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Marcas com propósito e valores fazem a diferença - Aporama Marketing Digital

Marcas com propósito e valores fazem a diferença

Marcas com propósito e valores fazem a diferença

Estamos na era da experiência. Mais do que comprar produtos, as pessoas desejam ter experiências positivas e consumir marcas com propósito e valores semelhantes aos seus.

Para tal,  é importante que as marcas estejam alinhadas aos valores do seu público-alvo com posicionamentos, preferências e desejos sólidos.

Mais do que vender, sua empresa precisa ter relevância na sociedade e participar de causas sociais.

No artigo de hoje falaremos sobre a importância das marcas com propósito e da valorização delas no momento atual. Confira.

A valorização de marcas com propósito e valores sólidos

Não é novidade que o comportamento dos consumidores está mudando devido a uma gama de fatores, entre eles a presença das marcas na internet, o que permite um contato próximo e simbiótico com o público.

Além da aproximação, as pessoas desejam que as empresas se posicionem sobre temáticas sociais e relevantes da atualidade, mostrando o que pensam. 

Inclusive, para 83% dos consumidores, marcas que não se posicionam deixam de ser interessantes para eles.

Muitas companhias, por terem condutas contrárias aos pensamentos de clientes, acabam perdendo popularidade e vendas.

Como ser uma das marcas com propósito?

Para ser uma marca com propósito, é importante seguir algumas dicas e se alinhem verdadeiramente com os valores da sociedade, confira.

Engaje em campanhas locais

As marcas com propósito sempre estão atualizadas sobre as campanhas sociais atuais e da região onde estão localizadas.

Para se posicionar sobre determinada causa, preste atenção nos assuntos mais comentados nas redes sociais, tweets, notícias e campanhas e não perca o tempo certo para postar seu posicionamento, seja nas redes sociais ou em qualquer outro meio digital da organização.

Um exemplo de campanha que mobilizou centenas de companhias ao redor do mundo é a #VidasNegrasImportam, que luta contra o racismo e ganhou muita visibilidade após o caso do assassinato de George Floyd, nos EUA.

Além de demonstrar repúdio sobre esse acontecimento, as empresas mostraram estar engajadas contra o racismo, adotando políticas e práticas para isso.

Vá além do discurso

Algumas marcas estão usando discursos sociais e progressistas em suas campanhas, mas não atuam de forma ética na vida real, ou seja, não possuem propósito de verdade.

Inclusive, para 60% dos consumidores brasileiros, muitas empresas fazem isso apenas para vender mais.

Dessa forma, vá além do discurso e de postagens nas redes sociais. Se seu negócio realmente está engajado em uma campanha, realize mudanças, fale com os colaboradores e incentive as boas práticas.

Seja transparente

Nem sempre é possível se envolver em todas as campanhas e questões sociais, mas se você quer que sua empresa seja uma das marcas com propósito, pode se posicionar sobre assuntos do tipo.

No entanto, seja transparente em seus posicionamentos e demonstre estabilidade de ideias, não entrando em contradição.

Outra dica essencial nesse quesito é ser gentil e falar com educação. 

Nem todos os clientes possuem as mesmas opiniões, portanto fale de forma a mostrar seu posicionamento de forma respeitosa

Mais do que compreender a forma que sua organização pensa e atua, as pessoas precisam se sentir incluídas e respeitadas por ela.

E mesmo que não se sintam representadas por todas as suas ideias, precisam saber que se trata de uma empresa séria e coerente com os valores que sempre cultuou.

Não se esqueça que os consumidores atualmente contam com a internet e todos os registros das suas postagens.

Marcas com propósito realmente fazem a diferença! Com essas dicas, sua companhia será mais lembrada pelos bons posicionamentos. 

Aproveite para continuar em nosso blog e entender mais sobre os algoritmos das redes sociais e como eles ajudam nos negócios.