Pinterest: Estratégia e tendência são oportunidades para destacar a sua marca

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Pinterest: Estratégia e tendência são oportunidades para destacar a sua marca

Embora o Pinterest seja uma rede social menos popular que o Facebook e o Instagram, a plataforma vem ganhando espaço no mercado brasileiro e internacional. Dos mais de 400 milhões de usuários ativos mensais, 46 milhões estão no país.

Pinterest anuncia plataforma de anúncios no Brasil

O crescimento da rede aqui foi tanto, que o Brasil se tornou um dos maiores mercados fora dos Estados Unidos e foi o primeiro país da América Latina a receber o Pinterest Ads.

Segundo a própria rede, seus anúncios  oferecem 2,3x mais eficiência no custo por conversão e 2x mais retorno do gasto com anúncios para marcas de varejo, em comparação a mídias sociais.

Mas o que chama a atenção é que a plataforma, que surgiu como uma proposta de moodboard de inspiração e lifestyle, há cerca de 2 anos, tinha 80% do público feminino e era voltada para temas como decoração, moda e DIY. Nos últimos anos, o Pinterest identificou uma oportunidade no mercado e vem mudando seu posicionamento para atender às demandas de novos públicos e assim, crescer ainda mais.

Crescimento exponencial de seguidores

Um relatório feito pela própria empresa mostra que, a cada ano, há um aumento médio de 48% no público masculino, 50% do público da geração Z e 36% de millenials. Cada qual com seus interesses e objetivos. O público masculino, por exemplo, busca por temas como melhoria pessoal, inspiração criativa e atividades em casa (já no contexto da pandemia).  Já a geração Z está mais focada em projetos sociais, planos para o futuro e inspiração de beleza e estilo.

Seja para benefício próprio ou de outros, o Pinterest concentra um público que busca olhar para o futuro e encontrar algo diferente do que é  visto nas demais redes sociais para se planejar.  Este comportamento garante um grande diferencial à plataforma: mostrar o que ainda não é tendência, mas em breve será. Em 2020, 8 das 10 previsões do Pinterest Predicts, relatório de tendências da empresa, tornaram-se realidade.

Previsão de tendências e comportamento de consumo

Pensando em proporcionar ainda mais valor à empresas e criadores de conteúdo, o Pinterest Labs reúne uma equipe internacional de pesquisadores, cientistas e engenheiros para desenvolver soluções cada vez mais eficientes de machine learning e e inteligência artificial e proporcionar um big data extremamente poderoso que promove a distribuição de conteúdos para um público qualificado. O resultado deste trabalho: 85% dos usuários semanais compram algo por causa de pins de marcas e 80% já descobriram uma nova marca ou um novo produto na plataforma.

Se esta janela direta para o ponto de vista do consumidor não for o suficiente para que sua empresa perceba o poder estratégico da rede social, que tal considerar que, segundo o próprio Pinterest, 97% das principais pesquisas são realizadas por pessoas em busca de soluções para o seu dia a dia. Isso é o mesmo que dizer que o seu público está planejando ativamente o que quer e sua empresa tem a oportunidade de chegar até ele no momento crucial de tomada de decisão.

Agora que você já sabe tudo que precisa sobre o tema, conte para a gente: Você já utiliza a sua conta do Pinterest com todo o potencial?

Se você não sabe por onde começar? Entre em contato conosco para lhe ajudarmos a traçar a sua estratégia