Ponto de vista da CEO: a liderança feminina como ferramenta de empoderamento

Ponto de vista da CEO: a liderança feminina como ferramenta de empoderamento

A sociedade está em constante avanço e o empoderamento feminino é um dos temas de maior relevância na atualidade. As mulheres se mostram cada vez mais engajadas na igualdade de gênero e determinadas a serem liderança feminina no mercado. Batalhadoras, estudiosas, competitivas. Líderes de pessoas, gerentes operacionais, grandes executivas. Mulheres que além de trabalhadoras são donas-de-casa, esposas, mães dedicadas, amigas, conselheiras.

Apesar do machismo, do preconceito e da intolerância ainda serem predominantes no Brasil, com casos de agressões e feminicídios muito comuns, as mulheres estão se posicionando e conquistando seu espaço em diferentes ambientes.

liderança femininaVocê sabia que há 70 anos, em 1950, a população feminina economicamente ativa era de apenas 13,6%? Hoje, houve um salto e as mulheres representam mais de 44%. Contudo, a desigualdade ainda existe. Em nosso ponto de vista trazemos uma visão holística e abrangente sobre a liderança feminina no século XXI, com ênfase na área de STEM.

 

Liderança Feminina: O crescimento de mulheres nessa posição

Atualmente, apenas 34% dos cargos de liderança (diretora executiva) de empresas são ocupados por mulheres. E apesar desse número ser discrepante com a parcela masculina que exerce esse tipo de função, espera-se que esses números aumentem ao longo dos próximos anos.

Organizações com mulheres ocupando cargo de liderança possuem maior capacidade competitiva, são mais organizadas, onde os processos são mais detalhados e mais criteriosos. Essas características femininas, são usadas como potencial produtivo e competitivo e se apresentam como alguns dos motivos pelo aumento de mulheres na liderança.

 

O crescimento de mulheres na área de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática

O lugar da mulher é onde ela quiser. E isso pode ser observado no crescimento da presença feminina em cargos de STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática –  ao redor do país, que geralmente têm valores e propósitos de equidade.

O número de mulheres atuando em cargos de tecnologia teve um salto de 60% nos últimos anos, todavia, esse número representa uma fatia de apenas 20% desse mercado.

Ademais, o fato delas ocuparem cargos de liderança e marcarem presença em setores considerados majoritariamente masculinos não traz apenas empoderamento e igualdade de gênero, mas também oportunidades para futuras gerações.

De acordo com a pesquisa da McKinsey, empresas que possuem maior igualdade de gênero nos cargos de liderança apresentam até 15% mais chances de obter lucros acima da média do setor em que estão inseridas.

 

Qual a influência da liderança feminina no movimento de empoderamento ? 

Mais do que trazer resultados financeiros, preencher vagas ou expandir a presença feminina em diferentes setores da economia, ter mulheres em cargos de liderança oferece oportunidades de representatividade e influência junto a outras mulheres que se sentem capazes de ocupar cargos com níveis de complexidade diversos.

Inclusive, esse crescimento da igualdade de gênero nas organizações faz com que movimentos de empoderamento e luta por direitos femininos sejam criados em outros setores. Este é o caso no mercado de Games e o movimento #MyGameMyName é um grande exemplo disso. Trata-se de um movimento que luta contra o assédio online e outros tipos de opressão dentro do mundo gamer, pois apesar de mais da metade dos gamers do mundo serem mulheres, muitas delas se escondem em nicks masculinos para evitar o assédio online.

Para se inspirar 

Você sabe o que empresas como Magazine Luiza, Instituto Beleza Natural, Avatim e Dudalina têm em comum? Além de serem grandes corporações, são lideradas por mulheres que inspiram e mostram que é possível ter uma carreira de sucesso, ser empoderada e chegar onde deseja, acreditando em seu potencial e buscando oportunidades com coragem e determinação.

De fato, o caminho é longo para que mulheres tenham mais espaço em postos de liderança e igualdade.No entanto, o crescente número de mulheres em cargos de lideranças e os movimentos sociais pró igualdade de gênero trazem esperança de uma sociedade mais equânime.

Gostou desse post? Aproveite para compartilhar com seus amigos e, claro, com mulheres que te inspiram