

Os destaques são Stories que ficam permanente no seu perfil do Instagram. Eles podem ser usados para você falar mais sobre o seu negócio ou para arquivar os seus trabalhos e eventos.

Além disso, esse  recurso é uma excelente maneira de as pessoas compreenderem quem é sua marca e qual é o serviço ou produto que ela oferece.

Instagram Stories: Lives

As lives são as transmissões ao vivo no Instagram Stories e ficam disponíveis durante 24 horas. Além disso, são ideais para convidar pessoas para um evento que está acontecendo no momento, para promoções e, também, para falar com seus seguidores.

Instagram Stories: Links

Quando o usuário chega aos 10 mil seguidores, o Instagram libera o recurso de incluir um link no Stories.

Funciona assim: você divulga um vídeo ou foto e insere um link, que será exibido como uma seta para o público. Ao arrastar a seta para cima, ele será direcionado para essa página. Sendo assim, é uma excelente forma de você converter mais leads em seu site.

Instagram Stories: Hastags

Recentemente, o Instagram aperfeiçoou algumas funcionalidades.

Agora, as pessoas conseguem encontrar os Stories que foram publicados com as hashtags. Além disso, a rede social também permite que seus usuários sigam essas hashtags.

Logo, se você usá-la em seus Stories, os seguidores vão encontrar sua publicação com mais facilidade. Mas, lembre-se de que, para isso, é necessário que seu perfil seja pessoal aberto ou comercial.

Desse modo, fica claro que saber como usar Instagram Stories define a forma que uma empresa enxerga o mundo digital e se ela está interessada no público que usa as redes sociais.

Quer saber mais como o Instagram Stories pode melhorar o desempenho do seu negócio? Entre em contato com a Aporama nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin. Será um prazer te auxiliar nessa importante tarefa!

Para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing e negócios, acompanhe nosso blog (toda semana tem post novo!). Veja também nosso conteúdo no Instagram, Facebook e Linkedin. Você pode também assinar nosso feed de notícias para ler com seu leitor preferido. Se preferir receber as notícias direto na sua caixa de e-mails, é só assinar nossa newsletter. Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

Artigos Relacionados