Linkedin: como otimizar seu perfil e aproveitar todas as oportunidades da rede

Linkedin: como otimizar seu perfil e aproveitar todas as oportunidades da rede

Em artigos anteriores, falamos sobre o crescimento do número de usuários ativos no LinkedIn e a relevância dessa rede social quando o assunto é networking, contatos profissionais e oportunidades de negócios. 

Se você não leu, clique aqui que vale a pena conferir o conteúdo. 

Acontece que muitas usuários se registram na rede e não se preocupam em potencializar seu perfil para que, de fato, ele gere boas conexões e oportunidades profissionais interessantes. Achar que simplesmente criar um perfil no LinkedIn resolve o seu problema de marketing pessoal é uma grande engano. 

Por isso, se você compreende a importância de aumentar sua visibilidade e melhorar sua presença na rede, continue a leitura e descubra como otimizar o seu perfil para aproveitar todas as oportunidades dessa plataforma que já é sucesso no mundo todo.

Mas afinal, por que se preocupar com a otimização do seu perfil?

Estamos falando aqui de uma rede social que está em ascensão em um momento que o cenário econômico não é muito favorável. Neste contexto, uma rede profissional que reúne tantas pessoas, possibilidades e oportunidades é o que a maioria precisa para alavancar sua carreira. Portanto, conseguir relevância no LinkedIn tem sido cada vez mais concorrido.

Diante disso, para se destacar na multidão e ser notado por pessoas e empresas, você precisa repensar a forma como está se apresentando, a linguagem que está usando e se realmente está aplicando os recursos que o LinkedIn oferece a seu favor. 

Para ajudá-lo a usar a rede de contatos de forma estratégica, separamos algumas dicas que fazem parte do conteúdo do Workshop de LinkedIn da Aporama para que você consiga vantagens diante dos seus concorrentes e aumente suas conexões. Confira!

Fuja de termos genéricos e invista em palavras-chave

Se na hora de escrever sua descrição você usa termos como organizado, proativo ou criativo, por exemplo, está na hora de repensar essas palavras. Caso contrário, estará somente se misturando às outras pessoas. 

Uma forma de buscar conteúdos específicos na web é usando palavras-chave, no LinkedIn não é diferente. A maioria dos recrutadores quando fazem buscas por profissionais usam termos específicos relacionados ao cargo que estão oferecendo para encontrar potenciais contratados. 

É por isso que você deve investir um tempo para escolher suas palavras-chaves e usá-las em todo o seu perfil, principalmente no campo “Especializações”. Pense em termos que possam ser importantes para os recrutadores e que tenham a ver com a posição que busca. Desta forma, suas chances de ser encontrado serão muito maiores. 

Mostre suas habilidades

Aproveite a aba de habilidades e liste as que têm maior relação com o que está buscando para sua carreira. Também é interessante você permitir que as suas conexões te recomendem. Inclusive, você pode pedir aquele seu ex gerente ou cliente que você trabalhou em um projeto super bacana para recomendá-lo. Essa informação dará as outras pessoas que vêem seu perfil um senso mais equilibrado de quem você é como profissional.

Use a ferramenta de Avaliação de Competências

Uma função super interessante e que você deve usar é Skills Assessments (Avaliação de Competências). A ferramenta possibilita ao usuário fazer testes que validam as habilidades assinaladas na área de Competências e Recomendações. A função é fundamental para que você comprove para os recrutadores que realmente domina tais habilidades e ganhe destaque na rede.

Invista em uma boa foto de perfil

Lembre-se que o LinkedIn é uma rede de contato profissionais, então usar as mesmas fotos de festas ou viagens de outras redes sociais pode ser um tiro no pé. 

Invista em uma foto bacana e que tenha a ver com a sua área de atuação e o contexto profissional que você deseja se inserir. Parece óbvio, mas essa atenção é essencial para que você transmita o tom correto que deseja.

Faça um bom resumo

Neste espaço você tem 2 mil caracteres para mostrar como quer ser visto pela sua rede. Portanto, faça uma boa apresentação pessoal, fale dos seu interesses profissionais, sua área de atuação, diga o que te motiva e, claro, não esqueça das suas informações de contato. 

E outra dica! Pense bem no seu “Título Profissional”. Ele é seu slogan e deve estar alinhado com o que você está buscando. 

Seja ativo na rede

Muitos usuários em busca de recolocação profissional usam e abusam do LinkedIn e depois de estarem empregados abandonam seus perfis. O que deve ser levado em consideração é que o LinkedIn é uma rede de contatos e não um balcão de empregos. 

Portanto, mesmo estando no mercado, interaja com suas conexões, crie conteúdo e mantenha suas informações mais relevantes atualizadas. Assim, você mantém ativa sua rede de contatos e abre mais possibilidades de conexões relevantes. 

O que acha de dar um UP no seu perfil no LinkedIn?

Agora que você conhece algumas dicas é hora de colocá-las em prática no seu perfil. Faça uma avaliação da sua página levando em consideração as informações deste artigo e faça as otimizações que julgar necessárias. Para ter destaque numa época tão concorrida é preciso empenho

Se ainda estiver confuso ou se você deseja se aprofundar mais nos recursos do LinkedIn, participe da segunda turma do Workshop de LinkedIn da Aporama, que será realizado no Rio de Janeiro no dia 05 de dezembro. Será sua oportunidade de dominar a maior rede de contatos profissionais do mundo. 

 

 

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