Qual rede social usar para marca pessoal?

Qual rede social usar para marca pessoal?

Ainda tem dúvidas sobre quais são as melhores redes sociais para a sua marca pessoal? Nós vamos ajudar!

No nosso post vamos mostrar os principais conceitos que envolvem a marca pessoal e ainda saberá mais informações sobre as redes sociais.

Assim você conseguirá escolher a que mais combina com seu perfil e com o seu objetivo. Continue lendo e confira!

O que é uma marca pessoal?

A marca pessoal, também chamada de personal branding, é uma estratégia do marketing digital para a criação de reputação e autoridade.

Assim como o nome já sugere, é algo pessoal, ou seja, é indicada para pessoas físicas e jurídicas que desejam divulgar o seu trabalho e se tornarem conhecidas dentro da sua área de atuação.

Por isso, é comum ela ser utilizada por:

  • médicos,
  • artistas,
  • gestores,
  • CEOs,
  • empreendedores.

Através de postagens estratégicas, você consegue mostrar suas habilidades e competência, se diferenciando no mercado e tornando-se uma referência na área.

Como um bom exemplo podemos citar:

Qual rede social usar para a construção da marca pessoal?

Para fazer a construção da sua marca pessoal, é importante saber quais são as melhores redes sociais para o seu público.

Em muitos casos, as pessoas optam por ter perfis em diferentes redes sociais, fazendo a adequação do conteúdo para cada uma.

Nós sempre recomendamos que, em um primeiro momento, você invista nos canais que realmente tem relação com a sua área e o tipo de marca.

Uma marca mais informativa, por exemplo, combina muito bem com o Twitter. 

Já uma mais comercial, pode se beneficiar mais do Instagram e do LinkedIn.

A verdade é que não existe uma fórmula pronta para definir quais são as melhores redes sociais para a construção da marca pessoal. 

É preciso conhecer os principais canais, estudar sobre o seu público-alvo, ter um planejamento estratégico de quais pilares de conteúdos deseja trabalhar e investir naquele que mais combina com o seu perfil e alia todas essas características que citamos.

Cada rede social possui suas particularidades e características próprias. Confira as principais que são amplamente utilizadas por marcas pessoais:

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e oferece muita versatilidade para as publicações.

Há quem use de maneira completamente comercial, mas também há marcas que focam em conteúdos educativos.

Essa é a única rede social que exige a postagem de uma foto ou vídeo, independentemente do conteúdo textual. Isso quer dizer que não é possível fazer apenas uma publicação com texto.

O vídeo é hoje o formato que mais gera engajamento.

Ainda sobre o Instagram, segundo o Hootsuite, empresa especializada em gestão de redes sociais, 67% dos usuários têm entre 18 e 29 anos.

Ou seja, se o seu foco for clientes da terceira idade, por exemplo, o Instagram pode não ser a rede mais aconselhada.

Facebook

O Facebook também é uma das redes sociais mais utilizadas para marca pessoal.

Isso se dá pela sua alta popularidade e diversidade na opção de publicações, podendo ser vídeos, fotos ou apenas conteúdos textuais que podem se adaptar de acordo com o perfil da marca.

O uso dessa rede conta com faixas etárias mais distribuídas, ideal para pessoas que contam com uma carteira de clientes mais diversa.

Twitter

Impossível falar de redes sociais e não citar o Twitter, não é mesmo?!

O Twitter permite a postagem de vídeos, fotos e textos com limites de 280 caracteres, por isso, é mais indicado para perfis informativos.

Em relação à idade, a maioria dos seus usuários tem entre 18 e 29 anos, assim como o Instagram.

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social focada no mercado B2B e, por isso, é amplamente utilizada por empreendedores, gestores e CEOs.

Nele é possível postar vídeos, fotos e textos com conteúdos informativos, atualizações sobre o segmento ou divulgação de resultados, por exemplo.

Essa rede conta com uma grande variedade de idade e usabilidade, mas é mais voltada para compartilhamento de informações profissionais.

Por isso, o backstage do seu negócio deve ser publicado prioritariamente nas outras redes sociais.

Agora que você já sabe mais sobre as principais redes sociais utilizadas para marca pessoal, que tal começar a traçar a sua estratégia? Conte conosco para isso! Entre em contato, fale um pouco mais sobre você e vamos, juntos, escolher os melhores canais para a sua divulgação.