LinkedIn, autoridade e networking: Construa seu perfil para traduzir os seus diferenciais competitivos e mantenha-se à frente do mercado.

LinkedIn

LinkedIn, autoridade e networking: Construa seu perfil para traduzir os seus diferenciais competitivos e mantenha-se à frente do mercado.

LinkedIn: como você tem utilizado? O digital vem inundando o dia a dia de todos e revolucionando a forma como compramos, trabalhamos e nos relacionamos com outras pessoas.

Um relatório publicado em Janeiro de 2021, pela We Are Social em parceria  com o Hootsuite, aponta que temos 4,66 bilhões de internautas no mundo. Isso que dizer que mais da metade da população mundial possui acesso à internet.
 Nesse contexto, o Brasil se destaca por ser um dos países com maior tempo médio de utilização das redes sociais do mundo. Durante 2020, o brasileiro chegou a ficar mais de 3 horas e 40 minutos por dia nas redes sociais e 4,8 horas online através do smartphone.

 Em termos de redes sociais, 51% dos internautas brasileiros possui perfil no Facebook enquanto o instagram é a preferência de 14% dos brasileiros.
Com o networking não seria diferente. Apesar do contato físico ser essencial em alguns momentos, ele nos limita a estar no mesmo local, dia e horário com quem queremos conversar, o que tem se tornado um verdadeiro desafio.

O crescimento do LinkedIn nos últimos meses

Por isso, plataformas como o LinkedIn vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Uma pesquisa da Opinion Box  apontou que 28% dos entrevistados aumentou sua frequência de uso da plataforma nos últimos 12 meses, 36% acessam o LinkedIn pelo menos uma vez ao dia e 65% acredita que os conteúdos da rede social são relevantes para o seu crescimento profissional.

Com a necessidade latente de gestores e líderes posicionarem-se diante do mercado de forma a gerar mais visibilidade e transparência para suas empresas, a geração de conteúdo autoral e compartilhamento de notícias e conteúdos relevantes é uma tendência em crescimento. 

“O LinkedIn não é apenas mais uma rede social. Ele se tornou uma referência em termos de fonte de informação e um excelente canal para desenvolvimento de imagem profissional e aumento de credibilidade.” diz Ana Paula Tavares, CEO da Aporama e consultora em LinkedIn

Ainda segundo dados da Opinion Box, 51% dos usuários da plataforma têm o hábito de ler artigos do Pulse, 48% acompanham o feed com frequência e 21% dos usuários seguem influencers e LinkedIn Top Voices.

Como destacar seu perfil e gerar mais engajamento

O mais interessante é que apesar do crescimento constante e da rede, 32% dos entrevistados não fazem publicações próprias e preferem acompanhar o feed de outros profissionais. O que corrobora o alto potencial de destaque que os profissionais que trabalham ativamente seus conteúdos no feed podem ter. 

Segundo um relatório da Social Insider, baseado em quase 40 mil posts, a taxa média de engajamento por postagem no LinkedIn em 2021 é de 0,35%, mas é  possível obter valores de engajamento mais altos usando imagens para contas pequenas e grandes, e vídeos em contas de médio porte.

Ainda segundo o estudo, quase metade das publicações no LinkedIn possuem imagens e o segundo tipo de conteúdo mais utilizado são os artigos, com uma taxa de 38% das publicações. 


Dicas práticas para quem está começando

Para quem já possui uma conta no LinkedIn mas não sabe por onde começar, separamos aqui algumas dicas que podem contribuir para o desenvolvimento do perfil:

 

  • Tenha um perfil completo, com foto de rosto bem iluminada, banner de destaque além de descrição clara e objetiva das suas características e competências.  
  • Garanta que suas informações profissionais estejam sempre atualizadas. 
  • Siga perfis de profissionais que são referências nos temas que te interessam. 
  • Interaja com as publicações que agreguem valor ao seu dia a dia. 
  • Compartilhe conteúdos que sejam relevantes para os seus seguidores. 
  • Antes de compartilhar um conteúdo, confira se as fontes são confiáveis. 
  • Crie posts e artigos sobre temas relacionados à sua área de atuação e expertise. 
  • Mande uma mensagem de boas vindas sempre que se conectar com alguém. 
  • Mande uma mensagem para profissionais que você admire, para ampliar o seu networking.

Se você ainda tem dúvidas ou está buscando uma consultoria para auxiliar no desenvolvimento do seu perfil profissional, entre em contato conosco. 

A Aporama é uma empresa de consultoria, com experiência internacional, e contamos com especialistas em LinkedIn que poderão te ajudar a construir seu perfil profissional, de forma a aumentar a sua credibilidade e o engajamento da sua rede.