LinkedIn: Conheça seus desafios e oportunidades

LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Porém, muitos ainda não sabem usá-lo corretamente. Saiba mais no artigo de hoje.

LinkedIn: Conheça seus desafios e oportunidades

Se você acompanha nossas redes sociais, provavelmente já sabe a importância do LinkedIn. Com mais de 35 milhões de usuários no Brasil, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e os brasileiros são a quarta maior população em termos de usuários ativos na plataforma.

Apesar da grande quantidade de usuários nessa rede profissional, muitos ainda não sabem utilizar o LinkedIn de forma correta.

Nesse contexto, continue a leitura e descubra como aproveitar ao máximo essa incrível rede profissional para alavancar seus negócios e possuir um perfil de destaque!

“Quem tem boca vai a Roma”

Errado é aquele que acha que o LinkedIn é um site que serve apenas para procurar empregos. Apesar do caráter profissional, a rede não se resume apenas à um grande “aglomerado de currículos”.

Precisamos relembrar que redes sociais servem para socializar! A maioria dos usuários criam seu perfil no LinkedIn, arrumam um emprego e nunca mais voltam a utilizar a rede.

Além disso, quando não se tem nenhuma atividade no LinkedIn, seus algoritmos identificam seu perfil como irrelevante, ou seja, sem atividade na plataforma. Quando alguém procurar por um profissional com seu perfil, ele até será selecionado. Porém, ficará tão embaixo na relação de candidatos criada pelo sistema, que será a mesma coisa que não estar lá.

Outro dado interessante é que estudos apontam que 31,3% dos brasileiros não contratariam alguém que não estivesse presente no LinkedIn. Sendo assim, tenha um perfil – e seja ativo – na rede.

Não confunda profissional com pessoal no LinkedIn

Dados do estudo realizado pela New Norms @Work, do próprio LinkedIn, revelam que o Brasil é o segundo país que mais mistura contatos pessoais com profissionais na internet.

Apesar do networking e das conexões do LinkedIn serem fundamentais, não devemos confundir contatos pessoais com profissionais na rede.

Como mencionamos acima, ao contrário do Facebook, o LinkedIn serve para compartilhar notícias de âmbito corporativo.

Enfrente os desafios e tenha um perfil de sucesso

Agora que você já sabe como a maior rede profissional funciona, precisamos apontar alguns obstáculos que devem ser enfrentados para possuir um perfil de sucesso.

Segundo estudos do LinkedIn, somos os mais preocupados com a opinião de nossos colegas de trabalho sobre o que postamos em redes sociais. Nesse contexto, é preciso deixar a insegurança de lado e seguir nossas dicas!

Se você participou do Workshop de LinkedIn da Aporama, no Rio de Janeiro, você já sabe que as pessoas que estão presentes em uma rede social querem consumir conteúdo.

Desse modo, use seu conhecimento à seu favor! Não tenha medo de se expressar. Compartilhe conteúdos relevantes com suas conexões, interaja com seus contatos e comente sempre em publicações que achar interessante. Hoje em dia, um bom networking é fundamental para se destacar, influenciar e alcançar novos contatos.

Além disso, é importante destacarmos a importância de manter seu perfil ou o perfil do seu negócio sempre atualizado. Use os recursos disponíveis na plataforma para inserir cursos, diplomas e conquistas acadêmicas ou corporativas para ganhar credibilidade. Essas medidas facilitarão na hora de um profissional te recrutar para uma vaga de emprego.

Lembre-se também de verificar constantemente se as informações relevantes para seu público estão corretas!

LinkedIn na visão de especialistas

A especialista em marketing digital Ana Paula Tavares, ressalta que segundo estudo do LinkedIn, 122 milhões de pessoas receberam convite de entrevista via plataforma.  Já 35.5 milhões disseram terem sido recrutadas.

Ana Paula Tavares é CEO e co-founder da Aporama Marketing Digital. Com mais de 10 anos de experiência no mercado de marketing, comunicação e indústria da mídia, Ana Paula dá palestras e consultorias de marketing digital, além de fazer parte do Comitê Nacional de Startups da ABRADi e da Comissão Digital da Câmara de Comércio França-Brasil.

Ana Paula destaca que no Brasil, 25% dos candidatos que são contratados hoje estão buscando ativamente por emprego.  Já os 75% restantes, são candidatos passivos, ou seja,  foram prospectados por recrutadores. Para a especialista, o LinkedIn ainda é pouco explorado em seu potencial pelos brasileiros.

Além disso, na visão de Ana Paula, a ferramenta deve ser utilizada para:

  • Desenvolver uma estratégia pessoal focada em networking;
  • Ativar seu negócios e gerar leads;
  • Aumentar as suas chances de aparecer no Google;
  • Impulsionar sua presença profissional na internet.

Ana Paula conclui que “a marca pessoal de um profissional representa o posicionamento diante do mercado em que atuamos e a imagem que os outros terão de nós. Logo, é de extrema importância comunicar valor. Vivemos em uma época de hiper conectividade e convergência digital que trouxe muitas vantagens e facilidades, mas também muitas questões relacionadas a confiabilidade e a qualidade da informação. Em um mundo de fake news e briga por likes, ter uma marca pessoal sólida, autêntica e que inspire pessoas ao seu redor faz toda a diferença.”

Quer saber como o LinkedIn pode te ajudar a destacar seu perfil pessoal ou profissional? Entre em contato conosco! Além disso, não deixe de acompanhar nossas redes sociais. Em breve novas turmas do Workshop de LinkedIn estarão abertas em SP e no RJ!

Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o assunto , acompanhe nosso blog (toda semana tem post novo!). Veja também nosso conteúdo no Instagram, Facebook e Linkedin. Você pode também assinar nosso feed de notícias para ler com seu leitor preferido. Se preferir receber as notícias direto na sua caixa de e-mails, é só assinar nossa newsletter. Agradecemos a leitura!

Artigos Relacionados