Redes sociais: Como analisar e otimizar as campanhas?

Analisar o desempenho nas redes sociais ficará muito mais fácil após a leitura desse artigo. Confira nossas dicas sobre otimização de campanhas!

Redes sociais: Como analisar e otimizar as campanhas?

Aprenda a analisar o desempenho nas redes sociais para melhorar  a performance da sua comunicação.

Analisar o desempenho de suas redes sociais pode ser uma proposta um pouco assustadora no início. Mas, sem um acompanhamento detalhado, não há oportunidades para melhorias.

Essa análise é ideal para você compreender o que está acontecendo com seu negócio online, como ajustar ou editar elementos necessários, e o que fazer para melhorar seu desempenho.

Separamos algumas dicas que irão te ajudar a mensurar a performance das suas redes sociais.

Então, por onde começar?

Analise cada uma de suas redes sociais

Acesse o Analytics e os Insights  de suas redes sociais e reveja como está o desempenho de suas mídias. Ao fazer essa revisão será mais fácil descobrir alguns dados importantes como:

  1. A performance do seus posts: Engajamento, quantidade total de cliques, quantas vezes seu conteúdo apareceu na mídia (número de impressões) e quantas vezes ele foi visto (alcance);
  2. Número de conversões: Quantas pessoas clicaram no seu conteúdo, se inscreveram na newsletter e viraram clientes?
  3. Melhor tipo de post: Qual formato de post (vídeo, imagem ou texto) possui um melhor desempenho em cada uma de suas redes sociais?

Identifique seu principal canal

Depois de revisar cada canal de suas redes sociais, identifique qual deles obteve um melhor desempenho. Em seguida, anote qual padrão dos dados analisados começaram a surgir.

Por exemplo, se o Instagram foi sua rede social que obteve melhor desempenho, qual conteúdo específico ganhou mais destaque? Foram os Stories? Foram dicas breves no feed? Essa é uma boa forma de identificar o interesse do seu público e analisar se suas respectivas expectativas estão sendo atendidas.

Não há uma regra de que seu negócio deve estar presente em todas as redes sociais. O que importa é estar presente onde seu público está participando ativamente.

Atente-se ao seu conteúdo

O próximo passo é verificar seu conteúdo e como ele flui entre suas redes sociais.

Por exemplo, se a sua base é o seu blog, então seus conteúdos devem ser iniciados por lá e divulgados nos outros canais de comunicação.

Faça as seguintes perguntas para não ter erro:

  1. Existe uma ordem natural de como e onde seu conteúdo deve ser replicado?
  2. Seu conteúdo está alinhado com o produto ou serviço oferecido pelo seu negócio?
  3. Você segue algum processo que guia sua audiência para o próximo passo?

Caso contrário, seu negócio terá uma grande quantidade de conteúdos que não estão alinhados ao que é esperado pela sua audiência, gerando confusão na mente do consumidor.

Revise seus objetivos de mídia social

Agora que você já analisou o conteúdo de suas redes sociais, e como divulgá-lo, deixe seus objetivos de mídia social claramente definidos. Pré-estabelecendo seus objetivos, através de um bom  plano de marketing, ficará mais fácil de identificar e alcançar as metas certas.

Comprometa-se a analisar seus dados e crie metas que suportem objetivos de alto nível.

Escute seu público nas redes sociais

Desenvolver a estratégia de escuta e ouvir o que seu público tem a dizer é uma ótima forma de ganhar confiança.

Além disso, desenvolver um relacionamento com o cliente melhora o engajamento em suas redes sociais e ajuda a identificar suas necessidades.

Para começar sua estratégia de ouvir o público, é preciso se fazer as seguintes perguntas:

  1. Quem é meu cliente?
  2. Quem estou querendo alcançar?
  3. Eles se importam com o meu conteúdo?

Desenvolver a estratégia acima não só lhe dará uma visão do seu conteúdo, mas como você deve apresentá-lo.

Aprofunde-se em análises competitivas

Para entender a motivação da sua audiência e seu mercado, é fundamental analisar o que sua concorrência está fazendo nas redes sociais.

Escolha de 3 a 4 concorrentes para começar. Verifique como eles estão presentes nas principais redes sociais, e como se comunicam e interagem com o público.

Isso lhe dará uma sólida visão do interesse do seu público e como eles se comportam nas redes.

Certifique-se de que suas métricas ainda tenham importância

Ao analisar o desempenho de suas redes sociais, certifique-se de que as métricas ainda façam sentido. O mundo social muda constantemente e, nem sempre o que fazia sentido no passado, faz sentido para suas metas no momento.

Mantenha-se focado naquilo que faça a diferença para o seu negócio.

Muitas ferramentas, como o Dashgoo, ajudam a elaborar relatórios de desempenho e dão uma visão clara daquilo que está funcionando e do que precisa ser repensado.

Mantenha seus perfis nas redes sociais e plataformas atualizados

Certifique-se de que suas redes sociais estejam atualizadas e com as informações de logo, contato e links corretos.

Essas informações auxiliam na hora do público contatar o seu negócio, aumentando as chances de conversão de leads.

Da próxima vez que você achar que as redes sociais não estão funcionando para sua empresa, siga nossas dicas! Esperamos que nosso post tenha ajudado nesta importante tarefa!

Se quiser contar pra gente como está o desempenho de suas redes sociais e seus primeiros resultados, é só falar com a Aporama nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

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