Transformação digital, marketing de dados e resiliência são chaves para sobreviver à pandemia

Transformação digital, marketing de dados e resiliência são chaves para sobreviver à pandemia

A transformação digital acelerada pela pandemia provoca intensas mudanças no comportamento das pessoas e seu modo consumo. Vivemos em um momento em que a comunicação impacta o cotidiano das pessoas, que por sua vez,  passam grande parte de seus dias confinados em suas casas. Há 1 ano, o Brasil entrava em um período de lockdown a priori temporário, mas que com o passar dos meses, mostrou-se longe de ser passageiro trazendo grandes desafios para empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos.

A mudança de rotina teve grande impacto no consumo. O uso do e-commerce disparou 75% desde o início da pandemia, os aparelhos celulares se tornaram o principal canal com o consumidor com um total de 88% dos acessos à internet  gerados pelos 122 milhões de internautas brasileiros em 2020, segundo relatório da ComScore.

Para demonstrar o ponto de vista dos agentes digitais, que atenderam ao chamado das empresas em reinventar-se diante da crise, conversamos com Ana Paula Tavares, doutoranda na área de Estratégia com ênfase em  Transformação Digital pela FGV e Diretora de Estratégia Digital da Aporama.

O maior desafio enfrentado durante a pandemia

Ana Paula diz que foi preciso reestruturar de forma ágil e estratégica o planejamento das campanhas de marketing, uma vez que as prioridades tanto das empresas como dos consumidores mudaram.

“Houve uma corrida por soluções rápidas e o uso de ferramentas e canais digitais com foco em uma comunicação mais efetiva com os colaboradores, clientes e a sociedade.” Ana recorda.

Neste ponto, a Aporama se destacou pois o uso de ferramentas digitais, além de  times remotos e multifuncionais, já eram uma realidade pré-pandemia.

Para ela, os grandes desafios de 2020 foram: manter o equilíbrio e a saúde mental em momento de lockdown e ainda atender a muitas demandas emergenciais dos clientes. Além disso, lidar com uma realidade de adaptação ao trabalho remoto junto aos clientes em um momento de incertezas e vulnerabilidades do mercado.

O maior aprendizado durante a crise

Em meio à crise, é possível encontrar oportunidades de aprendizado enriquecedores e de transformação dos negócios para se adaptar a estas mudanças.

Quando abordamos este tema com Ana Paula, ela diz que as principais palavras que vêm à cabeça ao pensar em 2020 são resiliência, compaixão e olhar humano.

“A busca pela competitividade e produtividade perdeu espaço para resiliência, visão coletiva e a busca pelo bem-estar de todos. “

Para uma empresa estar preparada para o futuro é preciso que seu líder tenha visão a longo prazo e ciência de qual impacto as ações do hoje terão no futuro. Seja através da estrutura organizacional, na formação de pessoas com acompanhamento psicológico, avaliações constantes e diálogo aberto, ou no planejamento de estratégia lean, que possibilitem à empresa se reinventar.
Características e estratégias mais importantes para garantir o sucesso do negócio

No mundo frágil, ansioso, não linear e incompreensível do antropólogo norte-americano Jamais Cascio, a única constante é a mudança. Temos muito ainda a aprender uma vez que o que funcionava a meses atrás, hoje, já não é garantia de sucesso.

Por isso, cada vez mais, é preciso focar no desenvolvimento do capital humano, envolver colaboradores, clientes e parceiros em uma jornada de crescimento de forma transparente e respeitosa com uma cultura que estimula a criatividade, risco e diversidade tão fundamentais em tempos de incertezas.

A capacidade de adaptação rápida e de tomar riscos calculados são fundamentais em qualquer cenário e quando a empresa possui uma cultura data driven,  isto é, utiliza dados para mensurar e compreender que tipos de resultados esperar e preparar-se para agir diante de cada possibilidade, tudo se torna mais factível.

Na Aporama, por exemplo, Ana Paula diz que a equipe é constantemente estimulada a trazer insights e notícias do mercado. Além de compartilhar ideias e buscar, através de ferramentas da empresa e fontes de dados confiáveis, formas eficazes de manter a melhoria constante da comunicação e marketing digital do cliente.

“A expertise e os insights que a equipe traz são uma fonte rica de aprendizado diário. Estamos sempre trocando dados, tendências e pesquisas que contribuam para a excelência das entregas aos clientes. Somos uma empresa com uma cultura colaborativa com diálogo ativo, implementando mudanças que otimizem o dia a dia, tanto da equipe como dos projetos. E isso se reflete na relação com nossos clientes e parceiros.

Muitas vezes trazemos informações e questionamentos que levam nossos clientes a refletir sobre o planejamento da empresa e a traçar novas ações que estejam mais alinhadas ao momento do negócio. Auxiliar nossos clientes de forma profunda com um olhar estratégico, é algo gratificante para nós”

A importância da transformação digital

Quando refletimos sobre  empresas que desenvolvem projetos de transformação digital para gerar valor para o negócio e para a sociedade, Ana cita cases como a Magazine Luiza, que criou um canal de venda para que os pequenos varejistas pudessem garantir o seu sustento durante o isolamento social e valorizou em 71,5% suas ações na B3. Já a marca de roupas Reserva criou um canal de atendimento online, o Now, para garantir que seus vendedores continuassem trabalhando e fez vendas online saltarem 200%. Por último, Ana lembra do GymPass, plataforma de academias que se tornou unicórnio brasileiros em 2019, e passou a oferecer serviços de saúde, bem-estar e aulas online durante a pandemia.

O que todas essas empresas têm em comum? Elas utilizaram a inovação a seu favor para se adaptarem à nova realidade.


O mercado abalou a todos os tipos de negócio, sem dúvida, mas as empresas que constroem suas equipes com foco na multidisciplinaridade e com olhar nas tendências do mercado, se destacam por estarem prontas para inovar tanto no aspecto do marketing digital/ transformação digital como em seus modelos de negócio.

O isolamento social acelerou mudanças no comportamento do mercado e dos consumidores, as oportunidades estão surgindo e o presente já é digital. Quem não se atualizar ficará para trás.

A Aporama

A Aporama Inovação Digital é uma consultoria internacional de negócios estratégicos digitais, com o objetivo de fomentar o crescimento e a inovação das empresas inseridas em um contexto de hiper conectividade e convergência digital.

Em relação ao novo posicionamento da marca, Ana Paula nos diz que, assim como o mercado, a Aporama está  em constante evolução e a nova marca representa de forma mais fiel a identidade  da empresa. Mais dinâmica, inovadora e com foco nas tendências de mercado. 

Quando perguntamos se podemos esperar mais novidades, Ana sorriu e deu alguns spoilers. 

“O que posso dizer é que estamos em processo de expansão de negócios na Europa e caminhando para um posicionamento cada vez mais estratégico e consultivo.

Nós  já temos uma parceria de longa data com a Câmara de Comércio França Brasil, na qual fui nomeada Conselheira em 2020 e recentemente, nos associamos à Câmara de Portugal. Essa aproximação com as câmaras nos despertou uma demanda por produtos voltados para Educação Corporativa com foco em conteúdos ricos e interativos, workshops, palestras e eventos na área de transformação digital.“

Ficaremos na expectativa das novidades que estão por vir e acompanhando de perto as tendências do marketing digital e as novas oportunidades do mercado.